ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uruguai investe em novas tecnologias na produção leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/10/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Na quarta-feira passada (10), foi inaugurado na cidade de Paysandú um novo projeto de última geração na Rede Setorial Tecnológica (RTS) por meio de um investimento de cerca de US$ 700 mil que aposta em uma cadeia leiteira de futuro no Uruguai. Com grande participação do público, a RTS inaugurou sua plataforma de pesquisa na unidade de laticínios da Estação Experimental Mário A. Cassinoni, da Faculdade de Agronomia.

A Rede Setorial de Inovação cumpre o objetivo de fornecer respostas sólidas, baseadas em informações científicas geradas nos sistemas de produção e estações experimentais, trabalhando em conjunto com profissionais, produtores e instituições públicas e privadas envolvidas na rede. A proposta implica em uma interação associativa de atores do setor para realizar conjuntamente funções em pesquisa, desenvolvimento e comunicação.

Este projeto, além de ser um importante investimento econômico público/privado do país, constitui um esforço humano que se comunica com valores muito típicos do setor leiteiro: intenso trabalho, solidariedade, generosidade, trocas, questionamentos, debates, acordos, entre outros. 


Inauguração do projeto para a RTS

Por que uma RTS?

A RTS é um acordo entre UdelaR, Conaprole, INALE, CRI, INIA, LATU e ANII para fortalecer a pesquisa, a inovação, o desenvolvimento e a formação de capital humano em na cadeia láctea uruguaia. O acordo inicial baseou-se em um projeto chamado "Sistemas de produção de leite competitivos, simples e sustentáveis: o desafio da leiteria uruguaia" (outubro de 2015 a setembro de 2019).

O processo de intensificação da produção de laticínios uruguaia nos últimos 10 anos resultou em sistemas leiteiros com maiores níveis de produtividade, com aumento de carga animal e produção individual, melhores resultados econômicos, custos mais altos, maiores exigências de investimento, níveis aumento da complexidade (maior demanda de capital humano) e maior pressão sobre os recursos naturais. Além disso, os sistemas que estão na fronteira produtiva não têm respostas claras do ponto de vista tecnológico.

A Rede Setorial de Inovação está em conformidade com o objetivo de fornecer respostas sólidas, baseadas em informações científicas provenientes de informações nacionais e regionais, dos sistemas de produção e das estações experimentais, trabalhando em conjunto com os profissionais que oferecem serviços em nível comercial, os produtores que controlam suas fazendas leiteiras e as instituições públicas e privadas envolvidas na RTS. A proposta implica uma mudança metodológica de interação associativa de atores do setor para realizar funções em pesquisa e extensão em conjunto.

Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Escala Comercial na EEMAC

Exemplo > para estimar o impacto do ambiente, construiu-se um estábulo para o grupo controle que será usado para visualizar diferentes estratégias de manejo que estão sendo realizadas no país e outras alternativas tecnológicas de baixo custo.

Os cochos estão disponíveis com sensores que permitem determinar o consumo individual das 64 vacas. Uma nova fazenda leiteira com equipamentos de ordenha de última geração foi construída com registro automático dos eventos mais importantes e que estão associados ao processo. Essas pesquisas são importantes porque contribuem para que o país responda aos desafios de crescimento e competitividade no setor lácteo. 

 As informações são do Tardáguila Agromercados, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures