ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uruguai: preocupação cresce com o número de produtores de leite reduzindo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2021

5 MIN DE LEITURA

0
2

Se o que o Uruguai precisa é de mais leite, é imprescindível deter o fechamento de fazendas leiteiras e impedir a migração de jovens para as cidades, além de promover políticas de Estado de acesso a mercados, capitais, acesso à terra para os jovens e treinamento contínuo em excelentes práticas.

“Os laticínios uruguaios se destacam no mundo e no mercado interno pela qualidade. Do leite a qualquer uma das elaborações feitas a partir dele, seja para consumo interno ou para exportação, todos alcançam um grau de destaque que nos posiciona e prestigia no mundo. Além disso, a produção de leite é uma atividade estratégica que introduz tecnologia no meio rural, mantém as famílias no campo evitando a migração para a cidade e é uma excelente ferramenta no combate à pobreza rural. A grande maioria das fazendas leiteiras em nosso país é familiar, então um dos grandes desafios é manter os jovens no setor, mas para isso é preciso criar as condições adequadas”, disse o secretário executivo da Câmara da Indústria do Leite do Uruguai (CILU), Ariel Londinsky.

A Conaprole adquire mais de 70% do leite produzido no Uruguai, os 30% restantes são distribuídos em mais de 40 empresas de diversos portes, em geral, médias e pequenas, e a solução não é disputar remetentes entre as empresas, mas desenvolver Políticas de Estado que evitem o fechamento das fazendas leiteiras e ajudem a mudança geracional para alcançar uma maior produção. Este é um setor que "sempre se sente desafiado por diversas situações" e "manter o ritmo e o crescimento da produção é um dos temas permanentes", disse.

Ele explicou que “um dos maiores desafios do setor lácteo é motivar o produtor e, principalmente, colocar todos os esforços para não perder mais produtores, e não é só uma questão de preços. Além do leite produzido poder crescer, o número de produtores está diminuindo, e isso é um desafio crítico e estratégico para o país ”.

Para entender o que está acontecendo, Londinsky disse que “a rentabilidade deve ser analisada, o que obviamente é importante”, mas “há outros fatores que devem ser analisados, como a “motivação”, principalmente em relação aos “jovens porque se não dermos eles têm boas condições de estudo, acesso à internet, boa mobilidade, acesso a tudo o que precisam o lógico é que vão acabar saindo da produção e assim que tomarem essa decisão não vão voltar”. Para algo “a idade média dos produtores de leite no Uruguai é alta, mais de 50 anos, não muda e a tendência é que haja cada vez menos produtores”.

Isso leva à “disponibilidade de leite para toda a indústria, independentemente do tamanho. Se o número e a variedade de produtores forem reduzidos, o leque de possibilidades para aumentar a produção é reduzido. Estamos diante de uma questão crítica para os próximos 5 ou 10 anos de país”, enfatizou.

Então, se quisermos ter mais leite para chegar e atender a demanda de todas as indústrias instaladas no país, “a primeira coisa é evitar a perda de produtores, porque isso nos leva a perder a produção de leite”.

“A segunda é como fazer os produtores crescerem na produção”. Para responder a isso, é preciso entender que “a produção de leite é um negócio de margem, o produtor tem que ver quanto lhe paga pelo leite, mas também quanto custa para produzi-lo, e essa margem é o que dará lucro. Às vezes, o preço do leite está em um ponto aceitável, mas os custos são muito altos e a margem é muito limitada. Embora seja uma questão de múltiplos focos, uma parte importante da solução é baixar custos para motivar uma maior produção, pois se a margem que cada litro me deixa for maior, fica mais fácil investir para produzir mais volume e crescer. Se os custos forem altos, será difícil chegar a esses investimentos”.

“Como setor de exportação, somos tomadores de preço, então o valor internacional do leite é rapidamente transmitido para dentro, portanto, possivelmente, possamos gerenciar melhor o outro lado da moeda, ou seja, os custos.”

Em relação a como aumentar o número de produtores, Londinsky apontou a necessidade de gerar “uma política de Estado” que aponte esse objetivo com uma perspectiva de médio e longo prazo. “É fundamental que haja um trabalho de aproximação, de busca de novos produtores, principalmente motivando os jovens que ainda estão nas fazendas leiteiras a ficarem e poderem empreender, e nessa tarefa há vários pontos a se considerar como acesso a capital, acesso à terra, treinamento ”, entre outros.

A produção primária de leite do Uruguai, assim como os produtos processados que saem das fábricas “têm uma qualidade superior”, o que é essencial para um país como o nosso que, “como os demais itens, deve buscar uma qualidade de excelência”.

“Nossas indústrias atendem aos mais altos padrões mundiais, o sistema de atendimento às melhores práticas da indústria de laticínios é de primeira classe e isso fica claro para nós porque um erro que cometemos no mundo é conhecido imediatamente”.

No entanto, embora “toda a indústria de laticínios controle e cumpra os padrões exigidos”, ele alertou para dois problemas que são particularmente preocupantes pela falta de controle: o contrabando e a informalidade.

Sobre o primeiro, disse que “ocorre principalmente na fronteira seca com o Brasil” contornando os controles sobre a produção desses produtos; e a segunda refere-se à comercialização de leite e produtos industrializados que “não passam pelos canais formais”.

“É uma preocupação muito grande, estamos falando de requeijão, alguns queijos, manteiga e doces de leite”, frisou.

Esclareceu ainda que a produção de queijos artesanais, que em muitos casos é de muito boa qualidade e se processa de acordo com as exigências sanitárias e produtivas, não se confunde com a informal. A informalidade carece de todo controle, enquanto o queijeiro artesanal formal atende aos requisitos necessários, porém não há menos que uma quantidade de litros de leite que se move na informalidade.

A situação regional

O representante do CILU disse que existem realidades “muito diversas” na região, com “a Argentina estagnada na produção como o Chile, enquanto o Brasil tem crescido muito”.

Cada país tem suas peculiaridades com diferentes sistemas de produção que não permitem comparações diretas. O que é um fenômeno regional e global é a perda de produtores, mas “não só para o setor lácteo, mas para toda a produção rural. É uma tendência mundial”, garantiu.

A vantagem do Uruguai é que, por ser um país pequeno, pode aplicar políticas públicas e alcançar resultados rapidamente.

Para produzir mais leite, “novas unidades produtivas devem ser formadas e os jovens são estimulados a fazê-lo” de tal forma que “quando há novos investimentos no setor a produção também é estimulada, não basta colocar as máquinas, é preciso gerar a bacia e os mecanismos de adesão de novos produtores, é isso que nos fará crescer”, e que devem ser “diferentes atores: o Instituto de Colonização, as associações, o setor educacional (Universidade, Utec, UTU ), entre outros.”

As informações são do Portal Lechero, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures