ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Time da Esalq/USP e IF São Paulo vence Vachaton da Embrapa Gado de Leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/11/2019

5 MIN DE LEITURA

0
2

Após uma semana acampados na sede da Embrapa Gado de Leite, cerca de 100 estudantes apresentaram, na última sexta-feira (1º), as soluções digitais para problemas da pecuária de leite no Brasil. Os estudantes (curso técnico, graduação e pós-graduação), participaram do Vacathon, uma maratona de programação idealizada pela Embrapa que envolveu 25 instituições de ensino de vários estados brasileiros.


Equipe vencedora - Esalq/USP e IF São Paulo (Piracicaba-SP)

Cinco primeiros colocados:

- Esalq/USP e IF São Paulo (Piracicaba-SP), que a apresentou a solução Milcup – 1º Colocado;

- IF Sudeste campus Juiz de Fora (MG), que a apresentou a solução Eletromilk – 2º Colocado;

- UEG (Goiânia-GO), que a apresentou a solução Nutrimilk – 3º Colocado;

- PUC Minas - Belo Horizonte (MG), que a apresentou a solução Muu Bank – 4º Colocado;

- UFSM (Santa Maria-RS), que a apresentou a solução Zeitt – 5º Colocado.

Esta é a terceira edição do Vacathon. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, os trabalhos dos estudantes têm ficado cada mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional. As propostas versam sobre seleção de mão de obra, nutrição animal, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos etc. (Veja abaixo as equipes e soluções em ordem alfabética).

No período em que as equipes ficaram desenvolvendo os projetos, os estudantes receberam a mentoria de pesquisadores da Embrapa e representantes das empresas parceiras. Além disso, participaram de dois bootcamps (campo de treinamento): o primeiro, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, onde conheceram diferentes sistemas de produção e aspectos de uma fazenda leiteira. Depois visitaram um laticínio (Instituto de Laticínios Cândido Tostes).

O Vacathon faz parte do Ideas for Milk, evento criado pela Embrapa Gado de Leite com a proposta de fomentar um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo. O objetivo é que os estudantes tenham contato com a atividade rural e criem startups voltadas para os problemas da produção leiteira. Segundo o chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, “as startups voltadas para o agronegócio (agtechs) chamam atenção de investidores, pois esse é um mercado de baixa concorrência, que gera muita riqueza”.

Soluções apresentadas durante o Vacathon

- Cefet (Leopoldina-MG) - Leitech - Solução destinada ao produtor e ao laticínio para automatizar a determinação de volume e temperatura durante coleta do leite, proporcionando mais precisão e confiabilidade dos dados.

- CES-JF (Juiz de Fora-MG) - Brisa - Trata-se de um sistema de resfriamento para que a vaca atinja a temperatura certa para ordenha. Também auxilia na economia de água, pois aprimora o uso de água e ventilação.

- Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes e IF Juiz de Fora (MG) - UaiPiquete - Sistema que dimensiona e calcula o quanto cada piquete vai fornecer pra cada animal e por quanto tempo, reduzindo o custo da alimentação no cocho.

- Esalq/USP e IF São Paulo (Piracicaba-SP) - Milcup - Caneca com sensores eletrônicos que faz análise de mastite na propriedade em tempo real. Em conjunto é fornecido aplicativo com todos os dados ao longo do tempo para manejo assertivo.

- IF Sudeste campus Juiz de Fora (MG) - Eletromilk - Sistema de eficiência energética. Otimiza a enganharia de processos das propriedades para fins de economia de energia elétrica, sustentabilidade e maior qualidade do leite.

- IF Sudeste campus Rio Pomba (MG) - Pra+ - Plataforma integrada que ajuda no processo da escolha da cultivar adequada do produtor com tomadas de decisões precisas.

- IF Sul de Minas (Muzambinho-MG) - Cow Service - Aplicativo que conecta produtores rurais aos diversos profissionais do agro para solucionar problemas nas propriedades. O aplicativo utiliza inteligência artificial para facilitar seu uso.

- Parque Tecnológico de Chapecó (Unochapecó, UFFS, UCEFF e Senai/SC) - Legado do Queijo - Portal de e-commerce que poderá conectar os vendedores de queijo artesanal aos produtores de todo país.

- PUC Minas campus Belo Horizonte (MG) - Projeto Muu Bank: Primeiro banco digital da cadeia do leite. Utiliza uma criptomoeda, a bitmuu, que equivale ao valor real de um litro de leite. O produtor poderá antecipar seus recebíveis e ganhar em bitmuu.

- PUC Minas campus Betim (MG) - UaiX - Marketplace inteligente que permite aos produtores de queijos expor seus produtos para venda. Por meio desse aplicativo, o consumidor pode comprar o queijo e conhecer informações sobre o produtor.

- UEG (Goiânia-GO) - Nutrimilk - Aplicativo que otimiza o uso de concentrado em rebanhos de pequenas e médias propriedades, a fim de reduzir custos e aumentar a margem de lucro.

- UFERSA (Mossoró-RN) - Cownecta: Rede social que integra pesquisadores, produtores e indústrias. Promove troca de informações de maneira setorizada e organizada.

- UFES (Alegre-ES) - Geocompost: App que reúne pecuaristas interessados em trocar informações sobre o composto de barn.

- UFJF (Juiz de Fora-MG) - Nutrilac: App com informações básicas para melhorar a nutrição do rebanho e oferecer bem-estar aos animais.

- UFLA (Lavras-MG) - Cownect - Aplicativo que conecta produtores aos profissionais da área rural, facilitando a contratação. Ainda oferece indicadores de desempenho dos funcionários e, para aprimoramento destes profissionais, disponibiliza um banco de protocolos, que padroniza as atividades na fazenda.

- UFMG (Belo Horizonte-MG) - Deleite - Aplicativo para monitoramento sanitário e de rotina do rebanho. É voltado para pequenos e médios produtores.

- UFRJ (Rio de Janeiro-RJ) - Mammatus - Plataforma em nuvem que conecta produtores e laticínios. Transforma dados conforme demanda da cadeia e diminui os riscos das operações.

- UFRPE (Recife-PE) - Pastejo Inteligente - Aplicativo que, por meio de informações via satélite e enviadas pelos produtores, otimiza o manejo do pasto, podendo reduzir os custos em até 30%.

- UFSM (Santa Maria-RS) - Zeitt: Dispositivo portátil que faz análise da qualidade do leite na propriedade.

- UFV (Viçosa-MG) - Nutri Solver: Protótipo automatizado que verifica os tamanhos de partícula da dieta do rebanho (granulometria) para melhoria da qualidade nutricional.

Instituições parceiras

O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.

Imagens do evento

O registro fotográfico de todos os dias do Vacathon, incluindo fotos dos times vencedores, está disponível no Flickr.

As informações são da Embrapa Gado de Leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures