ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Revista Canção Nova: entidades têm direito de resposta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2010

1 MIN DE LEITURA

14
0
Nas edições de maio e junho da revista Canção Nova, a Dra. Gisela Savioli, nutricionista clínica, publicou uma matéria intitulada "Sabia que leite de vaca é para bezerro?", na qual relatou os supostos malefícios que o leite causa à saúde humana. O artigo, dentre outros, apresentou dados de que 75% da população adulta mundial é intolerante à lactose; de que o leite possui 25 frações protéicas alergênicas; e que o consumo de leite de vaca esta relacionado ao câncer de mama e de próstata, além de outras doenças.

Em um esforço conjunto da Láctea Brasil e Leite Brasil foi publicado na edição de julho da mesma revista a resposta ao artigo da Dra. Gisela Savioli. Com o título "Sabia que leite de vaca é para todas idades?" e sob o subtítulo de "O ministério da saúde recomenda o consumo diária de 3 porções de leite e derivados", a matéria assinada por Jorge Rubez (presidente da Leite Brasil) e Rodrigo Sant´Anna Alvim (presidente da Láctea Brasil) apresentou os diversos benefícios do leite.

Leia a seguir, na íntegra, a matéria em duas partes da Dra. Savioli e a resposta das entidades Láctea Brasil e Leite Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

Equipe MilkPoint, com informações da Leite Brasil e Láctea Brasil.


Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO ERTHAL PIRES

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/08/2010

Prezados amigos Nas próximas décadas a espécie humana vai sofrer muito com doenças autoimunes, pela não exposição dos sistemas imunológicos aos desafios, e a não formação de "suas próprias vacinas". Esta doutora faltou as aulas taxologia. Estas coisas são muito perigosas, a governadora Rosinha Mateus, queria banir do ensino do meu estado aTeoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, teoria esta que o próprio Vaticano, por análise cientifíca, (contra evidências não existem argumentos) aceitou depois de muito relutar. Com muita pena de uma pessoa que estudo, ter que usar de meios escusos para viver, um diploma universitário deveria dar "juízo" e responsabilidade, pelo menos respeitar os outros; mas também, isto é para quem tem caráter. um abraço aos consumidores de leite marcelo
LUCAS ANTONIO DO AMARAL SPADANO

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/08/2010

Este assunto, no meu entendimento, por si só, já está esgotado. A continuidade dele só faria sentido se a "dra." se dispusesse a participar do debate, apresentando seus dados "científicos" que embasaram sua matéria, como a mesma quedou-se em silêncio, provavelmente por não poder provar o que disse em sua reportagem ou matéria. Realmente, estamos dando muita importância ao nada. Alimentos alternativos não ajudam à saúde de ninguém, a proteína animal é insubstituível. O negócio é incentivar todo mundo a beber leite, já temos leite sem lactose, muito bom. bebamos muiiito leite. é bom demais!
Abraços gerais.
EDUARDO REZENDE QUEIROZ

PALMAS - TOCANTINS

EM 30/07/2010

Caros colegas,

Percebo muita magoa e ressentimentos nos diseres dos leitores, todavia há momento oportuno para estimular o consumo de leite e derivados, dando enfase ao valor nutritivo dos mesmos.
Tão sabido que há pessoas intolerantes a lactose e alérgicas as proteinas do leite, porem sao casos especi­ficos que devem ser orientados por medicos. O que devemos estimular vao a obtençao higienica do leite para que o mesmo seja livre de substancia fisico-quimica e microbiologica nocivas ao homem.
A Comunidade Cançao Nova honesta e integra e tem a meta de restaurar os coraçoees feridos e reconcilia-los, nao obstante a Nutricionista Gisele relatou informaçoes sobre o leite com pessoalidade.
Sugere-se a leitura deste trecho da Sagrada Escritura, Mt 15,11.18-20.

Abraço fraterno lacteo!
Bebamos leite, consumamos os derivados e conquistemo a terra que transborda leite e mel. Esta terra o meu e o seu coraçao. Que Deus nos abençoe com o dom da reconciliaçao.
Eduardo Rezende Queiroz. Leiamos tambem Col 3,5-17
CLAUDINEI DOMBROSKI

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/07/2010

Alias que revista e esta?, estão dando muito importância para nada.
RAMON BENICIO LIMA DA SILVA

NITERÓI - RIO DE JANEIRO

EM 05/07/2010

Prezados amigos,

Independente de qualquer questão filosófica, religiosa, científica, pessoal ou conceitual a verdade é que a Dra. Gisela Savioli perdeu uma grande chance de ficar de boca fechada. Os trabalhos científicos aos quais ela se refere são meramente estatísticos, isso é muito comum no ramo médico pega-se uma série de prontuários de atendimento realizados e estuda-se uma determinada particularidade daqueles atendimentos. Neste caso com certeza os prontuários utilizados foram de pacientes que relataram indisposição gastrointestinal após a ingestão de leite. Faz-se um estudo de estatística básica e pronto dana-se a falar mal do leite. Talvez a Dra. Gisela Savioli prefira que as crianças bebam refrigerantes e leite de soja, que virou vaca e passou a dar leite.

Um grande abraço
Ramon Benicio
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/07/2010

Mesmo se quisessem (provavelmente gostariam muito, vide cachorro e gato), como é que outros mamiferos além do humano poderiam tomar leite depois de adultos? Comprariam na loja?
LUCAS ANTONIO DO AMARAL SPADANO

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/07/2010

O artigo em questão é assinado pela nutricionista Gisela Savioli que se auto intitula Doutora, ora, ela não publica doutora onde? Este País está cheio de doutores, todo mundo é doutor, não estou denegrindo a imagem da profissão da Gisela, uma vez que a importância do curso e a formação de seus profissionais é interessante para hospitais( obrigatório ) restaurantes etc. mas se a referida estiver lendo o que aqui está escrito, que divulgue de onde lea tirou os dados que foram publicados, de qual pesquisa? de que país? quantos sujeitos de pesquisa foram envolvidos na mesma? quantos pessoas se apresentaram aos pesquisadores para que se pudesse concluir pelo absurdo publicado. A CONEP- COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA, órgão do MS, autorizou tal pesquisa, que envolve notadamente seres humanos? Sem tal autorização tal pesquisa nunca existiu, pois é o único órgão que pode autorizar pesquisas de qualquer tipo envolvendo seres humanos. Os dados apresentados se não provados pela nutricionista são no mínimo levianos. Ao escrever sobre IGF-1 e falar no hormonio de cescimento, pesquisado desde 1920, há mais de 40 anos que esta definição ficou restrita, além do que a IGF-1 humana e bovina são identicas e a concentração no leite materno são muito superiores. Não demora e vai ser recomendado que as mães não amamentem seus filhos. Tenho a bibliografia ( + de 60 pesquisadores do mundo todo). Misturar religião com alimentação é alguma coisa próxima de radicalismo, agora escrever em uma revista religiosa artigos sem fundamento científico parece outra coisa, será que esta senhora sabe o que é uma vaca, será que já viu alguma ao vivo, será que ela já viu os cuidados que se tem com o leite hoje em dia? João marcos está certo, a evangelização deveria ser a principal preocupação do periódico. Gn18.8,Ex3.8 (Deus fala a Moisés citado acima) Jz4.19 e em várias outras passagens da Bíblia se fala em consumir leite. O consumo de leite é autorizado e ordenado por DEUS e não há de ser um ser humano, menor que um micron de um grão de areia perante Deus, que pode afirmar o contrário, mesmo distorcendo a palavra biblica. A publicação é absurda e inconsequente. Não a aceito e não concordo com a mesma. BEBAMOS LEITE, MUIIIITO é bebida sagrada, é alimento é essencial à vida como o foi lá atrás e continuará sendo, independentemente de qualquer besteirol escrito.
COOPERIDEAL - COOPERATIVA PARA A INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE LEITEIRA

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/07/2010

Eis a opinião do Dr. Drauzio Varella sobre o consumo de leite.


https://www.youtube.com/watch?v=ykCs1A_rLbY


Bem diferente das asneiras ditas pela moça aí de cima.
GERALDO CARLOS DA SILVA

ÁGUAS FORMOSAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 01/07/2010

Absurdo, tal reportagem.
Não se pode dar voz a pessoas que queiram inibir consumo de lácteos, num país que se consome muito menos do que recomenda a OMS.
Conheço alguns trabalhos importantes desempenhados pela Rede Canção Nova, mas reportagens como essa, precisam passar pelo crivo dos seus editores para não causar distorções.
Doutora Savioli, quando DEUS enviou Moisés para libertar o seu povo da escravidão no Egito, ELE prometeu a esse povo uma terra abençoada que corria "LEITE e MEL". DEUS já sabia dos benefícios desses alimentos.
ELE nos autorizou a dividir o leite com os bezerros.
THOMAZ JASSO NETO

ARARAQUARA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/07/2010

Sou produtor de cana-de-açúcar, portanto, grande poluidor do meio ambiente,
Sou produtor de amendoim, portanto, produtor da famigerada aflatoxina.
Agora estou iniciando na produção de leite, portanto, produtor de alergias e diversos tipos de câncer.
Acredito que amanhã serei preso por alimentar um pedaço do Brasil.
PEDRO HENRIQUE L. DE AMORIM

PIRES DO RIO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/07/2010

Simplesmente ridículo esses dois artigos denegrindo a imagem do leite e seus derivados, com fatos que chegam a ser completamente absurdos. Ainda bem que existem orgãos e entidades dispostas a defender a imagem do leite, enquanto nos EUA por exemplo tem a camapanha Got Milk?, para incentivar o consumo de leite no Brasil, temos pessoas dispostas a simplesmente prejudicar um setor que vive a duras penas no Brasil. Quando o certo seria termos campanhas para incentivar e melhorar o consumo de leite no país, contamos apenas com as associações e entidades do setor para ajudar, porque o governo simplesmente ignora esse setor.
JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 01/07/2010

Mais um absurdo. Não sei o porquê de uma revista voltada para a religião se meter em publicar matéria dita orientativa.
Deveria mais se preocupar em evangelizar.
LUCAS ANTONIO DO AMARAL SPADANO

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/06/2010

o Brasil tem constitucionalmente a determinação de país laico, em que a liberdade religiosa é respeitada seja lá qual for a crença do cidadão. Mas, as profissões no Brasil são reguladas pelo seus respectivos conselhos, que deveriam tomar providências sobre coisas publicadas em "n" revistinhas que se intitulam orientadoras da saúde, mas cujos artigos não possuem fundamentação científica.
Basta se ir até uma banca de revistas e constatar-se-á o fato, com ressalvas a publicações sérias, uma vez que as mesmas existem. Virou mania brasileira criticar alimentação proveniente de animais, estamos construindo gerações de doentes, tendo em vista que a proteína animal é, para o ser humano, insubstituível. Mulheres do Brasil, NÃO SE ALIMENTEM DE LEITE E SEUS DERIVADOS, a conta lhes será apresentada quando chegar o climatério e posteriormente a menopausa. Ou estou errado ou é consenso médico de que o consumo de produtos lácteos previne osteoporose e outras doenças? Sabemos que percentualmente falando,em relação à nossa população, são insignificantes os casos de alergia à lactose, ao leite em si, menos ainda. Existem produtos lácteos especiais para esta ínfima parte da população. O progama leite pela vida, distribui leite em quase todos os municípios, aqui na minha região ninguém sofre de problemas de consumo de leite, eu particularmente, bebo do leite que produzo mais até do que recomenda o MS. mas conheço muita gente que por não consumir leite e seus derivados, carne de boi, de porco etc, adquiriram várias doenças. Não sou médico, mas de família de médicos, meu avô era diabético e tomava leite integral todos os dias, faleceu aos 94 anos. meu pai é médico e ele e minha mãe não abrem maõ do leite e seus derivados, meu pai tem 90 anos e minha mãe 86, ambos lúcidos e com ótima saúde. Muito interessante é a receita publicada junto ao artigo em questão, grávidas podem ingerir gengibre? e linhaça pode ficar de molho e ser tilizada no dia seguinte e a acidificação da linhaça? Não quero criar polêmica. mas bebo sim, MUITO LEITE e todo mundo deveria beber.
MARCOS FERNANDES QUEIROZ

CACHOEIRA PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/06/2010

Era só o que faltava. Além de se "financiar" através do que eles dizem ser "evangelização", agora deram para divulgar máterias de cunho sensacionalista. Porque essa Instituição Financeira/Religiosa também não divulga que com o dinheiro que ela arrecada, parte é investida em fazendas com gado de corte à pasto e confinamento, criação/recria e engorda de ovinos e também uma fazenda arrendada com gado de leite. Qual seria o principal motivo econômico que levaria à essa decisão?????????

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures