ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Reino Unido quer padronizar relatórios de emissões de gases de efeito estufa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 05/04/2023

O UK Dairy Roadmap espera impulsionar a sustentabilidade do setor, removendo a variação desnecessária entre as diferentes calculadoras de pegada de carbono usadas pelos produtores britânicos.

O UK Dairy Roadmap é um órgão intersetorial projetado para reunir as partes interessadas de toda a cadeia de suprimentos de lácteos do Reino Unido, a fim de estabelecer metas e reforçar as credenciais de sustentabilidade do setor. Conseguir que os produtores de leite do Reino Unido assumam a pegada de carbono tem sido uma das principais ambições da organização, que busca estabelecer indicadores e metas em nível de fazenda baseados em dados e melhorar a transparência.

Em outubro de 2022, o presidente da Dairy UK e MD da Arla Foods UK, Ash Amirahmadi, disse que "existe uma ligação clara entre a pegada de carbono e a eficiência da produção". Mas as variações nos dados gerados por diferentes ferramentas de cálculo de carbono têm sido um fator para desencorajar os produtores de realizar benchmarking.

É por isso que o Carbon Footprint Working Group do órgão tem colaborado com fornecedores para desenvolver métodos padrão para calcular as emissões. Farm Carbon Toolkit, Alltech E-CO2, Trinity AgTech, Intellync, Agrecalc, Cool Farm Tool, Promar e Map of Ag contribuíram para a iniciativa.

O grupo de trabalho, que revisou as atuais calculadoras de carbono disponíveis para os produtores, também planeja investigar o cálculo do sequestro de carbono e seu valor para o setor.

“Estamos trabalhando com todas as ferramentas usadas atualmente pelo setor de lácteos do Reino Unido (oito fornecedores)”, disse um porta-voz da Dairy UK. “Os fornecedores de ferramentas estão se envolvendo de forma muito positiva com o grupo de trabalho e há um claro benefício para todos os envolvidos. Colaborando em um espaço pré-competitivo, com envolvimento da indústria e compartilhamento de conhecimento por meio do UK Dairy Roadmap, estamos envolvendo todo o setor nesse processo”.

Questionado sobre quais aspectos do relatório o grupo está procurando padronizar, o porta-voz disse: “Uma das principais diferenças entre as ferramentas é a maneira como coletam dados de inventário de animais. Por exemplo, os rebanhos jovens são divididos em faixas etárias de 12 meses, 6 meses ou 3 meses. O grupo de trabalho está procurando melhorar a coleta automatizada de dados, para que seja padronizado em todo o setor.”

“Essas diferenças significam que os dados são atualmente úteis para comparar o progresso ano a ano em uma fazenda quando a mesma ferramenta e metodologia para coleta de dados são usadas, mas os dados de diferentes ferramentas não podem ser combinados para gerar uma média significativa da indústria ou fornecer benchmarking. Esta é uma das principais questões que o grupo de trabalho está tentando corrigir.”

Há também uma diferença no nível de apoio fornecido aos produtores ao alocar recursos entre as empresas, de modo que o grupo de trabalho se uniu aos fornecedores de ferramentas para gerar apoio consistente aos produtores usando a metodologia desenvolvida pela Federação Internacional de Laticínios.
 

Modelos de relatórios padronizados

Além de colaborar com o setor de pegada de carbono para remover fontes de variação, como diferenças nos cálculos de inventário de animais e fatores de emissão, o grupo de trabalho concordou com os fornecedores para compartilhar as principais métricas na forma de modelos de relatórios padronizados.

“O grupo de trabalho concordou com os fornecedores de ferramentas para gerar uma tabela padrão no início de seus relatórios para compartilhar métricas importantes para a indústria, que inclui a intensidade das emissões para o leite e um detalhamento de onde as emissões estão ocorrendo na fazenda”, disse o porta-voz. “Esses modelos de relatórios padronizados facilitarão a passagem de informações relevantes pelas cadeias de suprimentos e combinarão resultados de diferentes fornecedores de ferramentas para fornecer uma visão geral”.

Na sequência desta iniciativa, a Dairy UK pretende ser capaz de gerar uma estimativa da pegada de carbono em todo o Reino Unido no verão.

Além de padronizar os parâmetros de relatórios para aumentar a confiança nos dados que os produtores podem gerar, o grupo de trabalho disse que “não tem intenção de limitar a escolha da ferramenta a ser usada ou exigir um nível definido de suporte fornecido aos produtores após gerar uma pegada de carbono”.

David Cotton, presidente do grupo de trabalho, comentou: “Enquanto muitos produtores de leite estão avançando com a pegada de carbono na fazenda, outros relutam em fazê-lo, devido à inconsistência dos relatórios finais. Queremos mudar isso para que possamos confiar nos dados e definir metas ambiciosas para o Dairy Roadmap. Todo o trabalho até agora mostra que as fazendas com baixo impacto ambiental são geralmente mais lucrativas; ter boas informações e benchmarking em todo o setor ajudará a reduzir ainda mais o uso de carbono e melhorar a lucratividade na agricultura".

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures