ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: evento busca soluções digitais voltadas para o gado de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

A 4ª edição do Hackathon Inova Agro, que integra a programação da Expoingá 2023 (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá) foi aberta na última quarta-feira, 3 de maio, no Sebrae de Maringá. Serão três dias de evento e a final, com a apresentação dos projetos e a entrega da premiação ocorrerá no dia 5, no próprio Parque Internacional de Exposições de Maringá. Os três primeiros colocados serão premiados com R$ 6 mil e ainda receberão um camarote individual. 

A edição deste ano conta com 170 inscritos, registrando o maior número de participantes da maratona de tecnologia, e busca soluções digitais voltadas para o "Gado de Leite: dos Insumos até o Produto Lácteo final".  Programadores, desenvolvedores, hacker, gestores, pecuaristas, inventores e entusiastas do assunto participam da maratona, que tem por objetivo fomentar a pesquisa, a inovação e a criatividade no agro. 

Além do incentivo financeiro, o evento é uma oportunidade para aqueles que possuem habilidades técnicas e conhecimentos em programação, desenvolvimento de software e aplicativos de contribuírem para o desenvolvimento do agronegócio, além de participarem de um grande desafio tecnológico e de aprenderem mais sobre produtividade com desempenho e sustentabilidade. 

“No primeiro dia, sete mentores apresentaram problemas do setor e, a partir de então, os participantes devem propor soluções. Seguindo a programação, nesta quinta, terão mentorias de negócios para tirar o plano do papel. Contamos, inclusive, com uma equipe da medicina veterinária da UniCesumar que irão auxiliar nos projetos”, explica Cezar Augusto Fornazaro, diretor da SRM Jovem.

Para o diretor, é um grande desafio, mas que sempre gera grandes ideias. “Não é simples criar um negócio em três dias, mas é possível propor algo bem formatado, com um plano bem definido para podermos levar para frente. A proposta é essa: grandes ideias que tragam melhorias para o mercado”, destaca Fornazaro. Hallison Bracalhão, estudante do penúltimo ano de Engenharia de Software e profissional de tecnologia da informação, é um dos participantes e está empolgado com a maratona.

“Pesquisei sobre as principais problemáticas da produção de leite e deu para entender algumas dificuldades desse setor. Uma das ‘dores’ dos produtores é a falta de monitoramento. Voltado para esse cenário, faremos um projeto para monitorar o rebanho e a qualidade do leite. Agora é o momento de desenvolver e arquitetar o sistema”, comenta o participante.

No terceiro dia, no parque de exposição, os projetos serão apresentados e julgados por uma banca julgadora multidisciplinar. “Queremos estimular o empreendedorismo e agregar mais valor a economia. E mesmo aqueles que não alcançarem as primeiras posições, poderão estruturar seus projetos e levar suas ideias adiante. É um aprendizado e em uma grande oportunidade”, conclui Wendell Gussoni, gerente regional do Sebrae Paraná.

A competição realizada pela Sociedade Rural de Maringá e pelo Sebrae conta com apoio institucional da SRM Jovem, Software by Maringá, SicrediDexis, UniCesumar, UniCV e UEM. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures