O 14º Fórum MilkPoint Mercado está sendo realizado hoje (22/03), em Campinas-SP, com o tema central: Competitividade da Cadeia Láctea Brasileira.
O evento reúne empresas e agentes do setor para discutir as principais questões relacionadas ao mercado de lácteos no Brasil. Com palestras, painéis e debates, o fórum busca trazer novas perspectivas e soluções para os desafios enfrentados pelos diferentes elos da cadeia produtiva do leite.
O primeiro bloco do evento discutiu os cenários do mercado para 2023, analisando as perspectivas para economia, mercado brasileiro de lácteos e mercado internacional. Na primeira palestra, Luiz Otávio Leal, Economista Chefe do Banco Alfa, evidenciou os primeiros sinais da economia brasileira em 2023.
Falando de economia mundial, a inflação norte-americana segue sendo um dos principais pontos de alerta para a economia mundial, que deverá colaborar para uma possível recessão econômica global.
Além das preocupações com a inflação, a quebra do Silicon Valley Bank - a maior quebra de um banco dos Estados Unidos desde 2008 - trouxe mais um ponto preocupante ao mercado. Frente ao cenário desafiador de inflação e crise dos bancos, o FED (banco central dos Estados Unidos) deverá elevar mais uma vez a taxa de juros norte-americana - o que esfria ainda mais a economia mundial.
Falando do Brasil, a perspectiva para 2023 é de um menor crescimento da economia. A taxa de juros elevada, menor perspectiva de geração de novos empregos e elevado índice de endividamento das famílias indicam um cenário menos favorável para este ano.
Na sequência, Mario Ruggiero, trouxe os resultados avaliados pela Scanntech para o consumo de lácteos em 2022 e o que os indicadores mostram neste início de ano.
Mario mostrou que em 2022 o grupo de lácteos passou por forte elevação de preços, consequentemente, acarretando em diminuição de volume de vendas no comparativo anual para grande parte das categorias. Apesar da retração do consumo para maioria das categorias de lácteos, os queijos se destacaram - com elevação de preços e crescimento da quantidade de vendas.
Além dos queijos, as misturas lácteas também se destacaram. Neste momento de inflação de lácteos e renda das famílias mais comprometidas, as misturas lácteas (que tendem a ter preços inferiores às categorias tradicionais) têm ganhado mais espaço nas compras dos consumidores.
Mario também destacou a importância das estratégias das empresas para posicionamento de seus produtos nos pontos de vendas, visando otimizar as margens e market share (por categoria e por região).
Na terceira palestra do bloco, Andrés Padilla, Analista Sênior do Rabobank Brasil, discorreu sobre o que o mercado internacional de lácteos sinaliza para 2023. Assim como discutido por Luiz Otávio, na primeira palestra, Andrés também falou sobre os desafios para economia global e as perspectivas de recessão econômica no mundo - esfriando o consumo global.
Do lado da oferta mundial, a produção dos principais países exportadores devem voltar a crescer neste ano (após 4 trimestres de queda). Dessa forma, tem-se um mercado mais abastecido, que somado a uma demanda mais fraca, tem causado pressão de baixa nos preços
Do ponto de vista de custo de produção, o milho e a soja devem apresentar pequenas diminuições em seus preços, trazendo maior alívio para produção de leite.
Para o restante de 2023, o mercado mundial deverá seguir sob pressão inflacionária e com baixo crescimento econômico - acarretando em uma demanda mais frágil. Entretanto, aspectos de saudabilidade têm ganhado cada vez mais importância para os consumidores, o que poderá impactar positivamente no consumo de lácteos.
Valter Galan, Sócio do MilkPoint Mercado, palestrou na sequência, abordando os principais aspectos para o mercado lácteo brasileiro e o cenário de preços para este ano.
Valter reforçou sobre a forte queda na produção brasileira de leite em 2022, pontuando também sobre uma forte mudança estrutural na produção no Brasil no período (com menor número de produtores, diminuição do número de vacas e transformações nos sistemas de produção). Entretanto, para 2023 o cenário é mais otimista e espera-se que a produção volte a crescer.
Além da recuperação da produção, as importações para este ano também devem seguir elevadas - colaborando para uma maior disponibilidade total de leite.
Tratando-se de demanda, em linha com o que foi discutido nas palestras anteriores, a elevada inflação dos lácteos e a perspectiva de menor crescimento da economia criam um cenário mais desafiador para o crescimento do consumo. Por fim, Valter mostrou o comportamento dos preços nos últimos anos e os valores projetados para o restante de 2023
Na última palestra do bloco, Vinícius Nardy, Head de Negócios do MilkPoint Mercado, falou sobre a ferramenta Milki, que agrega inteligência de mercado às empresas para otimizarem suas negociações e seus processos de produção.
Vinícius pontuou sobre a importância de ferramentas de gerenciamento, simuladores e comparação de performance em relação ao mercado para gerar maior eficiência nas negociações do mercado lácteo.
Durante a palestra, Vinícius comentou sobre as novidades no aplicativo Milki: o aplicativo ainda se manterá sem barreiras de entrada, possibilitando negociações sem taxas para as empresas e agregando maior inteligência através das negociações que forem realizadas dentro da plataforma.
Os benchmarks também serão um dos destaques da plataforma. Os benchmarks buscam otimizar o desempenho de empresas a partir da análise das melhores práticas do mercado em que está inserida.
Através do benchmark, ao identificar os aspectos industriais em que as indústrias são menos eficientes, as empresas poderão traçar estratégias mais assertivas para otimizar os custos e ampliar os lucros do negócio.
Assertividade sobre o futuro do mercado do leite você encontra no Fórum MilkPoint Mercado. Não perca mais tempo, faça a sua inscrição e participe. E evento ocorre de forma híbrida e fica disponível para acesso de forma online. Ainda dá tempo!
Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br