ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O uso de raças de dupla finalidade em fazendas leiteiras agrega valor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2022

5 MIN DE LEITURA

0
0

Escolher a genética correta para uso em animais leiteiros sempre foi um desafio, mas essa decisão está se tornando mais difícil com a flutuação dos preços do leite e as demandas dos consumidores.

Embora os preços do leite estejam atualmente em alta, os custos associados à produção de leite também estão, principalmente os custos de alimentação, fertilizantes e energia. Com isso em mente, os produtores de leite devem considerar todas as soluções disponíveis que possam aumentar o valor de seus produtos, o que inclui também os bezerros do rebanho.

Em geral, os produtores de leite optam por uma taxa de reposição de novilhas leiteiras de cerca de 20-30% para suas vacas a cada ano, com alguns favorecendo o sêmen sexado de seus touros escolhidos para conseguir isso.

Os produtores que não usam sêmen sexado correm o risco de produzir um bezerro que não vale dinheiro para eles, o que demanda um gasto financeiro extra ao considerar os custos de criação até a idade de venda ou outras opções de descarte.

Os bezerros machos da raça Holandesa (Holstein Friesian) são tradicionalmente vendidos para produtores de vitela em toda a Europa ou mesmo para algumas unidades de engorda de carne bovina, com sucesso variado. 

Como os consumidores estão começando a ter mais influência nos métodos de produção dos alimentos que comem, tem havido um movimento em algumas áreas para reduzir o número de bezerros machos  nascidos em rebanhos leiteiros.
 

Demanda de sêmen em fazendas leiteiras

A demanda por sêmen em fazendas leiteiras varia em toda a Europa, com alguns países preferindo usar mais sêmen sexado do que sêmen convencional de raças leiteiras. O uso de raças de dupla finalidade e raças de corte em rebanhos leiteiros está aumentando a cada ano, à medida que os produtores buscam produzir um bezerro mais valioso para vender.

Ervin McKinstry é o diretor europeu da Dynamic Markets da Genus ABS, que comercializa genética para mais de 80 países em todo o mundo. Ele é responsável pela Rússia, Polônia, Alemanha, República da Irlanda e Irlanda do Norte, e diz que houve uma grande mudança nas tendências de compra de sêmen, principalmente na Irlanda do Norte, nos últimos anos.

“Cinco anos atrás, na Irlanda do Norte, estávamos vendendo apenas 10% de sêmen sexado para produtores de leite, com 25% de raças de corte para cruzar com raças leiteiras, normalmente British Blue e Aberdeen Angus, e o resto era sêmen convencional de raças leiteira. Hoje houve uma grande mudança nas tendências e estamos vendendo 45% de sêmen sexado, 45% de sêmen de bovinos de corte e apenas 10% de sêmen convencional para produtores de leite, provavelmente uma das maiores proporções na pecuária leiteira europeia. Os produtores de leite da Irlanda do Norte foram os primeiros a adotar a genética sexada, combinada com a genética da bovinos de corte para fornecer novilhas de reposição e uma valiosa safra de bezerros de corte", disse ele. 

Ervin falou sobre a estratégia de redução de gestações. “Nos referimos a essa estratégia como o Winning Game Plan, reduzindo a quantidade de gestações necessárias para a raça Holandesa e aumentando as vendas de bezerros de corte, o que reduz a pegada de carbono da fazenda e ajuda no fluxo de caixa e na lucratividade.”

“Da quantidade total de genética sexada que vendemos, cerca de 3% é sêmen HyVig (Norwegian Red), 4-6% é British Friesian e o restante é da raça Holstein Friesian. As tendências certamente estão mudando e são diferentes em cada país. Na Irlanda do Norte, juntamente com os nossos clientes tradicionais, ajudamos a gerir o programa de fertilidade em 180 explorações com 45.000 vacas, cerca de 15% do rebanho nacional. O bezerro macho de raça leiteira está se tornando uma coisa do passado na Irlanda do Norte, pois os produtores optam por produzir um bezerro de maior valor, seja uma fêmea de raça leiteira a partir de sêmen sexado, ou uma raça de carne, raça de dupla finalidade, bezerro macho ou fêmea”, acrescenta Ervin. 
 

Raças de dupla finalidade

Ao longo dos anos, tem havido muita pesquisa sobre os méritos de usar uma raça de dupla finalidade cruzada com as raças leiteiras convencionais. Esses méritos incluem a produção de um bezerro que tem mais valor do que um bezerro produzido exclusivamente de raças leiteiras, como as raças Holandesa ou Jersey.

Em geral, o cruzamento tem potencial para melhorar a eficiência econômica através da introdução de genes favoráveis de outra raça que foi selecionada para as características relevantes, evitando os efeitos negativos da endogamia e capitalizando a expressão da heterose como vigor híbrido.

O cruzamento pode ser particularmente importante no aprimoramento de características com baixa herdabilidade, como fertilidade e saúde. Como esperado, o cruzamento em rebanhos leiteiros resulta na entrada de bezerros mestiços machos na indústria de carne bovina.

Esses bezerros cruzados trazem maiores retornos financeiros para o produtor de leite do que se os venderem como bezerros de descarte. Além disso, eles oferecem ao pecuarista que compra um animal que aumenta as características de ambas as raças, o que pode incluir taxas de crescimento mais rápidas, uma carcaça melhor e maiores taxas de abate.
 

Raça Norwegian Red está se tornando popular

Uma das raças de dupla finalidade mais populares que está sendo amplamente utilizada nas fazendas leiteiras europeias é a raça Norwegian Red, que é a principal raça leiteira na Noruega.

Os produtores disseram que esta raça produz um bezerro que é igualmente adequado para a produção de leite, se for fêmea, e para a produção de carne bovina. Os valores dos bezerros machos quando vendidos com mais de 2 semanas de idade são superiores aos das principais raças leiteiras, proporcionando assim um bom retorno ao pecuarista.

Diego Galli é o gerente regional de vendas da região EMEA da Geno SA, a organização que cria gado Norwegian Red.

Galli explicou por que a raça está se tornando muito popular entre os produtores de leite fora da Noruega como um reprodutor para raças cruzadas. “A Norwegian Red é uma raça de gado leiteiro, mas as características da carne sempre fizeram parte do nosso programa de criação também. Os produtores de leite noruegueses mantêm todos os bezerros para engorda, e características como taxa de crescimento, peso ao abate, musculatura da carcaça e classificação de gordura são importantes e afetam a economia da fazenda. O valor da produção de carne bovina, incluindo machos e fêmeas, representa uma parte relevante da renda dos produtores de leite da Noruega, e a maior parte da carne bovina produzida no país é proveniente de animais da raça Norwegian Red", ressaltou. 

O Gerente destaca que existem pesquisas em torno da raça. "Existem estudos interessantes feitos na Noruega para coletar dados de Red Bulls noruegueses para produção de carne bovina e particularmente um em 2009-10, onde foram feitas comparações com outras raças de gado de corte. Os bezerros noruegueses Red Bull criados em fazendas de corte tiveram um bom desempenho quando comparados aos bezerros de corte, incluindo Angus, por exemplo. A conclusão é que, ao selecionar a genética Norwegian Red, os produtores de leite se beneficiariam de uma raça leiteira que também pode oferecer um alto valor de carne bovina”, diz ele.

As informações são do Dairy Global, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures