ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Missão da Ocemg à Oceania retorna com resultados positivos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/03/2005

2 MIN DE LEITURA

0
0
No mês de fevereiro uma comitiva de representantes, organizadas pelas cooperativas mineiras, Organização da Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), viajou à Oceania para acompanhar o processo de produção leiteira (conforme publicado anteriormente - para ver o artigo clique aqui).

O presidente da Ocemg e do Sescoop/MG, Ronaldo Scucato, avaliou como positiva a viagem à Nova Zelândia e à Austrália, cujo objetivo foi conhecer toda a cadeia produtiva do leite.

Segundo Scucato um aspecto que chamou a sua atenção foi a organização dos produtores de leite da Nova Zelândia e sua fidelidade à cooperativa. Neste país, existe uma única cooperativa, a Fonterra, cujo marketing internacional é muito forte. "O que faz o setor leiteiro sobressair lá é, sobretudo, essa união. É um exemplo no qual os brasileiros devem se mirar. O setor leiteiro, no Brasil, precisa evoluir para as fusões e incorporações, para garantir sua presença num mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Esta idéia, contudo, resiste na maioria das cooperativas" diz o dirigente.

Outra constatação do presidente da Ocemg em sua visita, foi a mudança de comportamento dos produtores em relação ao trabalho no campo. "Apesar das fazendas serem modernas e mecanizadas, os produtores se queixam do trabalho exaustivo. Isto afasta os jovens, cada vez mais, das atividades dos pais, levando a opções oferecidas no meio urbano" comenta.

Orientados por pesquisas realizadas pela Massey University, de Palmerston North, alguns fazendeiros já pensam em trabalhar com jornadas menores e horários mais definidos, chegando até a reduzir o número de ordenhas para apenas uma por dia. Algumas fazendas já realizam este sistema.

Segundo as pesquisas neozelandesas, com uma ordenha diária, os resultados econômicos podem se tornar positivos, ao contrário do que é comentado classicamente. Eles indicam que há um ganho na vida útil das vacas, pois sujeitas a apenas uma ordenha, elas têm menos estresse e seu descarte é retardado.

Uma experiência enriquecedora

Durante a visita foram feitos contatos importantes, tanto na Nova Zelândia quanto na Austrália. Em Wellington, capital da Nova Zelândia, a comitiva foi recepcionada pelo embaixador Sérgio Serra e discutiu-se a possibilidade de intercâmbios culturais e comerciais entre o Brasil e aquele país.

A missão contou com a participação das coordenadoras do Sebrae/MG, Priscilla Lins e Andréa Mageste Damázio, das áreas de projeto para leite e café e de cultura da cooperação, respectivamente, que relataram a importância da experiência. Segundo as coordenadoras, o contato com a realidade dos produtores, cooperativas e instituições de países considerados de vanguarda causou no grupo um impacto muito grande. "Mesmo constatando que o caminho será longo, o Brasil tem condições bastante semelhante àqueles países e já somos eficientes em muitos pontos importantes", afirmam.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ocemg, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures