O cenário futuro da cadeia do leite foi o pano de fundo do MilkPoint Ventures Day, evento anual oferecido pelo MilkPoint para seus clientes corporativos, envolvendo empresas de insumos para produção e indústria, cooperativas, laticínios e outros segmentos envolvidos no setor lácteo.
O evento aconteceu em Campinas/SP, e, com a presença de mais de 115 participantes, incluindo gerentes, diretores, presidentes e sócios de empresas relacionadas ao setor.
“Para nós, é um dia muito especial, uma espécie de agradecimento que fazemos para nossos parceiros, que depositam sua confiança em nosso trabalho. Como retribuição, procuramos entregar um conteúdo relevante, que possa trazer insights utilizados na visão de futuro das empresas e também no planejamento do ano seguinte”, diz Marcelo Pereira de Carvalho, CEO.
Entre os temas discutidos, Valter Galan, sócio do MilkPoint Mercado, apresentou uma primeira perspectiva sobre o mercado em 2023. “O cenário está bastante indefinido, até porque temos uma eleição indefinida nos próximos dias, mas o ano que vem deve ter volatilidade bem menor de preços e custos do que em 2022”, apresentou.
Marcelo Carvalho apresentou as questões mais estruturais da cadeia, entre elas o aumento dos custos de produção ao longo da última década, a dificuldade de repasse aos consumidores, a nova agenda envolvendo sustentabilidade e bem-estar animal, trazendo oportunidades para quem quer se preparar, e o que o setor precisa fazer para voltar a crescer.
A programação também contou com um debate com empresas de insumos, tendo a participação de Ronald Coulter – Líder de Negócios em Bovinos de Leite na Cargill, Rodrigo Faveri - Gerente Sênior de Marketing - Unidade Ruminantes da MSD Saúde Animal e Fábio Savoldi - Founder na CriAtivAção Consultoria Estratégica, com a moderação de Marcelo Carvalho, da MilkPoint Ventures. O tema do debate foi a inovação corporativa, em que os participantes abordaram como as corporações tradicionais estão se organizando para desenvolver novos negócios.
“Cada vez mais um modelo de negócios baseado na venda de produtos ganha a companhia de serviços e, quem sabe no futuro, resultados. Se as empresas conseguem garantir cada vez mais precisão nos processos que ocorrem nas fazendas, eventualmente podem desenvolver modelos de negócio baseado em output-based-pricing”, diz Marcelo.
Por fim, a equipe MilkPoint Ventures apresentou como vem atuando em prol do setor, abordando os eventos, o MilkPoint, o EducaPoint, o MilkPoint Mercado, o Milk Monitor e o Milki, plataforma de negociação e de apoio à gestão de compra de matérias-primas lácteas, que será lançada no Dairy Vision deste ano.