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Leite continua sendo o produto lácteo mais popular, diz pesquisa internacional

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2022

5 MIN DE LEITURA

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Para 40% dos consumidores, a saúde é a principal motivação para recorrer aos produtos lácteos, os quais associam os lácteos à ingredientes ricos em nutrição. A popularidade em torno dos produtos lácteos demonstra que os consumidores valorizam os produtos lácteos como tendo um papel vital em uma dieta geral bem equilibrada e saudável.

Apesar do volume de mercado de leite ter diminuído nas últimas duas décadas, ele ainda continua sendo o tipo mais popular de produto lácteo. Por exemplo, em 2021, 61% dos consumidores passaram a consumir leite fresco pelo menos uma vez por semana.

É importante ressaltar que o número de consumidores que recorrem a esses produtos permaneceu fixo nos últimos anos, o que indica que, embora as pessoas estejam trabalhando para melhorar sua saúde por meio de sua dieta, elas não estão necessariamente reduzindo a ingestão de leite fresco.
 

Benefícios multifuncionais

Os consumidores valorizam os lácteos como um componente chave para uma dieta geral saudável, equilibrada e nutritiva. Isso indica que os consumidores estão inclinados a continuar consumindo laticínios, em um momento em que estão priorizando a nutrição e a saúde. Como resultado disso, os consumidores estão fazendo maiores esforços para buscar benefícios multifuncionais e alegações nas embalagens dos produtos. 

Os insights dos consumidores do FMCG Gurus mostram que os mais procurados entre os produtos lácteos são aqueles que contêm vitaminas (64%), cálcio (58%) e proteína (58%). Isso ilustra como é vital que as marcas forneçam listas claras de ingredientes e declarações multifuncionais em seus produtos, para significar máxima eficácia, conveniência e valor, juntamente com evidências que apoiem de forma transparente essas alegações.

Precedendo as alegações de aumento da saúde, o fator mais importante quando se trata de preferências do consumidor com produtos lácteos, é o sabor e o apelo sensorial. Por exemplo, 73% dos consumidores afirmam que preferem o sabor ao escolher entre diferentes produtos e marcas.

É importante ter em mente que o sabor é algo que os consumidores não estão dispostos a comprometer, muitas vezes independentemente das credenciais de saúde e sustentabilidade. Devido a isso, as marcas devem ultrapassar os limites da experimentação em termos de sabor, incorporando ingredientes premium para uma indulgência no sabor. Isso acabará atraindo consumidores exigentes com produtos que oferecem uma experiência e um tratamento genuínos.

Como resultado, as marcas devem estar atentas ao sabor e à saúde, reduzindo a necessidade de os consumidores comprometerem qualquer componente.
 

Transparência

Nos últimos dois anos, os consumidores tornaram-se significativamente mais avessos ao risco. Isso significa que os consumidores querem saber mais informações sobre os produtos que estão consumindo. Os consumidores querem saber mais especificamente sobre como os ingredientes foram adquiridos, o processo pelo qual o produto foi formulado e o processo de distribuição.

Por exemplo, 73% dos consumidores acham que os compromissos de sustentabilidade são importantes ao comprar produtos lácteos. Como resultado, as marcas devem responder a essa necessidade do consumidor, engajando-se em narrativas e transparência em toda a cadeia de suprimentos. Ao fazer isso, os consumidores considerarão esses produtos e marcas como confiáveis, seguros e de ótima qualidade.
 

Nutrição e pureza de volta ao básico

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo nos hábitos alimentares e de consumo dos consumidores. Muitos indivíduos adotaram uma abordagem mais proativa e de longo prazo para sua saúde e bem-estar, sendo um exemplo a incorporação de opções mais saudáveis em suas dietas. Isso resultou em uma crescente demanda por nutrição de volta ao básico, como listas de ingredientes simplificadas, bem como produtos associados às noções de serem frescos, naturais, nutritivos, saborosos e acessíveis.

Por exemplo, em escala global, 59% a 62% dos consumidores verificam a rotulagem nutricional de uma variedade de produtos lácteos. Como resultado, é crucial que a indústria de laticínios esteja ciente disso e responda aumentando a conscientização sobre os elementos benéficos e ricos em nutrientes dos produtos lácteos básicos.

Decorrente dessa postura consciente dos consumidores, seus hábitos de compra estão se tornando cada vez mais governados por atitudes de evasão e moderação. Isso inclui evitar e moderar a ingestão de açúcar e certas gorduras, devido à sua associação a condições de saúde como obesidade e diabetes.

As percepções do consumidor do FMCG Gurus ilustram isso através dos consumidores que verificam significativamente o açúcar, com 60%, seguido pelo teor de proteína, com 59%. Além disso, os consumidores estão evitando ingredientes desconhecidos, com conotações de artificialidade e falta de naturalidade. Os consumidores estão fazendo conexões entre esses tipos de ingredientes de aparência química, tanto com a falta de valor nutricional quanto com um impacto prejudicial ao meio ambiente.

Para combater essas preocupações dos consumidores, é essencial que as marcas de laticínios forneçam rotulagem limpa, ingredientes simplificados, promoção de alegações de isenção e conotações de autenticidade e confiança de ingredientes reconhecíveis.
 

Apresentando credenciais verdes

Partindo da importância de usar ingredientes naturais e menos nocivos para o bem-estar do consumidor e do meio ambiente, muitas pessoas estão incorporando práticas diárias mais sustentáveis, em termos de dieta e estilo de vida. Uma maneira de os consumidores fazerem isso é buscando marcas que reflitam suas atitudes e valores.

Cerca de 80% dos consumidores globais preferem marcas feitas localmente que fornecem ingredientes de origem local. Portanto, é crucial que as marcas de laticínios exibam iniciativas e estratégias de sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos. Isso incluirá enfrentar as questões de emissão de carbono, embalagens, iniciativas de bem-estar animal e desperdício de alimentos.
 

Produtos à base de plantas

É importante considerar o notável aumento de consumidores que estão se voltando para produtos à base de plantas. Por exemplo, entre 2019 e 2021, houve um aumento de 16% no consumo de bebida vegetal a base de aveia. De todas as alternativas do leite, a bebida vegetal a base de aveia teve o maior aumento, em comparação com a bebida vegetal a base de coco, soja e amêndoa. Essa percepção do consumidor demonstra a prevalência de consumidores que têm uma abordagem de evasão e moderação em produtos de origem animal, com a maioria identificando-se como flexitariana.

Não há como negar que o mercado à base de plantas provavelmente continuará se expandindo. Com esse crescimento, grande ênfase está sendo colocada em saúde e bem-estar, consciência ambiental e iniciativas de bem-estar animal na vida contemporânea.

No entanto, a pesquisa da FMCG Gurus demonstrou que as categorias de produtos, como leite, permanecem estáticas, em vez de diminuir como resultado de alternativas à base de plantas. Isso revela que muitos consumidores estão, em última análise, alternando entre produtos lácteos à base de plantas e de origem animal.

As informações são do Dairy Foods, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

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