O queijo oferece aos consumidores sabor, nutrição, versatilidade, conveniência e bom valor, razão pela qual é encontrado em 94% dos refrigeradores do Reino Unido. Apesar de ser um produto essencial para o dia a dia, a atual crise de custo de vida, a inflação e o Brexit afetaram, sem surpresa, a frequência com que os consumidores compram queijo.
Entretanto, com a confiança do consumidor começando a aumentar, a política monetária tendo o efeito desejado e os compradores buscando cada vez mais produtos alimentícios versáteis e convenientes, há muitos motivos para otimismo em 2024 e nos anos seguintes.
Heloise Le Norcy-Trott, diretora de marketing do grupo Lactalis UK & Ireland, explica: "Após dois anos de volume de vendas contraído, o mercado de queijos tem a oportunidade de recuperar o ímpeto. Olhando para 2024 e além, essas são as tendências de queijo que achamos que os varejistas devem conhecer."
Recuperação do queijo de marca
Quando a crise do custo de vida no Reino Unido começou no final de 2021, o aperto nos orçamentos levou a um comportamento de economia de custos por parte dos consumidores, incluindo a mudança de muitos para produtos de marca própria dos supermercados. Embora o Reino Unido não esteja de forma alguma fora de perigo, há motivos para ser otimista em relação a 2024.
O Banco da Inglaterra previu que a inflação continuará caindo em 2024, e o índice de confiança do consumidor de longa data da GFK agora mede -30 em 23 de outubro, em comparação com -47 no ano passado. Como resultado, esperamos uma recuperação na participação de mercado dos queijos de marca à medida que as pressões sobre os gastos dos compradores diminuem, especialmente com tipos de queijo em que a qualidade e o sabor são enfatizados, como o continental.
Como parte dessa recuperação, será fundamental adotar a inovação para trazer o entusiasmo de volta à categoria. Seja em sabores alternativos ou em categorias em crescimento, como queijo para comer quente, o desenvolvimento de novos produtos permite que as marcas se diferenciem oferecendo algo diferente.
A premiumização impulsiona o crescimento
Embora os preços dos produtos alimentícios estejam aumentando e os consumidores estejam optando por comprar menos unidades de queijo, a premiumização ainda tem o potencial de impulsionar o crescimento do mercado. É provável que isso venha de uma combinação de hábitos novos e antigos dos consumidores - explorando novas formas de apreciar o queijo, como o queijo quente e usando-o em receitas diferentes, e redescobrindo variedades que eles apreciavam anteriormente.
Como o queijo é um alimento básico, é importante que o setor e os varejistas continuem a se adaptar, expandir e inovar suas ofertas nos próximos meses, para atender às mudanças nas demandas dos consumidores, à medida que os compradores voltam a gostar de queijo.
O queijo como fonte de proteína
Há um interesse crescente em saber como o que comemos e bebemos afeta nosso corpo - mais da metade dos consumidores lê os rótulos dos produtos mais do que no ano passado. Portanto, uma tendência a ser observada é que os consumidores procurem o queijo por seus benefícios nutricionais. Por exemplo, o queijo está repleto de nutrientes lácteos essenciais, como a proteína, que fornece 15% de nossas necessidades diárias.
Ao contrário de algumas proteínas de origem vegetal, o queijo contém todos os nove aminoácidos essenciais (os blocos de construção da proteína) de que nosso corpo precisa. A proteína é vital para muitas funções diferentes no corpo, incluindo a construção e a manutenção dos músculos e a manutenção de ossos saudáveis, mas também para ajudar a produzir outros tecidos e órgãos do corpo, os anticorpos do sistema imunológico e a hemoglobina, uma proteína importante que transporta oxigênio no sangue (British Nutrition Foundation 2023).
Prazeres cotidianos e ocasiões especiais
Com o retorno da confiança, é provável que os compradores estejam dispostos a gastar mais com queijo como um prazer acessível. Isso não ocorre apenas no período que antecede o Natal, como visto nos últimos dois anos, mas durante todo o ano, desfrutando de queijos premium, quentes, azuis e pacotes de seleção, bem como de queijos especiais duros e macios, como guloseimas para momentos individuais e comemorações com a família e amigos.
As pressões de custo estão fazendo com que os consumidores tenham mais "grandes noites em casa", que geralmente são ocasiões importantes para comer queijo. Pesquisas recentes mostram que dois em cada cinco (40%) de nós planejam sair com menos frequência e três quintos (61%) estão gastando com mais cautela, mas ainda queremos ter prazer a preços acessíveis quando nos presenteamos ou nos divertimos em casa. Queijos especiais e opções de queijos quentes para comer oferecem aos varejistas uma maneira adicional de aproveitar a ocasião da "grande noite em casa".
Crescimento do queijo quente
O queijo quente é atualmente uma das categorias de queijos de maior bilheteria, oferecendo soluções rápidas e saborosas para refeições quentes, e outra área em que os varejistas podem incentivar a premiumização. Os Président A La Carte Crispy Bakes com Brie e nossos novos Seriously Cheese Burgers, lançados em julho, são as marcas que mais crescem e mais contribuem para o crescimento do valor e do volume da categoria.
Aumento do uso do queijo como alternativa à carne
O queijo é um ingrediente importante na receita de muitos pratos populares sem carne, enquanto os produtos de queijo para consumo quente oferecem aos consumidores um saboroso substituto vegetariano para a carne que eles podem saborear a qualquer momento, além de atrair os consumidores que estão tentando reduzir a ingestão de carne, como uma alternativa à proteína da carne. A saúde é um fator cada vez mais importante para muitos, e os recém-lançados Seriously Cheese Burgers representam uma nova subcategoria dentro do segmento de queijos quentes, que antes se concentrava em produtos indulgentes, como camembert assado e fondue.
Formatos mais convenientes que oferecem inspiração para receitas e culinária
Os consumidores com pouco tempo provavelmente serão atraídos para cozinhar com queijo usando opções que economizam tempo, como os formatos ralado e fatiado, cujas vendas aumentaram com a normalização dos padrões de trabalho. Fatiado e ralado - a segunda maior subcategoria de queijo do Reino Unido, depois do cheddar em bloco - aumentou +16% e caiu apenas -0,5% em volume, em linha com a tendência geral do queijo.
O cheddar ralado teve um aumento proporcionalmente maior do que o cheddar em bloco no volume comprado por viagem, provavelmente devido ao seu aumento comparativamente menor no preço médio, mas também à sua conveniência para compradores ocupados. O mais recente acréscimo à oferta de queijo ralado da Lactalis UK & Ireland, o Leerdammer Grated em pouches resseláveis de 160g, é um autêntico queijo holandês ralado finamente para um derretimento perfeito, oferecendo uma alternativa ao cheddar em receitas, com um sabor único.
Apesar de ser um produto essencial para o dia a dia, a atual crise de custo de vida, a inflação e o Brexit afetaram, sem surpresa, a frequência com que os consumidores compram queijo.
Maior personalização
É provável que os novos consumidores que estão entrando no mercado busquem maneiras de expressar sua individualidade e personalizar a forma como usam o queijo, com base na imaginação e nas preferências pessoais. À medida que esses compradores reconhecem o potencial das receitas com queijo e as variedades disponíveis, podemos esperar uma maior criatividade no seu uso em pratos planejados e no aproveitamento de sobras de queijo. Além da crescente variedade de receitas disponíveis on-line, o TikTok e outras mídias sociais terão um impacto cada vez maior nos gostos e no uso de queijo das pessoas.
Com a demanda por indulgência a preços acessíveis impulsionando a categoria, podemos esperar uma indefinição da distinção entre queijos especiais, de uso diário e de receita, e os amantes de queijo "misturando-os" com guloseimas como brie na torrada. Embora seja improvável que os consumidores britânicos abandonem o cheddar como o queijo favorito do país, eles desejarão cada vez mais ampliar seu repertório de queijos, e produtos como as fatias Leerdammer da Lactalis, a marca número 1 de fatias de queijo no Reino Unido em valor de vendas, os incentivarão a pensar "além do bloco".
As informações são do Dairy Industries International, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.