ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alvoar Lácteos fortalece parcerias com produtor rural para aumentar produtividade e qualidade na produção do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2022

5 MIN DE LEITURA

0
2

No dia 28 de julho próximo será comemorado o dia do produtor rural, esse empreendedor tão importante por garantir o alimento que chega à mesa do brasileiro.

Um dos principais produtos da área rural, sem dúvida, é o leite. Responsável por contribuir na economia de 99% dos municípios brasileiros, a pecuária leiteira é uma das atividades mais importantes para a segurança alimentar do país. “É um produto que tem uma importância econômica e social muito grande para o Brasil. Nós temos que valorizar isso cada vez mais”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges.

Na cadeia de produção e beneficiamento do leite é muito estreita a relação do produtor com a indústria. A Alvoar Lácteos, indústria do setor resultado da fusão da mineira Embaré/Camponesa com a cearense Betânia, é um exemplo de empresa que valoriza essa parceria com os produtores e oferece uma série de programas de apoio gerencial, assistência técnica, financeiro, para aumento da produtividade, rentabilidade e qualidade do negócio.

Os produtores fornecem a principal matéria prima da Alvoar, mais de 80% do custo de produção da empresa é o leite. À medida que o produtor cresce, se desenvolve e mantém a parceria com a Alvoar, garante o abastecimento da fábrica. Eles são o ponto inicial para toda a produção da indústria. “A qualidade dos produtos começa no campo, com o trabalho competente e incansável dos produtores rurais, que garantem a pureza dos 2,8 milhões de litros de leite, posteriormente industrializados. A Alvoar – Unidade Sudeste conta hoje com 1.500 produtores rurais parceiros, 12 cooperativas e centenas de fornecedores indiretos”, afirma Yago Sartori, gerente de captação e fomento da Alvoar Lácteos Unidade MG.

Preservação ambiental

Alguns projetos estão sendo desenvolvidos na área de preservação ambiental na Alvoar lácteos - Unidade Sudesta. Em um deles, a empresa atua como um link entre o banco, uma empresa de energia solar e o produtor rural. Sendo o elo e o incentivo para a instalação de placas fotovoltaicas nas fazendas parceiras, para que passe a fazer uso de energia limpa.

Outra iniciativa é a implementação de biodigestores, que através da fermentação anaeróbica de dejetos e efluentes produz biogás, que é convertido em energia elétrica limpa e sustentável. Como subproduto o biofertilizante reduz a dependência de fertilizantes minerais.
 

APP de gestão – Embaré Fomento

Mais um recurso oferecido é o aplicativo de gestão, no qual o produtor tem disponíveis as informações de volume coletado, resultados de qualidade do leite atual e histórico, além de acesso aos demonstrativos de pagamento. O aplicativo, direcionado ao gerenciamento da produção, foi desenvolvido para possibilitar mais proximidade entre a indústria e o produtor, ajudando na comunicação de forma transparente e ágil. Novas funcionalidades são sempre implementadas no aplicativo para trazer ainda mais benefícios aos produtores.
 

Melhoramento Genético

Destaque também para o projeto Mais Genética, desenvolvido junto aos produtores rurais, que busca incentivar o melhoramento genético por meio da técnica de Transferência de Embriões de FIV (Fertilização in Vitro) em tempo fixo. Essa tecnologia permite identificar e usar animais melhoradores de rebanho, garantindo o nascimento de bezerras com alto valor genético e, consequentemente, maior produtividade e qualidade do leite.
 

Central de compras de insumos

Com o objetivo de maximizar os lucros para seus fornecedores, a Alvoar – Unidade Sudeste criou um programa de compra de insumos para buscar no mercado as melhores oportunidades para compra de alimentos e repasse aos fornecedores a preço de custo, além de disponibilizar e viabilizar a adoção de técnicas e estratégias de estocagem de insumos.

São disponibilizados diversos insumos, que vão dos fertilizantes para produção de volumoso e grãos aos concentrados utilizados na formulação de dietas. Uma oportunidade do pequeno produtor ter o mesmo poder de compra de um grande produtor.
 

Assistência Técnica e Gerencial

O projeto que tem o maior foco é atualmente o Embaré Assist. Desenvolvido para atender as necessidades de todos os seus fornecedores de leite, é um programa de consultoria mensal técnico e gerencial, que busca a máxima eficiência econômica para o produtor de leite. Atua no melhoramento dos indicadores zootécnicos, na qualidade do leite e nos processos econômicos da fazenda, auxiliando o produtor a gerenciar seu negócio de forma mais eficiente e lucrativa.

O projeto está disponível para todos os produtores rurais parceiros da Alvoar e é flexível para atender as mais diversificadas realidades. Nos próximos três anos, a perspectiva de investimento da Alvoar – Unidade Sudeste em assistência técnica é de cerca de R$7 milhões.
 

Programa de Melhoria Contínua da Qualidade

Para auxiliar o produtor no melhoramento contínuo do seu produto, a indústria tem disponibilizado visitas técnicas de capacitação e orientação com consultores que auxiliam a implementação de processos e manejos para garantir bem-estar, saúde animal e qualidade do leite.
 

Granja Camponesa

Destaque também para a Granja Camponesa: um projeto iniciado no final de 2020 que consiste em uma fazenda de 40 hectares, localizada em Lagoa da Prata - MG, na qual existe um programa de produção de leite a pasto. No local está sendo implementado o Sistema Intensivo a Pasto com Suplementação (SIPS), uma novidade para que os produtores possam observar na prática a operação e os desafios da propriedade, que conta com a certificação de fazenda Modelo, auferida pela adoção de Boas Práticas Agropecuárias.

Na Granja Camponesa também são realizados leilões. Na oportunidade, além de a Alvoar disponibilizar alguns animais de alto valor genético para seus fornecedores, serve de elo entre o produtor que tem excedente de animais e o produtor que tem demanda. São realizados três leilões por ano, o produtor pode adquirir os animais em até 10 vezes sem juros e todos os animais adquiridos produzem leite antes da primeira parcela. Sendo assim, é possível que a própria produção ajude a pagar a compra realizada.

“A relação da Alvoar com os produtores rurais é uma relação transparente e saudável, acima da média do mercado, inclusive pelo fato de a empresa desenvolver uma série de programas para fidelizar e auxiliar o setor, incluindo assistência técnica, facilitadores para compras de insumos, entre outros”, ressalta Yago Sartori, gerente de captação e fomento da Alvoar - Unidade Sudeste.

As informações são da Assessoria de Imprensa, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures