ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índia: Amul tem planos de expansão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
2

Não importa o quão grande ou bem-sucedida uma empresa seja, ela tem que mapear constantemente o cenário competitivo e se reinventar e se reposicionar quando necessário. E assim é com a Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation (GCMMF), que administra a icônica marca de leite e derivados da Índia, Amul, e é sinônimo de leite há décadas. 

Hoje, a GCMMF de Rs 55.000 crore (US$ 6,59 bilhões) – que obtém 96% de suas receitas de leite e produtos lácteos – está no meio de um pivô, indo além de seu núcleo e reivindicando uma fatia do bolo de alimentos.

Com sua enorme rede de distribuição e conexão de produtores já em vigor, a Amul, sob o comando do MD Jayen S. Mehta, está colocando em prática uma estratégia que envolve lucrar com adjacências e agarrar a oportunidade em produtos alimentícios orgânicos. Não surpreendentemente, como consequência desse movimento, a meta de receita para o ano fiscal de 2026 é de Rs 1 lakh crore (US$ 11,9 bilhões).

O mercado de alimentos é fragmentado, e a Amul acredita que sua influência na distribuição pode trazer retornos inteligentes. No entanto, não é como se isso viesse à custa de sua força central de leite e derivados. O negócio de laticínios também está sendo reorientado, entrando em novas categorias e oferecendo mais dentro das já existentes. 

Doces, sorvetes, bebidas saudáveis, shakes e smoothies, creme de leite, leite com saber e chocolates figuram entre as categorias que vê como áreas de alto crescimento, enquanto os potenciais disruptores são produtos sem açúcar, probióticos, alimentos orgânicos, biscoitos, produtos frescos de panificação, salgadinhos de batata e até bebidas esportivas, entre outros. Embora a Amul tenha crescido em uma grande base e um amplo portfólio, ela avalia que a incursão de alimentos a ajudará a sustentar o ímpeto de crescimento. "Se acertarmos, podemos estar em todos os produtos da cozinha", diz Mehta.

A empresa está nas mãos de 3,6 milhões de produtores de leite em 18,6 mil vilarejos em Gujarat e coleta uma média de 10 bilhões de litros de leite por ano. Metade das receitas da empresa vem de produtos frescos, como leite fresco, buttermilk, coalhada, paneer, e outros. Assim, existe uma grande oportunidade de crescimento no mercado de leite fresco. A Amul tem 80% de participação no mercado de manteiga, mas ainda, a penetração no mercado de manteiga da Índia é de 25%. O mesmo vale para queijo, sorvete, ghee, entre outros. Por isso, o foco ainda será nos produtos lácteos por um bom tempo.

As informações são da Microsoft Star, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures