ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo tenta 'blindar' recursos para seguro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O governo estuda a possibilidade de tornar obrigatória a aplicação dos recursos reservados ao programa federal de subsídios aos prêmios do seguro rural a partir do ano que vem. A proposta está em debate entre os ministérios da Agricultura e da Economia e demais órgãos que participam da elaboração do Plano Safra 2020/21, que entrará em vigor em 1º de julho. O engessamento do orçamento da União, porém, poderá atrapalhar a estratégia da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Mais de 90% do dinheiro já está comprometido com despesas que o Executivo não pode deixar de honrar.

O subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, disse que a medida, “isoladamente, não tem condição de prosperar”. Ele confirmou que a proposta para blindar os recursos do seguro de contingenciamentos está na mesa de discussões, mas que só será possível com aval da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e do Tesouro. Mas, para viabilizá-la, o governo terá que cortar outras despesas.

Boueri reforçou que o engessamento do orçamento atrapalha esse tipo de medida, mas que uma das prioridades do Plano Safra 2020/21 é novamente ampliar os recursos para o seguro rural. O pedido de Tereza Cristina foi de aumento de R$ 1 bilhão, em 2020, para R$ 1,5 bilhão em 2021.

Ainda sobre o próximo Plano Safra, Boueri afirmou que, além do estímulo ao seguro, as diretrizes giram em torno de “fortalecer linhas de investimentos e reduzir a equalização de juros, priorizando a destinação de recursos para os pequenos produtores”.

Boueri ponderou que “não quer tirar o Estado” do financiamento agropecuário, mas que as ações serão cada vez mais pautadas e com foco nos pequenos produtores e em “atividades que causam externalidade positiva”, como projetos sustentáveis.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures