ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo Bolsonaro tornará mais difícil acordo entre UE e Mercosul, diz Merkel

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/12/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

O tempo está se esgotando para um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta última quarta-feira (12), afirmando a parlamentares que o novo governo brasileiro, do presidente eleito Jair Bolsonaro, tornará o tratado mais difícil de ser alcançado.

Em encontro com os parlamentares também na quarta, Merkel foi questionada sobre diversos assuntos, como as decisões do encontro do G20, o Brexit e sobre o próximo encontro do Conselho Europeu, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Andreas Nick, deputado do CDU (União Cristã-Democrata), perguntou para Merkel como ela avalia os países da América Latina (também membros do G20), Brasil, Argentina e México. O deputado lembra a chanceler do desafio que o governo argentino enfrenta ao fazer pedido de empréstimo ao FMI. O deputado também pede uma avaliação de Merkel sobre os novos presidentes do Brasil e do México.

"Qual é a chance de uma conclusão do acordo de livre comércio com o Mercosul?", questionou o deputado ao final de sua fala. "O tempo está se esgotando para [o acordo] União Europeia e Mercosul. Deveria acontecer bem rápido, caso contrário, com o novo governo do Brasil, seguramente, não vai ser fácil", complementou. 

Bolsonaro já disse ser mais favorável a negociações bilaterais do que a engajamentos em grupos multilaterais, como no caso do Mercosul. Esse posicionamento também foi defendido pelo futuro superministro da Economia, Paulo Guedes, logo após a vitória de Bolsonaro nas urnas.

Guedes afirmou que pretende rever a política comercial brasileira, e que o Mercosul não será prioridade. O economista criticou o bloco, que classificou como ideológico, e disse que as relações comerciais são restritas a países “bolivarianos”.

Ainda na resposta ao deputado do CDU, a chanceler alemã disse que enxerga com certa preocupação a decisão do Brasil em não querer sediar a próxima Conferência do Clima. Merkel afirmou também que ainda não teve oportunidade de conversar com o novo presidente mexicano e que a Argentina vem fazendo um trabalho excelente.

Em sentido oposto, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse no encontro que o Mercosul está pronto para fechar um acordo comercial com a União Europeia, que só não foi acertado ainda porque os europeus não querem concordar. "O Mercosul e a União Europeia só não têm um acordo, não é porque o Mercosul não quis, é porque a União Europeia não quis", disse o ministro.

"O Brasil flexibilizou o que podia flexibilizar [...] Flexibilizamos até em detrimento do uns setores aqui internamente."

Segundo o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, o Brasil está empenhado para que o acordo seja concluído, mas é preciso que os dois lados estejam interessados. "Nós atribuímos enorme importância [ao acordo UE-Mercosul]. O ministro Aloysio [Nunes] está pessoalmente empenhado na negociação. Tenho acompanhado todos os temas de maneira muito próxima e estamos dando todos os sinais que Brasil tem vontade e disposição de fechar o acordo, mas os dois lados têm que querer", afirmou Guardia.

As informações são do jornal Folha de São Paulo, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures