O Yili Group, a maior empresa de lácteos da China, vem se expandindo agressivamente no exterior e no mercado doméstico, à medida que o crescimento econômico impulsiona a demanda global por produtos lácteos.
A empresa adquiriu um produtor da Nova Zelândia em outubro e recentemente abriu uma nova fábrica em sua região de origem. As vendas e os lucros líquidos no período de janeiro a setembro foram recordes, e agora a Yili é a quinta maior empresa de lácteos do mundo.
A Westland Milk Products, que é a segunda maior empresa de lácteos da Nova Zelândia e é de propriedade integral da Yili, anunciou em outubro que adquiriu a produtora de manteiga e queijo Canary Foods, com o objetivo de expandir sua linha de produtos.
A Westland acaba de abrir uma fábrica de manteiga em julho. "O investimento da Yili nos ajudou a transformar nosso desempenho em toda a empresa e agora estamos em uma posição muito forte para capitalizar isso", disse o CEO da Westland, Richard Wyeth.
A Yili expandiu constantemente sua presença no exterior desde a aquisição da gigante de lácteos neozelandesa Oceania Dairy em 2013. Em 2019, adquiriu a Westland por cerca de 1,1 bilhão de yuans (US$ 156,59 milhões).
Em dezembro de 2021, a Yili iniciou a construção de uma planta de sorvetes e outros produtos na Indonésia. Diz-se que é a primeira instalação de produção que a empresa construiu no Sudeste Asiático. Em março, a empresa fechou um acordo para adquirir uma participação de aproximadamente 59% na Ausnutria Dairy, uma empresa chinesa que tem bases de produção e vendas de fórmula infantil e leite em pó na Holanda e na China.
Em julho, a Yili iniciou as operações em uma fábrica de leite e fórmula em Hohhot, Inner Mongolia, onde a empresa está sediada.
A capacidade de produção anual da empresa para 2021 foi de 14,13 milhões de toneladas, um aumento de cerca de 8% em relação ao ano anterior. A empresa planeja investir 14,8 bilhões de yuans (US$ 2,13 bilhões) em instalações e equipamentos para o ano fiscal que termina em dezembro, expandindo fábricas e armazéns tanto no mercado interno quanto no exterior.
As vendas no período de janeiro a setembro de 2022 foram de 93,4 bilhões de yuans (US$ 13,44 bilhões), um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Além do crescimento em negócios no exterior, a empresa viu lançamentos domésticos bem-sucedidos de vários novos produtos.
O lucro líquido foi de 8 bilhões de yuans (US$ 1,15 bilhão), um aumento de 1,5%. A taxa de crescimento desacelerou em comparação com os três anos anteriores, quando aumentou cerca de 7% para 32%. Os lockdowns em toda a cidade resultantes da política de COVID zero de Pequim para combater o coronavírus e a demanda lenta por presentes sazonais, como fórmula infantil premium, resultante dos lockdowns, contribuíram para a queda no crescimento.
Atualmente, o aumento dos preços das rações está prejudicando a indústria global de lácteos. No futuro, o controle de custos provavelmente será a chave para aumentar os ganhos.
A demanda mundial por produtos lácteos está aumentando junto com o crescimento econômico. De acordo com estimativas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e outros, o consumo global de produtos lácteos frescos deve crescer 22% de 2021 a 2030. O consumo de manteiga deve aumentar 19% no mesmo período, e o de queijo queijo, 12%.
De acordo com o Instituto de Pesquisa da Indústria Comercial da China, as vendas de produtos lácteos na China foram de 468,7 bilhões de yuans (US$ 67,43 bilhões) em 2021, um aumento de 38% em relação a 2018. A participação de mercado da Yili foi de 23%.
De acordo com a instituição financeira holandesa Rabobank, a Yili ocupa o quinto lugar no mundo em vendas entre as indústrias de lácteos em 2021. Os quatro primeiros lugares são dominados por empresas ocidentais, incluindo a francesa Lactalis, a suíça Nestlé, a Dairy Farmers of America e a francesa Danone em ordem decrescente.
As informações são do Nikkei Asia, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.