O presidente-executivo da cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, Miles Hurrell, diz estar esperançoso de que a demanda por lácteos na China possa aumentar no Ano Novo, à medida que as últimas tarifas sobre o leite em pó do acordo de livre comércio (ALC) entre a Nova Zelândia e a China caírem em 1º de janeiro.
A demanda tem sido lenta até agora nesta temporada, resultando na Fonterra reduzindo sua previsão de preço do leite de NZ$ 8 (US$ 4,80) por quilo de sólidos de leite [equivalente a NZ$ 0,66 (US$ 0,40) por quilo de leite] em maio para NZ$ 6,75 (US$ 4,05) por quilo de sólidos do leite [equivalente a NZ$ 0,56 (US$ 0,34) por quilo de leite] em 18 de agosto.
"No entanto, os compradores vão querer aproveitar as vantagens do ALC, com a redução do imposto de 10% após essa data. Dentro dos períodos contratuais de um a cinco, são os períodos quatro e cinco que terão o desembarque do produto na China após 1º de janeiro. É por isso que também estamos vendo uma situação em que não há muitos compradores chineses querendo comprar nos períodos contratuais um, dois e três, porque eles seriam incluídos nessa taxa mais elevada – essa é outra peça que está em jogo aqui.”, disse Hurrell.
Isto está dando confiança de que a demanda aumentará, a confiança aumentará e poderá haver uma melhoria no preço do leite no Ano Novo.
Hurrell disse que a economia chinesa saiu do pico dos níveis pré-covid quando passou por um lockdown severo, o que impactou na demanda por lácteos no ano passado, particularmente no setor de foodservice.
“Quando eles saíram do covid no início de 2023, vimos a demanda se recuperar e voltar relativamente forte à medida que as pessoas começaram a sair e os consumidores estavam fazendo suas coisas.”, disse Hurrell. Ao mesmo tempo, houve um crescimento significativo na produção doméstica de leite na China. Hurrell disse que muito do leite produzido durante a fase de lockdown foi transformado em leite em pó porque era excedente às necessidades.
“Isso começou a afetar o mercado chinês quando víamos a recuperação da demanda. Então, houve uma grande quantidade de leite excedente entrando no mercado em um momento em que as pessoas estavam começando a voltar de suas restrições causadas pelo covid.”, explica o presidente-executivo.
Sobrepondo tudo isto estão indicadores econômicos, que sugerem que a economia está desacelerando mais rapidamente do que muitos previam. Segundo Hurrell, “há algumas coisas em jogo e o que se vê no contexto chinês é que quando há um pouco de incerteza como vemos agora naquela economia, as pessoas estão começando a poupar mais, de forma que seu consumo cai e seus padrões de poupança aumentam .”
As taxas de poupança dos consumidores chineses aumentaram significativamente. “Todas essas coisas prejudicaram a indústria em que atuamos.”, disse Hurrell.
Dentro do próprio mercado, a desaceleração da demanda está afetando principalmente o negócio de ingredientes da Fonterra devido à acumulação de reservas da oferta interna da China. No entanto, o negócio de foodservice e marcas de consumo continua crescendo cada vez mais, disse ele.
“Ainda há uma grande parcela da população gastando e fazendo suas coisas e temos uma posição muito forte no consumo fora de casa.”, completa Hurrell.
O negócio de marcas de consumo da Fonterra também está indo bem, embora tenha pequena presença nesse mercado. "Quando enviava o máximo de produtos possível para esses mercados, os produtos da Fonterra ficavam no topo desse mercado e não seria possível converter todos os seus produtos de ingredientes para foodservice ", disse ele.
Outros mercados também estão começando a compensar parte dessa folga, mas não na mesma proporção. Hurrell disse que “estamos vendo o Médio Oriente e a África emergirem como um mercado importante para nós e a Ásia Oriental continua forte e outras partes da Ásia, como o Japão e a Coreia, estão muito fortes. Mas não foi suficiente para compensar o que é um mercado importante para o nosso negócio de ingredientes.”
Esses mercados estão se saindo bem apesar dos rumores de uma desaceleração econômica global, mas a demanda não é suficientemente forte para puxar os preços para cima.
"É muito cedo para dizer o que isso significará a curto prazo, com o período de pico de produção de leite se aproximando rapidamente, à medida que os produtores procuram cortar custos devido ao baixo preço do leite ", disse ele.
“A forma como vemos isso acontecer em termos de oferta ainda não foi determinada. É um pouco cedo na temporada para termos qualquer tipo de indicador. Não estamos vendo o crescimento do leite que prevíamos e tudo o que os produtores fizerem entre agora e o Natal terá uma enorme influência no que acontecerá no novo ano civil.”
Hurrell reconhece que a situação dentro da fazenda é extremamente difícil, com o atual ponto médio bem abaixo do que é considerado um preço de equilíbrio do leite para a maioria dos produtores.
As informações são do Farmers Weekly, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.