ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Filosofia Lean é abordada em evento no Paraná

POR LIZIANA RODRIGUES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/12/2018

5 MIN DE LEITURA

0
9

Nos últimos dias 6 e 7 de dezembro, a AgriPoint esteve presente na segunda edição do Agro+Lean na cidade de Carambeí/PR. O evento teve como foco a importância da gestão de pessoas ‘para melhorar todos os dias’. Com o apoio da cooperativa Frísia, que fez a abertura do evento, o Agro+Lean contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas preocupadas em melhorar a gestão de suas propriedades.

Iniciando com a palestra especial do Professor Paulo Machado, idealizador do projeto Master Dairy Administration (MDA) e da aplicação da filosofia Lean para a produção de leite, foram apresentados os principais conceitos e valores do sistema. “Se o futuro depende do meu trabalho, quanto eu posso fazer? Não podemos ficar presos a horários. É importante envolver as pessoas para que elas façam para nós e por elas também. O segredo é o engajamento das pessoas, ter um propósito único” enfatizou ele. “Os funcionários são tão donos do negócio quanto o próprio dono, e esse relacionamento deve ser visto como uma parceria, pois o dono entra com o financeiro, mas o funcionário entra com a vida. Por isso, investir em gestão é aumentar a qualidade de vida”, complementou.

Agro+Lean 2018

O primeiro painel do evento foi sobre “Engajamento de equipes”, com a participação de Ana Paula Sekita, da Sekita Agronegócios, e Edison Tadano, da Alliance Milk.

Ana contou a história de sua família e os valores que aprendeu com seu pai Makoto, que estão de acordo com os valores preconizados na filosofia Lean. “A mudança começa de dentro e contagia pelo exemplo”, comentou ela sobre a importância da atitude do gestor na rotina da fazenda.

Edison acrescentou que devemos entender a diferença entre técnica e gestão. “Técnica é escolher as ferramentas certas para cada necessidade e  gestão é ter as pessoas certas para executar e trabalhar com aquelas ferramentas”, disse o produtor, que ainda reforçou: “Sonho que sonha só é só sonho, sonho que sonha junto vira realidade”. É preconizando isso que ele não abre mão de investir no engajamento da sua equipe para alcançar seus sonhos e conquistar melhorias em todos os setores da propriedade.

O segundo painel, sobre “Dar significado ao trabalho” teve como ponto alto alguns depoimentos. Profissionais como Ricardo Cogo, Coordenador de Pecuária Suinícola da Frísia e Victor Raphaell Maia, Controller de Pecuária na CIALNE - Companhia de Alimentos do Nordeste; Fortaleza (CE), expuseram as suas experiências. Segundo Cogo, é possível aplicar os conceitos da filosofia Lean em diferentes áreas do agronegócio. Na mesma linha, Victor destacou que é possível superar os desafios em ambientes mais adversos, desde que se tenha persistência e direção dos esforços para controlar o que realmente é ‘controlável’.

No terceiro painel foi discutido a importância do “Ambiente para engajar”. Os gerentes de propriedades Bruno Araújo da Fazenda Cravinhos (SP) e Jardel Ygor, da Fazenda Flor da Serra em Limoeiro do Norte (CE) apresentaram os cases de suas propriedades e as ações realizadas para melhorar o relacionamento com os funcionários. “A gente achava que era só tirar o leite e pronto”, foi o comentário de um dos funcionários de Jardel ao visitar um laticínio e entender melhor a importância do trabalho dele para o resultado final.

Além dos painéis de discussão, o evento contou com dois momentos de inspiração, com os casos de sucesso da Agropecuária Konquista apresentada pelo cooperado da Frísia Christian Kliewer e da Fazenda Malunga apresentada pelo proprietário Joe Vale.

Também, uma mesa redonda discutiu o tema “Complicar para quê?”, foram apresentando as experiências de padronização e simplificação do trabalho nas fazendas Palmital/ UFLA - Lavras (MG), na Frísia Cooperativa Agroindustrial (PR) e na Aplic Consultoria - Patrocínio (MG). Os convidados apresentaram soluções simples para facilitar o dia a dia das fazendas permitindo aos funcionários realizar o trabalho de forma mais simples e padronizada, entregando o serviço com qualidade e mais rapidamente.

Para manter os participantes motivados, a palestra “O poder do incômodo” proferida pelo Prof. José Luiz Tejon Mejido despertou a plateia para a importância de estar em constante movimento, busca de conhecimento e divisão dos aprendizados e ainda, manter o foco para o reais  objetivos e valores. Para ele, “o incomodo é fundamental para fazer o que tem que ser feito, e que é por esse motivo, que os grandes líderes se incomodam”.

Agro+Lean 2018

O último painel do dia foi sobre o tema “Para além do agro” e o impacto da filosofia Lean nos negócios e nas pessoas. Simone Rossa, Cooperada Frísia (PR) relatou que além de aplicar os conceitos Lean na propriedade familiar, ela também colocou em prática as teorias (com sucesso) nas tarefas domésticas “Se na atividade leiteira trabalhamos todos juntos, não seria justo as funções da casa ficarem só para a mãe”, comentou ela.

Carmem Alves, apresentou a Fundação Rogê (MG), projeto social sem fins lucrativos no Alto da Serra da Mantiqueira que forma técnicos especialistas em bovinocultura de leite. O curso incluiu o MDA no currículo escolar desde o início de 2017 e obteve muitas melhorias na formação de jovens e adolescentes.

Fechando este painel, Makoto Sekita contou a experiência de ter levado os conceitos e filosofias para toda a sua comunidade. “Queremos o conforto para nós e para os nossos funcionários. comentou Makoto. “Eu tenho uma nutricionista para minha vaca, mas não tenho para mim. Isso faz eu pensar que também devemos cuidar de nós mesmos”, brincou ele quando justificou os motivos pelos quais levou diversos especialistas na área de saúde, corporal e espiritual, para fazer o MDA. “Não estamos falando apenas de negócios, estamos falando de pessoas, de seres humanos e de qualidade de vida!”.

Ao final do primeiro dia de evento, parte da equipe se reuniu no palco e de acordo com Paulo Machado, ‘se dividíssemos nossos fracassos, muitos outros seriam evitados’. Na oportunidade, a data e estado do próximo evento foi anunciada (05 e 06 de dezembro de 2019) em Minas Gerais. Também, simbolicamente, o representante do anfitrião do evento deste ano no Paraná, Jefferson Pagno, Coordenador de Pecuária Leiteira da Frísia, repassou a placa do evento para Makoto Sekita.

Agro+Lean 2018

O Agro+Lean teve continuidade no segundo dia com visita a três fazendas da região a fim de que os participantes conhecessem na prática o sistema aplicado em algumas propriedades.

LIZIANA RODRIGUES

Zootecnista com Doutorado em Nutrição e Produção Animal pela UFLA e Coordenadora de Conteúdo do EducaPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures