Os americanos estão sentindo o aperto financeiro à medida que entram na temporada de férias para pagar praticamente tudo. De acordo com o Federal Reserve Bank de Nova York, a dívida total das famílias aumentou 1,3%, chegando a US$ 17,29 trilhões no terceiro trimestre de 2023. Também foi documentada a dívida pendente de cartão de crédito, totalizando US$ 1,1 trilhão no final do terceiro trimestre, um aumento de 17% em relação ao ano passado e de 34% em relação a dois anos atrás.
"Cerca de 8% das contas estão inadimplentes há mais de 30 dias, o maior número em mais de uma década", disse Phil Plourd, presidente da Ever.Ag Insights. "Os consumidores têm usado o crédito para preservar os gastos diante da inflação."
Plourd também aponta que o tráfego de restaurantes está caindo. "É claro que as pessoas vão comer e incluir os produtos lácteos em sua dieta, mas é difícil acreditar que a demanda será grande enquanto os consumidores estiverem se sentindo pressionados", disse ele.
Ben Laine, analista sênior do setor de laticínios da Terrain, disse que os níveis de gastos dos consumidores com comida em casa em comparação com os gastos com comida fora de casa têm implicações para os mercados de lácteos porque as pessoas consomem mais laticínios quando jantam fora ou pedem comida para viagem do que quando preparam sua própria comida.
"Em relação a 2024, o USDA prevê que os preços gerais dos alimentos aumentarão 2,1%", disse ele. "Isso está um pouco abaixo da média de longo prazo, mas vem na esteira de dois anos de alta inflação. Espera-se que os preços dos alimentos preparados em casa aumentem apenas 1%, enquanto o preço dos alimentos fora de casa deve aumentar 4,4%. Mesmo que a quantidade de alimentos em cada canal se mantenha estável, é provável que a tendência de uma parcela maior de gastos dedicados à alimentação fora de casa continue."
Barbara O'Brien, presidente e CEO da Dairy Management Inc. (DMI), disse que a demanda de lácteos no varejo, especialmente no mercado interno, parece boa. "Algumas verdadeiras estrelas brilhantes para os lácteos são o queijo, o iogurte e até mesmo o queijo cottage, que está crescendo dois dígitos", observa ela. "O creme de leite também está indo muito bem."
Kerry DeLaney, da General Mills, compartilhou a visão e o compromisso de sua empresa em impulsionar o crescimento na categoria de iogurte. Ele disse que eles estão planejando lançar um novo produto de iogurte com alto teor de proteína e baixo teor de açúcar em 2024 e compartilha que o iogurte em geral está em uma "posição muito, muito boa".
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.