ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entrevista: Jair Mello, da CCGL, fala sobre programas de assistência técnica pela indústria

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/05/2015

3 MIN DE LEITURA

8
0
Jair da Silva Mello é Engenheiro Agrônomo, formado na Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo/RS, com especialização em Produção Animal na mesma Universidade e no INTA Rafaela/Argentina. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural.

Sempre atuando no Agronegócio Cooperativo, ele desenvolveu diversas atividades e projetos, tanto na produção vegetal quanto na produção animal. Trabalhou na COTRIJUI até 2006, onde desempenhou desde a função de Extensionista e de Diretor de Produção Agropecuária.

Atualmente é Gerente da CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda., em Cruz Alta/RS, onde é o responsável pelo suprimento de leite à fábrica, pela área de difusão de tecnologias e pela organização junto as Cooperativas das metas e estratégias dos processos de compra e precificação.

Já tendo ministrado aulas em cursos de pós graduação e especialização, além de palestras em eventos de pecuária leiteira, Jair participará pela primeira vez do Interleite Sul, e entra para o portfólio de profissionais de sucesso que o MilkPoint reúne em seus eventos.

O gerente de Suprimento de Leite da CCGL será um dos destaques do evento, que será realizado em Foz do Iguaçu, PR, entre 18 e 19 de junho próximo, abordando o tema “Diretrizes e resultados de um programa de assistência técnica implantado pela industria” na manhã do dia 19 de junho.

Abaixo o MilkPoint entrevistou Jair para adiantar alguns pontos da palestra, confira:

MilkPoint: Nas últimas 2 décadas, a maior parte dos serviços de assistência técnica das empresas de laticínios (incluindo cooperativas) foi reduzida. Agora, parece haver um movimento contrário? Você concorda? Por quê?

Jair da Silva Mello: Concordo, porque somente uma assistência técnica de qualidade e eficaz é capaz de fazer o produtor crescer com renda e sustentabilidade. Quando as Cooperativas e empresas reduziram esse serviço, o produtor ficou a mercê do mercado, muito focado na relação comercial de compra e venda (preço) e a gestão ficou de lado.

MP: Quais os pilares do trabalho da CCGL nesse quesito?

JM: A CCGL está focada num trabalho que trás renda ao produtor, melhoria na qualidade de vida da família e sustentabilidade ambiental. Buscamos a melhoria contínua dos indicadores zootécnicos e econômicos, como: aumento na produtividade da vaca, produtividade da terra e da mão de obra, com redução no custo de produção e aumento de renda, via a utilização de tecnologias simples e que entregam resultado.

MP: O que, em sua opinião, fideliza o produtor ao laticínio?

JM: A relação clara de parceria e a confiança no negócio. Não é apenas preço, mas um trabalho com diferencial que agregue valor ao produtor.

MP: O RS passou por situações difíceis nos últimos anos, em função de denúncias de fraudes e problemas com empresas. O que isso vem gerando de mudanças no setor?

JM: Profissionalização da cadeia leiteira, com empresas sérias e produtores comprometidos, resultando em segurança e qualidade do leite produzido.

MP: Quem for ao Interleite Sul, em 18-19 de junho, sairá com que informações de sua apresentação, em linhas gerais?


JM: Poderá ver e ouvir sobre os resultados de um trabalho focado no produtor, na renda e na família, desenvolvido por Cooperativas. Resultados de produtores que irão permanecer e crescer na atividade, com profissionalismo, gestão e sucessão familiar.

Interleite Sul

O Interleite Sul 2015 irá ocorrer nos dias 18 e 19 de junho, em Foz do Iguaçu. É organizado pelo MilkPoint, com a co-realização da Ceres Qualidade e do programa Oeste em Desenvolvimento. Conta também com o patrocínio diamante especial do Sebrae e da Itaipu Binacional; com o patrocínio diamante da Vallee; com o patrocínio platina da Adisseo, Agroceres Multimix, Bayer, Itambé e Vetoquinol; e com a participação da Inabor e CRV Lagoa. Possui ainda o apoio da FAEP/Senar, Cooperideal, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), UDC Centro Universitário, Parque Tecnológico Itaipu, FIEP, AMOP, Caciopar, APCBRH, Embrapa, Emater, Sindvet, GTPS, CCAS, dos jornais Folha Agrícola e O Presente Rural e das Revistas Feed & Food, Leite Integral, Mundo do Leite, Inforleite, Balde Branco e da Revista SindRural.

O evento terá 14 palestrantes nacionais e internacionais, tratando de temas de interesse para o mercado e para a produção de leite no Sul do país. Um momento de ampliação de conhecimento, relacionamento e negócios.

Não fique de fora desse grande encontro! Para conhecer a programação e realizar a sua inscrição acesse www.interleite.com.br/sul. Participe!

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GLAUCIA MEDEIROS DE FARIAS

SÃO MIGUEL - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/05/2015

Sábias palavras Wagner Beskow. O Jair sempre foi referencia para quem trabalha com  assistencia técnica no setor leiteiro. Com certeza sua palestra sera muito boa e proveitosa.
JOSE ROBERTO DIAS

EM 09/05/2015

Concordo pois tem cooperativas que so aumenta capital lojas e fabrica e não valoriza o cooperado .
MÁRCIO ESTANISLAU ELOI

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/05/2015

Sem duvida, sem assistencia, sem sucesso, mas como bancar esta assistência sendo um pequeno produtor, as cooperativas, na maioria das vezes, não tem esta assistencia, ogoverno não banca, vejo muita convers e pouca ação
HUGO ZARDO FILHO

PANAMBI - RIO GRANDE DO SUL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 08/05/2015

Sorte e sucesso.
MAICON HEITOR DO NASCIMENTO

NAZARENO - MINAS GERAIS

EM 08/05/2015

Boa tarde



Excelente artigo



Concordo, porque somente uma assistência técnica de qualidade e eficaz é capaz de fazer o produtor crescer com renda e sustentabilidade.



Jair DA Silva Mello Parabéns
JAIR DA SILVA MELLO

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/05/2015

Obrigado Wagner, pelo seu comentário e apreço. Abraço.
WAGNER BESKOW

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 07/05/2015

Jair Mello é um profissional sem igual. Raríssimas pessoas combinam o grau de experiência e conhecimento que ele tem de toda a cadeia do leite, com a simplicidade e a humildade que lhe são característicos.



O considero o profissional mais completo do Brasil para desempenhar a função de gerador de grandes volumes de leite com ganhos para todos. Acima de tudo, Jair é um grande agregador de pessoas e de forças, conseguindo criar ambientes de convívio e produção que seriam até impensáveis.



Se você gostaria de ouvir um guru do cooperativismo moderno (aquele baseado em eficiência, não em desvios nem em politicagem alheia aos interesse dos produtores), que entende e domina o processo desde o solo até o mercado internacional, não perca essa oportunidade.
JOAO ALOISIO HAAS

OUTRO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 07/05/2015

Acho muito importante demonstrar o diferencial que as Cooperativas tem a oferecer aos produtores de leite. Ações de Assistência Técnica atuante junto aos produtores são, no meu entender o caminho mauis rápido, talvez o único capaz de reverter a atual  situação da falta de qualidade do leite no Brasil em relação aos demais países pelo mundo afora. Precisamos trabalhar cada vez mais questões como: sanidade e bem estar animal, custos de produção, gestão das propriedades, promovendo dessa forma uma verdadeira revolução de qualidade no campo se quisermos vislumbrar um futuro mais promissor, capaz de abrir novos mercados e assim fortalecer toda cadeira do leite em que estamos inseridos.  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures