ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Contato humano melhora o bem-estar de bezerras leiteiras

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/06/2023

5 MIN DE LEITURA

0
4

Atualizado em 05/06/2023

Pesquisadores da Universidade da Flórida demonstraram que a socialização com outras bezerras e um toque humano – mesmo por apenas 5 minutos de cada vez – pode melhorar o bem-estar das bezerras leiteiras.

Pesquisas mostram que bezerras leiteiras são ativas na época da alimentação com leite e frequentemente apresentam comportamentos orais não nutritivos, principalmente durante o desmame.

Práticas convencionais de criação de bezerras leiteiras envolvendo isolamento social rotineiro e oportunidades restritas para comportamento de alimentação natural têm uma série de efeitos prejudiciais no desenvolvimento comportamental. Uma preocupação comum é o desempenho extensivo de comportamento oral anormal em bezerras leiteiras, incluindo sucção dirigida e manipulação oral e sucção cruzada em bezerras alojadas socialmente, o que pode comprometer o bem-estar da bezerra.

Considerando o envolvimento humano na criação de bezerras em fazendas leiteiras convencionais, as relações homem-animal podem ser um componente importante do ambiente inicial da bezerra leiteira com implicações no desenvolvimento comportamental.

Geralmente, o gado é altamente motivado a procurar substratos de contato, com bezerras conhecidas por frequentemente buscarem contato humano; pode-se especular que as bezerras podem achar que os humanos imitando o cuidado de animais é recompensador.

É relatado que o manuseio humano suave tem vários efeitos positivos em bezerros jovens, incluindo reatividade reduzida à presença humana e maior facilidade de manuseio.

Estudos anteriores mostram que, quando os bezerros recebem contato humano positivo após as refeições com leite, exibem menos comportamentos de evitação, são mais fáceis de transportar e experimentam estresse reduzido. No entanto, o bem-estar dos bezerros leiteiros às vezes é negligenciado nos esforços para diminuir os custos de criação dos bezerros.
 


 

Fornecendo contato humano

Neste estudo, os pesquisadores avaliaram os efeitos interativos do alojamento social e do contato humano após a alimentação, incluindo coçar para imitar a escovação ou a limpeza, em comportamentos orais não nutritivos pós-alimentação e repouso, durante o início do período de desmame.

O bem-estar da bezerra durante a fase de desmame é de grande importância para a indústria de laticínios, uma vez que os comportamentos orais não nutritivos em bezerras leiteiras geralmente aumentam durante o desmame.

Este estudo consistiu em bezerras holandesas alojadas individualmente e bezerras alojadas em pares. O contato humano foi fornecido na forma de coçar os animais abaixo do pescoço. O humano esteve presente por 5 minutos dentro da janela de 15 minutos após a alimentação matinal com leite. O comportamento foi gravado continuamente em vídeo por 1 hora após a alimentação com leite.
 

Impacto do contato humano

Os resultados (Figura 1) mostraram que as bezerras alojadas individualmente realizavam mais sucção direcionada ao curral quando não recebiam contato humano após a alimentação em comparação com bezerras alojadas em pares, mas o contato humano reduzia a duração dos comportamentos orais não nutritivos direcionados ao curral para um nível que não diferiu das bezerras alojadas em pares.

Figura 1 – Efeitos do contato humano na duração de comportamentos orais não nutritivos em bezerras leiteiras individuais (IH) e alojadas em pares (PH).

A manipulação oral direcionada ao curral, geralmente na forma de movimento da língua com a boca sobre uma barra, foi a forma mais prevalente de comportamento oral não nutritivo. Em geral, houve um efeito do contato humano na redução da duração total do comportamento oral não nutritivo, independentemente do sistema de alojamento; em bezerras alojadas em pares, a duração da sucção cruzada foi reduzida quando receberam contato humano.

Em relação ao tempo de descanso, as bezerras passaram mais tempo deitadas na hora seguinte à alimentação quando receberam contato humano, independentemente do sistema de alojamento. E, em contraste, o comportamento oral não nutritivo direcionado à cama (normalmente lamber ou ingerir material da cama) ocorreu em menor grau e não foi afetado pelo sistema de alojamento ou contato humano, possivelmente sugerindo que é motivado de forma diferente do comportamento oral direcionado ao curral. “Esses resultados sugerem que o efeito do contato humano na redução do comportamento oral não nutritivo foi em grande parte impulsionado pela redução na sucção direcionada ao curral em bezerras alojadas individualmente, enquanto a redução na sucção cruzada em bezerras alojadas em pares foi parcialmente devido ao redirecionamento comportamento oral não nutritivo dirigido por humanos”, concluíram os pesquisadores.
 

Influência dos sistemas de alojamento

Os pesquisadores do estudo atual enfatizaram que os resultados apoiam o papel de ambientes de alojamento restritivos na expressão de comportamentos orais anormais, destacando a necessidade de considerar abordagens mais complexas ou naturalistas para a criação de bezerras leiteiras.

Curiosamente, um estudo semelhante publicado na revista Plos One avaliou o comportamento antecipatório em relação a uma recompensa como um indicador do bem-estar de bezerras leiteiras em diferentes ambientes de alojamento e descobriu que o estado emocional das bezerras é afetado por suas condições de alojamento e enfatizou a importância do alojamento qualidade para o bem-estar de bezerras.

Os pesquisadores declararam: “Nossas descobertas sugerem que bezerras alojadas em condições restritas de enriquecimento podem ser mais sensíveis à apresentação de recompensas e mudanças na qualidade da recompensa, indicando um estado emocional mais negativo em comparação com bezerras em um ambiente enriquecido”.

Os pesquisadores também encorajaram trabalhos futuros para entender os aspectos das condições de alojamento que contribuem para as diferenças nos estados emocionais.

Sabe-se que em fazendas que praticam alojamento único, as bezerras são criadas individualmente em baias ou gaiolas geralmente por 2-8 semanas, principalmente com o objetivo de diminuir o risco de transmissão horizontal de doenças e ajudar os produtores a monitorar a ingestão de leite e a saúde das bezerras. No entanto, vários estudos destacam a desvantagem do alojamento individual no bem-estar das bezerras.

Por outro lado, a associação entre alojamento em grupo e morbidade é afetada pelo tamanho do grupo, com bezerras mantidas em grandes grupos apresentando maior risco de doenças. Uma compensação entre o alojamento individual e o alojamento em grupo é o alojamento em pares, onde o contato físico é limitado a apenas uma outra bezerra e o risco de transmissão de patógenos é limitado.
 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que comportamentos orais não nutritivos em bezerras leiteiras ocorrem principalmente em torno das refeições e são influenciados por sistemas de alojamento e interação humana, entre outras possibilidades.

“Também é possível que nossos efeitos observados dependam da novidade do contato humano fornecido, pois este foi um estudo de curto prazo focado especificamente no período de desmame. O trabalho futuro pode explorar os efeitos de estratégias de manejo mais recorrentes envolvendo diferentes níveis de presença humana em torno da alimentação com leite”, disseram eles.

Eles acrescentaram que, embora seja improvável que a interação humana rotineira e prolongada seja viável na maioria das fazendas leiteiras, esses resultados sugerem que mesmo um breve contato humano em torno da alimentação com leite pode ser benéfico para reduzir o comportamento oral não nutritivo das bezerras e melhorar seu bem-estar.

As informações são do Dairy Global, traduzidos e adaptadas pela equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures