A Bifidobacterium longum subsp. longum foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), permitindo que o ingrediente seja utilizado em suplementos alimentares e produtos alimentícios comercializados no Brasil.
A Bifidobacterium longum subsp. longum (designado como BB536) tem sido usada em vários produtos, incluindo bebidas lácteas, iogurtes, fórmulas infantis e suplementos nutricionais. Foi descoberta em 1969 e numerosos estudos – mais de 240 de acordo com a Morinaga Milk Industry Co., Ltd – foram realizados para determinar os seus benefícios para a saúde, que incluem a estabilização da microbiota intestinal e a prevenção da inflamação.
O ingrediente é usado em mais de 30 países, incluindo EUA, China e Japão. Nos EUA, tem o estatuto GRAS (Geralmente Reconhecido como Seguro) para utilização em fórmulas infantis e alimentos e também foi aprovado como um “novo ingrediente alimentar” na China para utilização em alimentos para bebês e crianças pequenas. No Brasil, a BB536 já pode ser utilizada em alimentos e como suplemento nutricional.
A Morinaga Milk afirma antecipar “um futuro promissor” para o mercado brasileiro de suplementos probióticos; a aprovação também significa que a empresa estaria no caminho certo para atingir uma taxa de vendas no exterior de 15% até 31 de março de 2029.
“Estamos entusiasmados em anunciar a aprovação do BB536 pela ANVISA para uso em suplementos e alimentos convencionais no Brasil”, comentou Yoshihiko Ushida, gerente geral do Departamento de Negócios Internacionais B to B da Morinaga Milk. “Essa conquista ressalta nosso compromisso em produzir probióticos de alta qualidade e cientificamente validados, que contribuem para o bem-estar dos consumidores em todo o mundo.” À medida que a Morinaga Milk avança, a empresa está entusiasmada com as oportunidades apresentadas por este marco.
De acordo com dados da Euromonitor International citados pela empresa, o mercado brasileiro de suplementos probióticos deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cerca de 9% entre 2013 e 2022, e o tamanho do mercado mais que dobrou para aproximadamente US$ 200 milhões.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.