ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embaré oferece programa de assistência técnica para produtores rurais parceiros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/11/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Balanceamento da dieta do gado, disponibilidade de volumoso, qualidade do leite, sistema de produção, gestão da produção e mão de obra são alguns dos desafios enfrentados diariamente pelos produtores de leite. Com o intuito de apoiar os seus 1.524 fornecedores de leite e 12 cooperativas parceiras, a Embaré desenvolveu um programa de assistência técnica e gerencial denominado Embaré Assist.

O Embaré Assist é um projeto subsidiado pelo programa Mais Leite Saudável (PMLS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que permitiu à empresa ampliar os projetos de fomento já existentes, além da criação de outros novos. A previsão é que nos próximos anos seja realizado um investimento em assistência técnica de R$ 7 milhões.

De acordo com o gerente de captação e fomento da Embaré, Yago Silveira, “o produtor rural é parte essencial do negócio da empresa. Por isso, a Embaré tem investido continuamente para transformar a vida daqueles que, assim como a companhia, acreditam na atividade leiteira e seu potencial”, explica, para complementar: “atualmente são assistidos mais de 300 produtores. O objetivo é expandir ainda mais esse número, alcançando mais produtores e transformando a realidade de mais famílias que se dedicam a pecuária leiteira, trazendo mais valor agregado, rentabilidade e crescimento sustentável para seus negócios”.

Com o apoio de expertise de grandes empresas, como o SEBRAE, o programa oferece orientações técnicas e acompanhamento, além de soluções essenciais para o planejamento de área e estudo de melhor cultura, pesagem de leite e arraçoamento, estudo de viabilidade de cada matéria prima dentro da dieta formulada e implementação de sistema mais flexível e eficiente.

Além disso, o Embaré Assist irá capacitar para melhora de processo da qualidade do leite; vistoria, regulagem, orientação de manutenção da ordenha e outros equipamentos; identificação e implementação de ações corretivas; e implementação de plano de ações e capacitação de mão de obra.

O projeto prevê uma assistência flexível às necessidades e deficiências de cada fazenda, além de oferecer um conceito de produção mais resiliente às variações do preço do leite e dos insumos utilizados.

No que diz respeito ao sistema de produção, o Embaré Assist oferece estratégias de melhoria do conforto animal e análise, além de auxiliar na identificação de alternativas mais rentáveis para a fazenda. No âmbito da gestão da produção, busca-se oferecer soluções como a adoção de análise de indicadores zootécnicos e avaliação de desempenho da mão de obra; análise do custo de produção e definição de melhorias a serem implementadas; definição dos objetivos da propriedade e verificação constante dos objetivos.

Para a produtora rural Juliana Rabelo, que junto com Rafael Ramon Rabelo gerencia uma fazenda em Itaguara/MG, adotar a assistência gerou melhorias consideráveis no sistema de produção. “Apesar de estarmos vivendo um momento difícil, por conta da pandemia, conseguimos aumentar nossa produção. Com as orientações do técnico, passamos a ter um olhar diferenciado para os lotes de bezerra e vaca, avaliando pontos de melhoria. Além disso, por meio do programa, conseguimos a certificação de boas práticas agropecuárias (BPA), que era um sonho para toda fazenda. Com incentivo e assistência, adotamos e já estamos, há 10 meses, recebendo a bonificação’’, comenta.

Outro produtor rural apoiado pelo programa é Leonardo Augusto da Silva. Para ele, as estratégias adotadas aumentaram a produção da fazenda. “Produzíamos cerca de 120 litros de leite. Com o sistema implantando pelo Embaré Assist, passamos a estabelecer metas de produção e a trabalhar com técnicas de inseminação e manejo dos animais, que antes não tínhamos conhecimento. O resultado disso foi que, em dois anos, aumentamos a produção de 120 litros para mais de 1.000 litros de leite na fazenda”, destaca.

As informações são da Assessoria de Imprensa, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Leia também:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures