ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: de vilões a heróis, queijos puxam valor de referência do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
2
Após terem chegado ao menor patamar de preço do ano em maio, os queijos tiveram uma valorização acentuada ao longo dos últimos 40 dias e puxaram o valor de referência do preço no mercado paranaense. O principal destaque foi a muçarela, cujo preço médio aumentou 47,5% do início de maio a 7 de julho, chegando ao seu segundo maior patamar em dez anos. Os dados foram apresentados em reunião virtual do Conselho Paritário Produtores/Indústria do Paraná (Conseleite-PR), realizada nesta terça-feira (21). O colegiado aprovou o valor de referência projetado de R$ 1,6986, para o leite entregue em julho a ser pago em agosto. 
 
“É impressionante a variabilidade que este derivado [a muçarela] teve no período. Os queijos, que eram os vilões, passaram a heróis”, comparou José Roberto Canziani, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um dos responsáveis pelo levantamento. 
 
Além da muçarela, outros queijos também tiveram valorização expressiva. De maio ao primeiro decêndio de julho, o preço do queijo prato avançou 33,4% e o do provolone, 14,1%. Parmesão e requeijão tiveram oscilação positiva de 4,8% e 5,6%, respectivamente. Outro ponto que demonstra a força momentânea dos queijos é a relação com o leite UHT. Na média histórica, um quilo de muçarela, por exemplo, corresponde ao preço de sete litros de UTH. Em março, a relação estava inferior a seis. Com a valorização, um quilo da muçarela passou a corresponder a 8,5 litros de UHT. 
 
A última vez que o preço dos queijos teve uma alta tão acentuada em um período curto foi em julho de 2016. Na ocasião, após a valorização súbita, os preços também despencaram rapidamente nos meses seguintes. Por isso, os especialistas fazem um alerta. “É um momento de extrema cautela, porque é um momento atípico. Estamos em um momento em que as variações são muito positivas, mas, em breve, podem ser muito negativas”, apontou a professora Vânia Guimarães, da UFPR, que também elaborou o acompanhamento de mercado. 
 
Alta 
 
Com a exceção de alguns derivados, como iogurte e doce de leite, que se mantiveram estáveis, os outros produtos também tiveram oscilação positiva – embora em variação não tão expressiva quanto a dos queijos. Diante deste cenário, o valor de referência do leite aumentou 22%, de maio para junho, saltando de R$ 1,3046 para R$ 1,5975. 
 
Na avaliação do vice-presidente do Conseleite-PR, Ronei Volpi, apesar de o mercado aquecido, o setor deve adotar um tom de prudência, em razão cenário atípico provocado pelo combate à Covid-19. “Embora o cenário aponte para preços favoráveis, a situação conjuntural aconselha termos cautela em função das incertezas econômicas, sociais e de mercado, em função da pandemia”, disse o vice-presidente do Conseleite-PR, Ronei Volpi.
 
 
As informações são do Sistema FAEP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures