ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Danone North America expande programa de agricultura regenerativa no setor leiteiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/01/2021

5 MIN DE LEITURA

0
0

A Danone North America continua expandindo seu programa de agricultura regenerativa. Segundo a empresa, atualmente esse é o programa para agricultura regenerativa no setor de lácteos mais abrangente dos Estados Unidos.

Em dezembro, a empresa revelou os resultados do terceiro ano de seu programa de pesquisa de saúde do solo de vários milhões de dólares. Lançada em 2017, a iniciativa de saúde do solo reúne especialistas e acadêmicos para criar programas de saúde do solo para beneficiar fazendas e comunidades em todo o portfólio da Danone North América.

Agora que está completando seu terceiro ano, o programa de pesquisa quase triplicou para mais de 82.000 acres (cerca de 33.100 hectares), incluindo 28.000 acres (11.300 hectares) orgânicos, em todos os EUA e Canadá, e recentemente se expandiu para pomares de amendoeiras no vale central da Califórnia.

Nicholas Camu, vice-presidente de agricultura da Danone North America, disse: "Na Danone, acreditamos que a agricultura regenerativa - uma série de práticas agrícolas inovadoras que ajudam a bloquear o carbono no solo a que pertence - é uma solução chave para combater as mudanças climáticas. Temos orgulho de estar fazendo um progresso real com nossas parcerias de agricultura regenerativa e de, junto com nossos agricultores, estarmos liderando o caminho com o programa mais abrangente desse tipo nos Estados Unidos. Esperamos que nosso trabalho inspire outros a se unirem e promoverem um impacto maior.”

O objetivo da iniciativa de saúde do solo da Danone é melhorar a matéria orgânica dos solos, levando a um maior sequestro de carbono e melhores rendimentos, reduzir o uso de produtos químicos, restaurar a biodiversidade e aumentar a capacidade de retenção de água no solo, levando a uma melhor resiliência econômica agrícola a longo prazo.

No terceiro ano do programa de saúde do solo de cinco anos, a Danone North America avaliou o progresso com foco em cinco áreas principais da agricultura regenerativa: saúde do solo, biodiversidade, água, carbono e economia e produtividade. A empresa tem parceria com Consultores Ambientais Sustentáveis ??e sua plataforma EcoPractices para conduzir uma análise de sustentabilidade em nível de campo e relatar sobre a saúde do solo e objetivos relacionados, levando à melhoria contínua nas fazendas inscritas. A avaliação do terceiro ano revelou atualizações de desempenho em cinco áreas de impacto ambiental.

Protegendo e restaurando o solo: No terceiro ano do programa para aumentar a matéria orgânica nos solos, os agricultores parceiros plantaram culturas de cobertura em 64% da área do programa versus a média nacional de 5% e praticaram práticas de manejo de plantio direto ou reduzido em 77% da área do programa contra a média nacional de 33%. Os resultados mostraram que 93% dos campos do programa apresentaram valor de índice de condicionamento do solo positivo no terceiro ano do programa.

Fomentando a biodiversidade com espécies, variedades e vida selvagem: para apoiar o habitat da vida selvagem e polinizadores, como abelhas e borboletas, que são essenciais para a agricultura - e garantir um fornecimento mais resiliente e sustentável para os agricultores parceiros - a Danone North America dobrou o número de espécies de culturas, até 32, incluindo gramíneas, leguminosas e brássicas para promover a diversidade de culturas.

Preservando e protegendo os sistemas de água: Isso envolveu o aumento da capacidade de retenção da água do solo por meio de um melhor gerenciamento da saúde do solo e da proteção do abastecimento de água por meio de tecnologias como sondas de umidade do solo, tiras de filtro e tampões saturados.

Redução das emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono: até o momento, o programa de saúde do solo da Danone North America reduziu mais de 80.000 toneladas de dióxido de carbono equivalente e sequestrou mais de 20.000 toneladas de carbono por meio de práticas regenerativas de saúde do solo, avançando os esforços em direção à sua meta de  carbono líquido zero global em 2050.

Garantindo a viabilidade contínua: O programa monitora rendimentos aprimorados e eficiência, e apoia a proposta de valor econômico do agricultor, alcançando custos de insumos mais baixos associados à aplicação reduzida de nutrientes, apoiando a resiliência econômica da fazenda como resultado de práticas de agricultura regenerativa.

Em 2020 o programa cresceu 64%, permitindo que a Danone North America continuasse apoiando os agricultores na implementação de práticas inovadoras de gestão agrícola. Ao longo dos próximos dois anos, a empresa pretende estabelecer metas colaborativas com os agricultores parceiros, fazer piloto de tecnologias inovadoras para impulsionar a mudança, lançar ferramentas e programas líderes da indústria para encorajar uma maior adoção de gestão regenerativa, financiar projetos para acelerar mais impacto e atingir a adesão de 100.000 acres (40.400 hectares) no âmbito do programa de agricultura regenerativa.

"Estamos agora há três anos em nosso programa de pesquisa de saúde do solo, e estabelecemos uma base sólida de pesquisa e dados até o nível de campo individual. Nossos parceiros agricultores são muito receptivos e engajados em nosso programa, e este ano demos as boas-vindas a vários novos agricultores parceiros para o programa com a expansão para pomares de amêndoas e aumento de nossos acres com laticínios orgânicos", disse Ariel Wildenauer Desmarais, diretor sênior de abastecimento agrícola da Danone North America.

"Nos próximos dois anos, esperamos levar nossas descobertas, resultados quantitativos e planos de melhoria, para aumentar as práticas de agricultura regenerativa no campo e lançar um investimento financeiro abrangente e modelo de impacto, que apoiará os agricultores e seus parceiros, confirmando o impacto duradouro - tanto econômica quanto ambientalmente. "

Uma das fazendas ativas no programa de saúde do solo nos últimos três anos é a VanTilburg Farms, no noroeste de Ohio, co-proprietária da MVP Dairy, LLC. Boyd VanTilburg começou a cultivar em 1902 com 80 acres (32,2 hectares), e hoje seus bisnetos, Matt, Kyle e Luke VanTilburg, estão cultivando mais de 4.000 acres (1600 hectares) de safras não-OGM para MVP Dairy, LLC, todas parte do programa de saúde do solo da Danone North América.

"Como uma família que cultiva há mais de 100 anos, estamos comprometidos em usar práticas de conservação para preservar a terra para as gerações futuras", disse Kyle VanTilburg da VanTilburg Farms e MVP Dairy, LLC.

"Temos a sorte de trabalhar diretamente com a Danone North America para avaliar e melhorar continuamente a saúde do solo de nossa fazenda, permitindo-nos incorporar práticas de agricultura regenerativa para gerar retornos a longo prazo. Estamos orgulhosos do progresso até agora deste programa abrangente e queremos encorajar outros a se juntar a nós e garantir o futuro financeiro e ambiental de suas fazendas.”

As informações são do Dairy Reporter.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures