ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS decreta operação emergencial para recolhimento de leite de produtores afetados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/05/2024

2 MIN DE LEITURA

2
10

A situação no Rio Grande do Sul tem se tornado crítica devido às intensas chuvas que assolam o estado, afetando severamente a produção e entrega de leite para as indústrias. Estimativas da Gadolando e do Sindilat-RS indicam que cerca de 40% do leite não está sendo entregue devido a propriedades alagadas e isoladas, impossibilitando o recolhimento do produto.

Diante desse cenário, uma operação emergencial para a captação do leite, foi decretada. A Gadolando, em colaboração com o Sindilat e a Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul - Apil, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - Seapi, determinou um acordo que permite a todo produtor de leite do estado a entrega de sua produção à indústria que conseguir acessar primeiro a propriedade, evitando assim o desperdício do produto.

Conforme o comunicado enviado pela Gadolando para os produtores, “se tem uma indústria com acesso, que o leite vá para esta até abrir as estradas.” Guilherme Portella, presidente do Sindilat-RS, enfatiza, “Estamos sensíveis à situação, a prioridade é não deixar o produtor sem entregar o leite, e receber por isso”.

Guilherme ainda pontuou que é cedo para avaliar questões como desabastecimento ou alta nos preços do leite, já que ainda não há dados contingenciados. “A preocupação agora é tentar captar o leite para não desamparar o produtor”, afirma.

Além disso, conforme noticiado aqui, muitos produtores enfrentam dificuldades como a falta de combustível para os geradores, o que resulta em situações extremas, como o descarte do leite ou a redução na ordenha dos animais. A escassez de alimentos para o rebanho, a falta de energia e água agrava ainda mais a situação.

Problemas também estão sendo enfrentados pelas indústrias do Estado, afetadas por quedas de energia elétrica e contaminação de poços de água e de estações de tratamento de efluentes. Os insumos também representam uma dificuldade, há registro de falta de embalagens, que tiveram a entrega comprometida.

Por outro lado, a Lactalis, uma das grandes empresas do setor, também está tomando medidas para lidar com a crise. Com cinco de suas fábricas localizadas no Rio Grande do Sul, a empresa enfrenta redução significativa na produção devido às enchentes, como é o caso de Teutônia, onde a produção foi reduzida em 70%.

Para enfrentar a crise de desabastecimento na capital, Porto Alegre, a Lactalis decidiu redirecionar sua produção para água potável. "Agora que o nível da água baixou, conseguimos retomar a captação e vamos começar a produção de água potável no lugar do leite", diz Portella, que também é diretor de Comunicação e ESG da Lactalis. A entrega está prevista até sexta-feira. A iniciativa da empresa conta com apoio de fabricantes de embalagens e agora busca parceiros para o disponibilizar 45 caminhões para o transporte urgente do recurso.

Diante desses esforços conjuntos, tanto as instituições do setor quanto as empresas estão concentrando seus esforços na mitigação dos impactos das chuvas priorizando a proteção das vidas e o apoio mútuo em tempos de crise.

Confira aqui como ajudar os produtores de leite do Rio Grande do Sul.




As informações são da Folha de São Paulo e Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WANDELL SEIXAS

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 08/05/2024

É entristecedor que tudo isto esteja acontecendo com nossos irmãos gaúchos. Mas, tenho certeza e fé em Deus que os sul- riograndenses saberão superar essas terríveis adversidades.
FRANCISCO LOURENÇO

MARCELINO RAMOS - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/05/2024

Parabéns pela a iniciativa, neste momento crítico para todos nós gaúchos, parabenizo as entidades mui especialmente à Apil ,na pessoa do seu presidente Humberto Brustolin.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures