A Danone está entrando na categoria de iogurtes mistos, avaliados em US$ 1 bilhão, com ofertas saudáveis que, segundo a gigante dos laticínios, atrairão consumidores que não gostam de produtos similares que consideram indulgentes.
A gigante de alimentos e bebidas está lançando sua plataforma mix-in sob a bandeira Remix. Será lançado inicialmente para três marcas de seu portfólio de iogurtes, cada uma atendendo a necessidades nutricionais específicas: Light + Fit com baixas calorias, Oikos com alto teor de proteína e Too Good & Co (antes chamado de Two Good) com baixo teor de açúcar.
Rafael Acevedo, presidente do negócio norte-americano de iogurtes da Danone, disse em uma entrevista que muitas pessoas estão relutantes em comprar produtos mix-in existentes porque sentem que não são saudáveis e não têm alguns dos atributos que procuram adicionar aos seus produtos. Ele estimou que 40% do mercado de mix de iogurte vem de itens embalados; o restante é feito pelos consumidores em casa.
“Há um grande segmento de consumidores neste momento que não participa da categoria porque sente que é uma categoria muito indulgente”, disse Acevedo. “Queremos transformar isso.”
Cada marca terá inicialmente três sabores mixados. A Oikos, por exemplo, tem Coco Almond Chocolate; Light + Fit oferece Cheesecake de Morango e Too Good & Co. oferece Blueberry Almond Oat Crisp.
Ao lançar produtos mix-in com baixo teor de açúcar, alto teor de proteína ou baixas calorias, a Danone está confiante de que poderá atrair consumidores para a categoria de iogurte e expandir ainda mais as ocasiões de uso de suas marcas. Tradicionalmente, o iogurte tem sido recluso ao café da manhã, mas a adição de mix-ins o torna mais oportuno nos lanches em outros momentos do dia.
As novas misturas surgem num momento em que os americanos comem mais snacks do que nunca, cerca de 90% consomem snacks uma a três vezes por dia. Ao mesmo tempo, a Danone observou que quase metade dos consumidores afirma estar tentando uma alimentação saudável. A sobreposição cria uma excelente oportunidade de mercado para a Remix.
Acevedo disse que, em vez de simplesmente criar mix-ins para cada marca, o estabelecimento do nome Remix permite que a Danone construa a escala que pode oferecer aos varejistas, bem como uma única mensagem de lanche para se comunicar com os consumidores. Ele disse que a Danone planeja eventualmente “alavancar” o Remix em outras marcas de iogurte que possui.
O Remix da Danone é o mais recente produto na categoria de iogurtes que permite a adição de ingredientes secos imediatamente antes do consumo.
Entre os mais populares está o Flip da Chobani, que faturou mais de US$ 450 milhões nas 52 semanas encerradas em 16 de março, segundo dados da Nielsen fornecidos pela empresa. A Flip, que estreou há uma década, experimentou um aumento de 7,5% nas vendas ano a ano durante o mesmo período, superando o crescimento total da categoria de iogurte de 7,2%.
A estreia do Remix também coincide com o reposicionamento da Danone de sua popular marca Two Good lançada em 2019.
Inicialmente, o nome Two Good era uma referência aos dois gramas de açúcar em cada copo de iogurte. Mas à medida que a Danone expande a marca para novas ocasiões de uso, como mix-ins, nem sempre será viável consumir dois gramas de açúcar. Decidiu mudar o nome para Too Good & Co. para destacar seu sabor e perfil "melhor para você" como uma marca com menos açúcar do que outros produtos no mercado.
Acevedo disse que alguns lançamentos, como os mix-ins Too Good & Co. com seis gramas de açúcar, terão mais de dois gramas do adoçante. Outros produtos poderiam ter menos.
“A Too Good é uma das marcas do portfólio que está muito bem posicionada para o futuro que os consumidores procuram”, afirmou. “Vemos isso como um rolo compressor de recrutamento [para a Danone] para o futuro. Temos grandes planos para esta marca.”
As informações são da Food Dive, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.