ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BRF firma parceira para ampliação do Clube do Produtor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/04/2010

3 MIN DE LEITURA

2
0
Ontem (19), a BRF - Brasil Foods - firmou parceria com a Cooperideal (Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira - Londrina/PR) e com o projeto Balde Cheio, da Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos/SP, somando forças ao seu programa de fidelização de produtores, o Clube do Produtor de Leite.

A partir da parceria, a companhia ampliará a capacitação técnica e gerencial dos pecuaristas parceiros, que fornecem matéria-prima para a industrialização de produtos com as marcas Batavo, Elegê e Cotochés. Criado em 1998, o Balde Cheio consiste na adoção de técnicas de manejo da pastagem do gado, controle zootécnico e gestão da propriedade, com o acompanhamento minucioso das receitas e despesas. O programa objetiva propiciar maior produção de leite na menor área possível e, por consequência, gerar mais lucro para o pecuarista.

A Embrapa Pecuária Sudeste fará o treinamento dos extensionistas da Cooperideal, uma cooperativa de profissionais especializados em sistemas intensivos de produção de leite, que ficará a cargo da mediação dos trabalhos no caso da Brasil Foods.

Wlademir Paravisi (Diretor Geral de Negócio Batavo-Elegê) apresentou o programa da BRF - com o qual essa parceria vem a somar forças - o projeto "Clube do Produtor de Leite BRF", dizendo que o mesmo visa ofertar vantagens competitivas aos produtores, focado em melhoria de qualidade e redução dos custos de produção. "O programa é um estímulo, tornando-se responsável pela organização e possibilitando que o produtor possa realizar um trabalho completo", completou Wlademir.

Desenvolvido a partir do Clube do Produtor Elegê, que atuava no Rio Grande do Sul, o programa foi reformulado e começou a ser estendido para o restante do país em 2008, quando a Eleva foi adquirida pela Perdigão. Para 2010, a companhia pretende contar com 1.200 parceiros participando ativamente dos benefícios do projeto, em nove estados brasileiros. Atualmente são 400 produtores associados na região Nordeste e aproximadamente 600 entre as regiões Sul e Sudeste.

A empresa oferece como vantagens: insumos com preços diferenciados; assistência técnica; acesso ao crédito rural por meio de convênios com instituições financeiros; e intermediação na aquisição de equipamentos. Luiz Stabile Benício (Diretor de Agropecuária da BRF), explicou que a empresa possui vantagens competitivas pelo volume de compra, capacidade de negociação com outras empresas - criando financiamento com empresas fornecedoras -, e se diferencia de outros programas de fidelização pelo volume que produz de ração.

Ao fidelizar os pecuaristas, a BRF busca desenvolver uma base sólida e sustentável no volume captado de leite, que suporte o crescimento da companhia no segmento. No ano de 2009 o setor de lácteos, da então Perdigão, foi responsável pelo faturamento de R$ 3,3 bilhões de reais, ou 20% do faturamento da empresa.

O gerente nacional de Originação de Leite da BRF, Daniel Carrara, disse que a empresa até o final do ano pretende anunciar outros projetos complementares ao programa. Um deles que está em fase final refere-se à melhoria na logística de captação do leite. A empresa pretende terceirizar a captação e criar um modelo inteligente para captação, no qual caminhões possuiriam rotas de acordo com o volume a ser captado e efetuariam análises diretamente na propriedade.

Referente a programas de integração vertical, como ocorre no caso de aves e suínos, Daniel respondeu: "O custo da integração é muito alto, o sistema de integração no leite imobilizaria capital".

A empresa, por três anos, tem trabalhado no desenvolvimento do produtor viabilizando a cadeia do leite de forma sustentável, econômica e com preocupação ambiental. Um dos diretores resumiu o Clube do Produtor de Leite na seguinte frase: "preço não fideliza um produtor, relacionamento sim".

Pagamento por qualidade

Durante o anúncio da parceria, os membros presentes da BRF foram questionados se haveria um programa de pagamento por qualidade. Wlademir Paravisi respondeu: "um programa de pagamento por qualidade antes de um programa de melhoria de qualidade não é factível. Esse será um dos atributos do nosso programa de fidelização". Wlademir explicou que a remuneração por qualidade dependerá de características do leite adequadas para cada planta de beneficiamento. E que o programa de pagamento por qualidade deverá vigorar a partir do segundo semestre.

Equipe MilkPoint

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELDER DE ARRUDA CÓRDOVA

CASTRO - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 20/12/2010

Discordo do Sr. Waldenir ao dizer que "preço não fideliza um produtor, relacionamento sim". Tanto preço como o relacionamento fidelizam o produtor. Principalmente o preço. O produtor quer ser valorizado pela qualidade do leite que produz, pois produzir leite com qualidade exige investimentos e profissionalização.
CARLOS ALBERTO PINTO CUNHA

ITANHANDU - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/04/2010

No programa de pagamento por qualidade a empresa pode instiruir o pagamento por qualidade e como incentivo determinar um periodo para a melhoria da qualidade e neste periodo os produtores que estiver com resultados do leite com qualidade recebem a bonificação, e os outros produtores cujo os resultados não atendem os requisitos não terão desconto dentro do periodo estabelecido para melhorias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures