ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aumento de produção deve ser estimulado em 2008

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Terminou ontem (6) o 6º Congresso Internacional do Leite, realizado desde o dia 4 de dezembro em Resende (RJ) pela Embrapa Gado de Leite. O evento abordou o mercado de leite interno e externo, e diversos especialistas falaram das perspectivas do setor.

No dia 5 foram apresentadas as palestras de Christian Robert, secretário executivo da FIL (Federação Internacional de Lácteos), que mostrou como a entidade e por que o Brasil deveria se filiar ao comitê. Vicente Nogueira Netto, presidente da Fepale, Marcelo Pereira de Carvalho, diretor executivo da AgriPoint, e Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite falaram sobre as perspectivas para o mercado de lácteos.

Segundo Nogueira Netto, o setor lácteo no Brasil está entrando em um novo ciclo, sendo fundamentais o aumento do consumo doméstico de lácteos e ampliação das exportações. Algumas das vaiáveis-chaves para o crescimento do setor são o crescimento da economia e programas sociais, marketing institucional de lácteos e manutenção das políticas anti-dumping. As tendências de curto prazo dependem das taxas de juros e do câmbio, dos preços dos lácteos no mercado internacional e dos preços dos insumos. Segundo Nogueira, os preços no mercado internacional vem sofrendo alguma queda, mas a perspectiva é de preços médios consideravelmente mais altos do que a média dos últimos anos. "O Brasil tem exportando muito leite ultimamente e, até outubro, passamos dos US$ 191 milhões, um recorde histórico", comemora.

Carvalho acredita num aumento do estímulo de produção para o próximo ano, mesmo com os custos mais altos de produção. Apesar da queda dos preços verificada a partir de outubro, tudo indica que 2008 se iniciará com preços quase 30% maiores do que 2007. "Ainda que os preços dos insumos de alimentação tenham subido e apertado as margens, o cenário é de estímulo a produção, havendo necessidade de novas fábricas para permitir o crescimento continuado," prevê.

Martins falou sobre a formação da União Européia e a importância do bloco no setor leiteiro, acrescentando que a UE está deixando de pressionar os preços internacionais ao reduzir os subsídios à exportação e se concentrar no mercado da própria União Européia. O chefe geral da Embrapa utilizou também exemplos de microeconomia, como o dilema do prisioneiro,para mostrar que o comportamento cooperativo entre empresas tende a trazer resultados mais interessantes do que comportamentos competitivos. "É necessário ter confiança para que se possa ter um comportamento mais cooperativo no setor; um exemplo de ação cooperativa é o marketing institucional", explicou.

Torsten Hemme, diretor presidente da IFCN/Alemanha falou sobre o mercado internacional de lácteos, sobre como o aumento dos preços internacionais influencia o estímulo da produção em diferentes países. Sam Shi, pesquisador da China, falou sobre o crescimento do setor lácteo daquele país e disse que a expectativa é de um crescimento de 20% a 30% do consumo de lácteos ao ano na China e, ainda, que pelo menos até 2010 o país será importador de leite em pó. Porém, Shi acha que a China tem condições de crescer muito sua produção de leite.

Alfredo de Goeye, presidente da Serlac/Brasil falou do setor exportador de leite e projetou para 2020 uma produção brasileira de 50 bilhões de litros no país, com um consumo de 180 litros/habitante/ano, se o crescimento continuar com as mesmas taxas dos últimos anos. Assim, o excedente seria de 10 bilhões de litros (20% da produção total). Em 2005, esse percentual foi de 1%.

Glauco Rodrigues Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, falou sobre os possíveis impactos da agroenergia na atividade leiteira, como o aumento de custos de terras e grãos utilizados na ração animal.

Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures