ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agricultores têm a maior confiança dos consumidores no setor de alimentos da Europa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/02/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

A confiança do consumidor no setor de alimentos aumentou ao longo da pandemia da Covid-19, revelou um novo relatório EIT Food Trust Report, da Europa.

O EIT Food Trust Report entrevistou 19.800 consumidores de 18 países europeus para medir a confiança no sistema alimentar e a confiança nos produtos alimentares. O estudo foi conduzido por um consórcio de parceiros acadêmicos pan-europeus, incluindo a Universidade de Reading, o Conselho Europeu de Informação sobre Alimentos (EUFIC), a Universidade de Aarhus, KU Leuven e a Universidade de Varsóvia.

O relatório mostra que a confiança do consumidor em todas as partes do setor de alimentos aumentou e, com isso, a confiança que eles têm nos produtos alimentícios, com aumentos globais entre 3% e 8%.

De todos os intervenientes no setor alimentar, os agricultores são os que têm maior confiança do público, com dois terços (67%) dos consumidores europeus declarando que confiam nos agricultores, em comparação com apenas 13% que não confiam.

Os varejistas são o segundo grupo de maior confiança, com 53% dos consumidores expressando sua confiança - um aumento de 7% desde 2018, potencialmente associado à pandemia da Covid-19 e a gratidão sentida por alguns ao setor por manter o fornecimento e o acesso aos alimentos.

A confiança nas agências governamentais e nos fabricantes de alimentos, no entanto, ficou para trás, com menos da metade dos consumidores em todos os países (47% e 46%, respectivamente) afirmando que confiam nesses grupos. Enquanto isso, mais de um quarto dos consumidores (29% e 26%) desconfiam ativamente das autoridades governamentais e dos fabricantes, respectivamente.

No Reino Unido, os consumidores consideram que a indústria alimentar desempenha um papel mais solidário do que outros europeus, com sete em cada 10 (72%) acreditando que os agricultores agem no interesse público, em comparação com uma média europeia de 56%.

O mesmo é verdade para os varejistas, com 61% dos consumidores do Reino Unido concordando que os varejistas ouvem as preocupações do público e 55% pensando que os varejistas agem no interesse público - em comparação com médias de 44% e 41% na Europa como um todo.

Quando se trata de confiança nos próprios produtos alimentícios, os consumidores acreditam que a segurança alimentar em geral melhorou, com um aumento de 8% em relação a 2018 para aqueles que concordam que os alimentos são geralmente seguros, para um total de 55%. No Reino Unido, isso sobe para 74%.

No que diz respeito à saúde, no entanto, apesar de sete em cada 10 (71%) afirmarem que escolhem opções saudáveis ??em vez de não saudáveis ??onde podem, menos de metade (43%) dos consumidores europeus acredita que os produtos alimentares são geralmente saudáveis. Enquanto isso, apenas quatro em cada 10 (40%) confiam que os produtos alimentícios que compram são geralmente autênticos, e não falsos ou artificiais.

Da mesma forma, apenas três em cada 10 consumidores (30%) estão confiantes de que os produtos alimentícios são geralmente produzidos de forma sustentável (ou seja, ambientalmente amigável, eficiente em termos de recursos e eticamente responsável), em comparação com 42% que os consideram insustentáveis.

Isso está em desacordo com os valores do consumidor, com mais de três quartos (76%) dos europeus relatando que sentem uma obrigação moral de usar produtos ecológicos, enquanto seis em cada 10 (60%) afirmam que, quando puderem, eles comprarão bens sustentáveis ??em vez de outros — demonstrando uma oportunidade clara de atender à demanda do consumidor por produtos mais ecológicos.

O professor Klaus Grunert, Departamento de Administração da Universidade de Aarhus, disse: “À medida que a população global se aproxima de 10 bilhões em 2050, precisamos de tecnologias inovadoras e abordagens colaborativas da fazenda à mesa para fornecer produtos alimentares saudáveis ??e acessíveis de maneira sustentável. O Relatório EIT Food Trust mostra que há oportunidades claras para a indústria de alimentos demonstrar como está agindo no interesse público e atender à demanda dos consumidores em relação à saúde e sustentabilidade. ”

Saskia Nuijten, diretora de Comunicação e Engajamento Público do EIT Food, disse: “Os eventos de 2020 mostraram a muitos consumidores como a nossa infraestrutura alimentar é vital, desde manter os produtos nas prateleiras dos supermercados até considerar como nossa produção de alimentos impacta o meio ambiente. Ao olharmos para a nossa recuperação econômica no próximo ano, ajudar a construir a confiança entre os consumidores e o setor de alimentos será fundamental para melhorar a alimentação de todos.”

“Em última análise, para criar um sistema alimentar adequado ao futuro, devemos colocar os consumidores no centro do desenvolvimento, produção, distribuição e promoção de alimentos. Muitos de nossos projetos EIT Food trabalham diretamente com os consumidores para aumentar a transparência, possibilitando escolhas alimentares saudáveis ??e sustentáveis.”

As informações são do Dairy Industries International, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures