A confiança do consumidor no setor de alimentos aumentou ao longo da pandemia da Covid-19, revelou um novo relatório EIT Food Trust Report, da Europa.
O EIT Food Trust Report entrevistou 19.800 consumidores de 18 países europeus para medir a confiança no sistema alimentar e a confiança nos produtos alimentares. O estudo foi conduzido por um consórcio de parceiros acadêmicos pan-europeus, incluindo a Universidade de Reading, o Conselho Europeu de Informação sobre Alimentos (EUFIC), a Universidade de Aarhus, KU Leuven e a Universidade de Varsóvia.
O relatório mostra que a confiança do consumidor em todas as partes do setor de alimentos aumentou e, com isso, a confiança que eles têm nos produtos alimentícios, com aumentos globais entre 3% e 8%.
De todos os intervenientes no setor alimentar, os agricultores são os que têm maior confiança do público, com dois terços (67%) dos consumidores europeus declarando que confiam nos agricultores, em comparação com apenas 13% que não confiam.
Os varejistas são o segundo grupo de maior confiança, com 53% dos consumidores expressando sua confiança - um aumento de 7% desde 2018, potencialmente associado à pandemia da Covid-19 e a gratidão sentida por alguns ao setor por manter o fornecimento e o acesso aos alimentos.
A confiança nas agências governamentais e nos fabricantes de alimentos, no entanto, ficou para trás, com menos da metade dos consumidores em todos os países (47% e 46%, respectivamente) afirmando que confiam nesses grupos. Enquanto isso, mais de um quarto dos consumidores (29% e 26%) desconfiam ativamente das autoridades governamentais e dos fabricantes, respectivamente.
No Reino Unido, os consumidores consideram que a indústria alimentar desempenha um papel mais solidário do que outros europeus, com sete em cada 10 (72%) acreditando que os agricultores agem no interesse público, em comparação com uma média europeia de 56%.
O mesmo é verdade para os varejistas, com 61% dos consumidores do Reino Unido concordando que os varejistas ouvem as preocupações do público e 55% pensando que os varejistas agem no interesse público - em comparação com médias de 44% e 41% na Europa como um todo.
Quando se trata de confiança nos próprios produtos alimentícios, os consumidores acreditam que a segurança alimentar em geral melhorou, com um aumento de 8% em relação a 2018 para aqueles que concordam que os alimentos são geralmente seguros, para um total de 55%. No Reino Unido, isso sobe para 74%.
No que diz respeito à saúde, no entanto, apesar de sete em cada 10 (71%) afirmarem que escolhem opções saudáveis ??em vez de não saudáveis ??onde podem, menos de metade (43%) dos consumidores europeus acredita que os produtos alimentares são geralmente saudáveis. Enquanto isso, apenas quatro em cada 10 (40%) confiam que os produtos alimentícios que compram são geralmente autênticos, e não falsos ou artificiais.
Da mesma forma, apenas três em cada 10 consumidores (30%) estão confiantes de que os produtos alimentícios são geralmente produzidos de forma sustentável (ou seja, ambientalmente amigável, eficiente em termos de recursos e eticamente responsável), em comparação com 42% que os consideram insustentáveis.
Isso está em desacordo com os valores do consumidor, com mais de três quartos (76%) dos europeus relatando que sentem uma obrigação moral de usar produtos ecológicos, enquanto seis em cada 10 (60%) afirmam que, quando puderem, eles comprarão bens sustentáveis ??em vez de outros — demonstrando uma oportunidade clara de atender à demanda do consumidor por produtos mais ecológicos.
O professor Klaus Grunert, Departamento de Administração da Universidade de Aarhus, disse: “À medida que a população global se aproxima de 10 bilhões em 2050, precisamos de tecnologias inovadoras e abordagens colaborativas da fazenda à mesa para fornecer produtos alimentares saudáveis ??e acessíveis de maneira sustentável. O Relatório EIT Food Trust mostra que há oportunidades claras para a indústria de alimentos demonstrar como está agindo no interesse público e atender à demanda dos consumidores em relação à saúde e sustentabilidade. ”
Saskia Nuijten, diretora de Comunicação e Engajamento Público do EIT Food, disse: “Os eventos de 2020 mostraram a muitos consumidores como a nossa infraestrutura alimentar é vital, desde manter os produtos nas prateleiras dos supermercados até considerar como nossa produção de alimentos impacta o meio ambiente. Ao olharmos para a nossa recuperação econômica no próximo ano, ajudar a construir a confiança entre os consumidores e o setor de alimentos será fundamental para melhorar a alimentação de todos.”
“Em última análise, para criar um sistema alimentar adequado ao futuro, devemos colocar os consumidores no centro do desenvolvimento, produção, distribuição e promoção de alimentos. Muitos de nossos projetos EIT Food trabalham diretamente com os consumidores para aumentar a transparência, possibilitando escolhas alimentares saudáveis ??e sustentáveis.”
As informações são do Dairy Industries International, traduzidas pela Equipe MilkPoint.