ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

8 bilhões de pessoas no mundo: qual o papel do leite na nutrição?

POR DANIEL AUGUSTO BARRETA

PASTO & CIA

EM 12/06/2023

3 MIN DE LEITURA

2
13

Que o leite é um alimento nutricionalmente rico e importante na dieta dos humanos não é novidade, certo?! Entretanto, um estudo recente caracterizou a contribuição global do leite fluido na nutrição humana e no suprimento de nutrientes.

Esta matéria destaca alguns pontos do artigo publicado por White e Gleason (2023) que consideraram os dados globais disponibilizados pela FAO.

Os autores calcularam a demanda de nutrientes da população mundial de acordo com o requerimento nutricional ajustado considerando a idade e gênero, enquanto o suprimento de nutrientes foi determinado pela produção de nutrientes digestíveis a partir da agropecuária. Deste modo, a demanda da população foi comparada com o suprimento, a fim de estimar a proporção dos requerimentos atendidos exclusivamente pelo leite.

Importante: O suprimento de nutrientes não é sinônimo do consumo de nutrientes, pois ocorrem mudanças associadas ao processamento dos alimentos, combinação com outros produtos (leite e farinha para fazer um bolo) e até mesmo o percentual do alimento que é perdido/desperdiçado. Feitos tais esclarecimentos, vamos aos resultados:

O leite provê “sozinho” cálcio para atender 35 a 40% das exigências da população, 25% da demanda de aminoácidos e mais de 50% das necessidades de riboflavina e vitamina B12. Como já fora explicado, estes dados referem-se aos nutrientes produzidos/disponíveis, mas não necessariamente os nutrientes atualmente consumidos.

Globalmente, são estimadas que 3,5 bilhões de pessoas estão sob risco de deficiência de cálcio (Kumssa et al., 2015) e o consumo sub ótimo desde micromineral está associado a ocorrência de doenças como a osteoporose, hipertensão, arteriosclerose entre outras (Fujita, 2000). Deste modo aumentar o consumo de lácteos está entre as opções para aumentar as ingestões globais de cálcio e ajudar a prevenir a ocorrência destas doenças.

Em relação as vitaminas, a vitamina B2 (Riboflavina) tem sido estudado quanto ao seu papel na prevenção de doenças como o câncer, além de anemia e enxaqueca (Thakur et al., 2017), enquanto a deficiência da vitamina B12 (Cobalamina) está associada a menores níveis de hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) e de plaquetas (relacionada a coagulação sanguínea, controle de sangramentos). Mais da metade da exigência nutricional (mundial) destes compostos pode ser suprida pela quantidade provida pelo leite.

Os autores também avaliaram a densidade nutricional do leite em relação a outros alimentos. Esta métrica considera o quanto um alimento provê de nutrientes em relação a sua densidade energéticas (calorias). O leite está entre os alimentos mais concentrados, ou seja, tem uma alta proporção de diversos aminoácidos, cálcio, vitaminas B12 e B2 em relação ao seu valor calórico. Deste modo, o consumo de leite com vistas ao suprimento destes nutrientes não apresenta o risco de excesso de consumo de energia.

Para finalizar, os pesquisadores concluem que melhorar o acesso/abastecimento de leite globalmente (uma vez que o consumo de lácteos principalmente na África e Ásia é limitado e a incidência de pessoas intolerantes a lactose é maior nestas populações) é um caminho para aumentar a disponibilidade destes nutrientes para uma população global crescente. Eaí, já bebeu seu copo de leite hoje?
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Referências

Fujita, T. (2000) Calcium paradox: Consequences of calcium deficiency manifested by a wide variety of diseases. J. Bone Miner. Metab. 18:234–236.

Kumssa, D. B. et al. (2015) Dietary calcium and zinc deficiency risks are decreasing but remain prevalent. Sci. Rep. 5:10974.

Thakur, K. et al. (2017) Riboflavin and health: A review of recent human research. Crit. Rev. Food Sci. Nutr. 57:3650–3660.

White, R. R. e Gleason, C. B. (2023) Global contributions of milk to nutrient supplies and greenhouse gas emissions. J. Dairy Sci. 106:3287-3300.

DANIEL AUGUSTO BARRETA

Zootecnista, Núcleo de Pesquisa em Pastagem - UDESC/CAV

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALINE APARECIDA LEONARDO

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/06/2023

Uma matéria excepcional. E mais importante que estimula consumo e produção de leite, de grande importância para nossa sociedada.
MOACIR ALIANO

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 13/06/2023

Excelente matéria, apesar de não ser da área de agro é importante estar atualizado e informado sobre os principais alimentos que consumimos e para nossa saúde em geral. Hoje a indústria de leite consegue ofertar uma gama imensa e variada de opções para a alimentação humana, sendo assim para cada indivíduo há uma escolha. Como esportista e atleta acho boa essas matérias.abracos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures