ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijo Colonial, o queijo das mulheres

POR RENATA CURZI

E CARLA REIS

O QUÊ DO QUEIJO

EM 27/06/2019

2 MIN DE LEITURA

1
7

Na semana que passou, estive na região serrana do Rio Grande do Sul e aproveitei “a deixa” para conhecer um pouquinho mais do tradicional queijo Colonial. Conversando com alguns locais conclui que o queijo colonial está para os gaúchos assim como o queijo Minas está para os mineiros… Bah, é pura verdade: este queijo não falta na mesa dos gaúchos e é  consumido puro, em lanches como também na culinária.

queijo colonial

O queijo colonial chegou ao Brasil juntamente com os imigrantes italianos por volta de 1875. Palavras da D. Ana da lojinha especializada na venda de queijos e vinhos fabricados na serra gaúcha: “aprendi a fazer o queijo colonial com minha mãe , que aprendeu com a minha avô que veio da Itália fugida da guerra. Tirar o leite e fazer o queijo era ofício das mulheres para ajudar nas despesas da casa”.

Quem ainda dúvida do empreendedorismo feminino? Desta forma a cultura da fabricação do queijo foi disseminada pela região que sempre foi muito propícia a criação de gado de leite.

Mas o que este queijo tem de especial ?

Tradicionalmente o queijo era fabricado com leite cru  mas como o uso de leite cru não é permitido pela legislação brasileira, todo o queijo colonial produzido hoje formalmente no estado é feito com leite pasteurizado.

O queijo é muito macio pois é fabricado com leite com alto teor de gordura, que é responsável pela textura untuosa e amanteigada do queijo.

O sabor é levemente acidulado e por ter alto teor de gordura lembra muito o perfil de sabor de um gouda em estágio médio de maturação, ou seja, é um sabor suave mas que ao mesmo tempo não passa despercebido ao paladar. É um queijo bem aromático e que derrete muito bem.

Como reconhecer um bom queijo colonial?

queijo colonial

Queijos mais novos: tem a cor amarelo palha e praticamente não tem crosta (casca). A textura é mais firme e borrachenta.  Já o sabor é mais acidulado, levemente salgado. Ainda não percebe-se tanto o sabor amanteigado. É indicado para aqueles que gostam de queijos com sabor bem suave.

Queijos mais maturados: a massa vai acentuando o tom de amarelo e a textura fica cada vez mais macia e untuosa a medida que o queijo envelhece. Não chega a ficar cremosa no corte, pode até ficar quebradiça, mas derrete facilmente na boca. Percebe-se o sabor mais acentuado e o aroma do queijo.

O queijo colonial não é encontrado facilmente aqui em Minas, mas no Rio e SP estão disponíveis em algumas lojas especializadas.

Bom, se você está com viagem marcada a região serrana no Rio Grande do Sul, segue a dica: queijo colonial e vinho tinto. Não tem como não curtir!

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSMAR REDIN

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/07/2019

Parabéns, definiram o Queijo Colonial com perfeição. É uma delícia!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures