ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais as novas fronteiras que o setor lácteo pode alcançar?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E HELOISA VASCONCELOS

DAIRY VISION

EM 08/11/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

O terceiro e último bloco do primeiro dia do Dairy Vision 2023 chegou ao fim com uma sessão que contou com 3 temas distintos, mas que se relacionam em um só objetivo: evolução da cadeia leiteira

Antônio Fernandes, da Inovaleite-UFV, começou a sessão falando sobre queijos autorais em sua palestra de tema  “O nicho de queijos autorais pode fazer sentido para laticínios tradicionais?”. Com seu surgimento datado em 2011, os queijos autorais brasileiros começam a ganhar força e serem reconhecidos nacional e internacionalmente a partir de 2019, quando os prêmios e concursos começaram a ser difundidos pelo país.

Antônio Fernandes

Antônio destacou que o processo de criação do queijo autoral demanda muito estudo. “O queijo autoral somente uma empresa pode ter. Esses queijos são específicos de uma região. A intenção do queijo autoral é a busca pelo natural, pelo retorno ao clássico”, relatou Antônio,que  finalizou ressaltando o queijo autoral como um bom caminho para a rentabilidade. “É um ótimo caminho para aumentar a lucratividade do produto“, finaliza.

Voltada à análise de dados, a palestra “Monitoramento e inteligência artificial: garantindo vacas felizes e agregação de valor nos lácteos”, apresentada por Thiago Martins - Fundador e CEO da Cowmed, Brasil, levantou a  importância do monitoramento animal para os laticínios. 

Thiago Martins

Thiago destacou que os dados em tempo real trazem insights que melhoram a eficiência de produção. “Um produtor que produz mais, já é um benefício para o laticínios”, relatou. Os dados provenientes do monitoramento animal podem ser uma oportunidade em alguns sentidos citados por Thiago: “Gestão compartilhada entre fazenda/laticínios, menor uso de  antibióticos, maior sustentabilidade e até combate a detratores do setor, afinal, a inteligência artificial monitora 24hrs/dia as vacas, isso faz com que os números reflitam a realidade do rebanho. Com isso, é fácil mostrar que as vacas estão dentro das 5 liberdades do bem-estar animal. Não sou eu que estou dizendo, estamos apenas traduzindo e comunicando o bem-estar que as vacas estão vivendo”, conclui. 

André Vianna, Gerente de Inteligência de Mercado e Consumer Insights da Scanntech, finalizou o primeiro dia com a palestra “Estratégias de mercado da indústria frente à retomada econômica”, trazendo números e dados. 

André relata a complexidade do setor. “O setor viveu e ainda vivemos muitos momentos complexos, e algumas questões da cadeia podem interferir muito no cenário, questões relativas à variação cambial podem influenciar no poder de consumo brasileiro, então tem algumas variáveis que são muito difícil de prever e quando a gente fala de consumo, inevitavelmente, essa barra está muito forte em relação à renda", destacou. 

André Vianna

André apresentou números históricos do trimestre sobre alguns produtos da cesta de lácteos e destacou o iogurte. “O iogurte tem sido uma oportunidade, é a única categoria que registra faturamento atualmente”, relatou, E finalizou dizendo que o segmento de Iogurtes, em especial os proteicos, são uma boa tendência para o final do ano

Debate painel 3

Saiba mais informações sobre o Dairy Vision clicando aqui.

 

Dairy Vision - patrocinadores 2023

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures