O terceiro e último bloco do primeiro dia do Dairy Vision 2023 chegou ao fim com uma sessão que contou com 3 temas distintos, mas que se relacionam em um só objetivo: evolução da cadeia leiteira.
Antônio Fernandes, da Inovaleite-UFV, começou a sessão falando sobre queijos autorais em sua palestra de tema “O nicho de queijos autorais pode fazer sentido para laticínios tradicionais?”. Com seu surgimento datado em 2011, os queijos autorais brasileiros começam a ganhar força e serem reconhecidos nacional e internacionalmente a partir de 2019, quando os prêmios e concursos começaram a ser difundidos pelo país.
Antônio destacou que o processo de criação do queijo autoral demanda muito estudo. “O queijo autoral somente uma empresa pode ter. Esses queijos são específicos de uma região. A intenção do queijo autoral é a busca pelo natural, pelo retorno ao clássico”, relatou Antônio,que finalizou ressaltando o queijo autoral como um bom caminho para a rentabilidade. “É um ótimo caminho para aumentar a lucratividade do produto“, finaliza.
Voltada à análise de dados, a palestra “Monitoramento e inteligência artificial: garantindo vacas felizes e agregação de valor nos lácteos”, apresentada por Thiago Martins - Fundador e CEO da Cowmed, Brasil, levantou a importância do monitoramento animal para os laticínios.
Thiago destacou que os dados em tempo real trazem insights que melhoram a eficiência de produção. “Um produtor que produz mais, já é um benefício para o laticínios”, relatou. Os dados provenientes do monitoramento animal podem ser uma oportunidade em alguns sentidos citados por Thiago: “Gestão compartilhada entre fazenda/laticínios, menor uso de antibióticos, maior sustentabilidade e até combate a detratores do setor, afinal, a inteligência artificial monitora 24hrs/dia as vacas, isso faz com que os números reflitam a realidade do rebanho. Com isso, é fácil mostrar que as vacas estão dentro das 5 liberdades do bem-estar animal. Não sou eu que estou dizendo, estamos apenas traduzindo e comunicando o bem-estar que as vacas estão vivendo”, conclui.
André Vianna, Gerente de Inteligência de Mercado e Consumer Insights da Scanntech, finalizou o primeiro dia com a palestra “Estratégias de mercado da indústria frente à retomada econômica”, trazendo números e dados.
André relata a complexidade do setor. “O setor viveu e ainda vivemos muitos momentos complexos, e algumas questões da cadeia podem interferir muito no cenário, questões relativas à variação cambial podem influenciar no poder de consumo brasileiro, então tem algumas variáveis que são muito difícil de prever e quando a gente fala de consumo, inevitavelmente, essa barra está muito forte em relação à renda", destacou.
André apresentou números históricos do trimestre sobre alguns produtos da cesta de lácteos e destacou o iogurte. “O iogurte tem sido uma oportunidade, é a única categoria que registra faturamento atualmente”, relatou, E finalizou dizendo que o segmento de Iogurtes, em especial os proteicos, são uma boa tendência para o final do ano.
Saiba mais informações sobre o Dairy Vision clicando aqui.