ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Perdas de gestação ainda são uma grande preocupação nos programas de PIVE?

Em 2020, foram registradas 1,5 milhão de transferências de embriões (ET) e os embriões produzidos in vitro (PIVE) representaram 76% de todos os embriões de bovinos transferíveis.

Apesar do aumento do uso de embriões de PIVE nos últimos anos, ainda há preocupações sobre as perdas de gestação e sua eficiência para produzir um bezerro vivo. Portanto existe a dúvida se as perdas de gestação ainda são uma grande preocupação nos programas de transferência de embriões bovinos produzidos in vitro nos sistemas de cultura modernos?

O objetivo com este estudo foi comparar as taxas de prenhez e de perda de gestação em vacas leiteiras comerciais que receberam inseminação artificial (IA) ou embriões PIVE em 2020 e 2021. Os resultados de seis programas diferentes de TE realizados no Condado de Tulare, Califórnia, Estados Unidos foram registrados e armazenados no software de gerenciamento de rebanho DairyComp, para posterior analise.

Vacas Holandesas e Jersey com mais de 55 dias em lactação, da 1ª à 5ª lactação foram inseminadas com sêmen de touros das raças Holandesa, Jersey ou Angus, ou receberam um embrião PIVE fresco ou congelado, 7 ou 8 dias após o cio, produzido em 3 laboratórios diferentes,

O primeiro diagnóstico de gestação foi realizado 33 a 40 dias após o cio por ultrassonografia transretal e o número de gestações dividido pelo número total de IA ou TE foi usado para determinar a taxa de prenhez. A gestação foi monitorada até o parto e a perda de gestação foi considerada quando uma vaca que estava gestante no primeiro exame não pariu um bezerro vivo. Foi realizada uma análise descritiva e os resultados das IA e TE estão apresentados na Tabela 1.

Tabela 1. Resultados de taxa de prenhez e perda de gestação para inseminação artificial (IA) ou transferências de embriões produzidos in vitro (TE) em diferentes programas transferência de embriões.

Resultados de taxa de prenhez e perda de gestação para inseminação artificial (IA) ou transferências de embriões produzidos in vitro (TE) em diferentes programas transferência de embriões.

Esses dados são muito heterogêneos, mas fornecem uma avaliação da condição reprodutiva dos rebanhos analisados, e mostram que a perda de gestação não foi um grande problema para esses programas de PIVE, uma vez que as diferenças nos resultados entre IA e TE não foram altas e 88% das gestações de embriões de PIVE resultaram em um bezerro vivo.

A melhoria dos sistemas de PIVE na última década e o uso de meios quimicamente definidos com a ausência de soro fetal são provavelmente os principais fatores que contribuem para a redução das falhas gestacionais. Os resultados de prenhez por IA de um rebanho específico devem sempre ser verificados para estabelecer uma base para os resultados de prenhez e de perda de gestação antes de se iniciar ou avaliar os resultados de um programa de transferência de embriões de PIVE.
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você
 

Referências

Este texto é parte do trabalho publicado na revsita Reproduction, Fertility and Development 35(2) 131-132 (https://doi.org/10.1071/RDv35n2Ab13) e apresentado na reunião anual da Sociedade Internacional de Tecnologia de Embriões (IETS) em 2023.

Autores

R REIS SILVA1, DGB DEMETRIO*2, C WALHOF3, M OLIVEIRA2, JFW SPRICIGO1, RM SANTOS4

1Universidade Federal de Goiás, EVZ, Goiânia, GO, Brasil
2RuAnn Genetics, Riverdale, CA, USA
3Valley Veterinarians Inc, Tulare, CA, USA
4Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures