ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diversificação e inovação na produção leiteira

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

E MARIA LUÍZA TERRA

INTERLEITE BRASIL

EM 03/08/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

Logo após muito networking no Milk Break, o segundo painel do Interleite Brasil 2023 teve continuidade na tarde do dia 02/08, com o foco na inovação e diversificação da produção leiteira. Marjori Ghellar, sócia proprietária da Fazenda Bom Sucesso em Tuparendi/RS, iniciou a segunda parte do painel com a palestra “Tecnologia como ferramenta de manejo e viabilidade da produção de leite”. 


Foto: Marjori Ghellar, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint
.

Diante de vários percalços enfrentados por Marjori e seus sócios, ela reforça que os “problemas vieram para nos ensinar”. Foi então que eles decidiram procurar por tecnologia que pudessem ajudar no dia a dia e que conseguisse prever a tristeza parasitária bovina com uma antecedência maior do que a olho nu. 

Marcelo Cecim, Head of Animal Research da Cowmed, deu continuidade a sessão de palestras com enfoque em tecnologia, trazendo o tema “Gestão leiteira 4.0: estratégias de tomada de decisão através da opinião da vaca.” Em sua apresentação, Marcelo conta como é obter uma vaca de sucesso e nos faz refletir: o que as vacas nos dizem? Como consigo interpretar isso? 


Foto: Marcelo Cecim, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

“Talvez a primeira exigência delas em termos de bem-estar seja constância. Elas querem uma cama seca, comida e água à disposição 24h por dia. E é justamente essa constância que determina se o animal vai expressar e vai te entregar todo o potencial genético que ele tem.” , ressalta Marcelo. 

A estratégia de diversificação baseada no Beef on Dairy também foi tema neste segundo painel, com a professora e pesquisadora da Universidade de São Paula - ESALQ/USP, Carla Bittar


Foto: Carla Bittar, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Carla conta que a estratégia Beef on Dairy já está presente nos EUA há uns 10 anos e a ideia é inseminar animais leiteiros com sêmen do gado de corte. Mas, de onde veio isso? A professora relata que “a ideia veio muito em função da necessidade de melhoria da qualidade da carne desses machos leiteiros e usar o sêmen de gado de corte acaba resolvendo o problema. Também através desse cruzamento os animais têm maiores taxas de ganho e isso tem uma relação forte com a sustentabilidade do sistema, já que à medida que eles crescem rapidamente, é possível ter uma maior produção por tempo.”

Encerrando o primeiro dia de Interleite Brasil e finalizando o segundo painel do Interleite Brasil, o zootecnista Fernando Coelho da Silva trouxe um pouco do Programa Bovinocultura Sustentável da EMATER Goiás. 


Foto: Fernando Coelho da Silva, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Fernando menciona que “se não tiver sustentabilidade econômica, ambiental e social, dificilmente o projeto vai ter viabilidade e que uma das características desse projeto é motivar, integrar, conscientizar o ser humano para produzir em alta qualidade e com segurança alimentar”

O zootecnista ainda ressaltou que a assistência técnica precisa estar preparada e capacitada, uma vez que “cada produtor tem decisões diferentes, parte econômica e emocional diferente, ou seja, cada produtor tem uma situação particular.” 

Realizado pelo MilkPoint, da MilkPoint Ventures, com o apoio do Sistema FAEG/Senar, Sebrae Goiás, o Interleite Brasil acontece nos dias 02 e 03 de agosto em Goiânia e de forma online. Todo o conteúdo do evento ficará disponível por 30 dias. Por isso, ainda dá tempo de participar! Não fique de fora, faça agora a sua inscrição, clique aqui! 

Patrocinadores Interleite Brasil 2023

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures