ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agricultura regenerativa pode ser lucrativa?

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

E MARIA LUÍZA TERRA

INTERLEITE BRASIL

EM 03/08/2023

3 MIN DE LEITURA

0
2

Começou o segundo dia do Interleite Brasil 2023! O terceiro painel do evento com o tema “Agricultura regenerativa, bioinsumos e geração de energia: o que já está acontecendo e como a cadeia do leite pode se beneficiar”, teve a primeira apresentação com Eduardo Martins, diretor no Grupo Associado de Agricultura Sustentável/GAAS, que iniciou os trabalhos falando sobre o status atual, resultados e perspectivas para a agricultura regenerativa. 

É interessante o quanto a interação agricultura e agricultor, devidamente orientada e fundamentada tanto na parte empírica, quanto científica, é capaz de acelerar e fazer com que novas práticas sejam adotadas”, disse Eduardo,  “entendemos que o conhecimento é uma fonte de abundância, onde compartilhar é melhor que competir”.


Foto: Eduardo Martins, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Ao final, Eduardo reforça a oportunidade para o setor leiteiro. “A agricultura regenerativa vai crescer exponencialmente ( …) eu acredito que para o leite essa é uma oportunidade extraordinária.

Na mesma pegada ambiental, o produtor de leite na Fazenda Santa Luzia em Passos/MG, Maurício Silveira Coelho, trouxe um pouco do que é aplicado e realizado em sua fazenda como estratégias ambientais. Ele conta que instalou uma estação de tratamento de água e que toda água consumida pelos animais e usada nas limpezas passam por essa estação. 


Foto: Maurício Silveira Coelho, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Além disso, destacou que todos os dejetos são coletados e tratados. Em uma de suas falas, o produtor menciona “O nosso grande desafio é como nós vamos responder à crescente demanda mundial por mais alimentos, atento aos anseios do consumidor moderno e observando  as regras valorizadas pelo mercado.”  

Continuando a maratona de conhecimento, Verônica Lopes - Gerente de Sustentabilidade e soluções de negócios da DSM e Marcelo Machado - Gerente Técnico de Leite da DSM trouxeram a temática “A fazenda do futuro começa agora”.

Marcelo machado
Foto: Marcelo Machado, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Marcelo relata os pilares da fazenda do futuro. “A fazenda do futuro vai possuir três grandes pilares. Ela vai precisar ser eficiente, rentável e tem que ser integrada”. O gerente ainda afirmou a necessidade de gestão. “As fazendas precisam de uma gestão melhor, precisa e mais rápida, além da produtividade”.

Em continuação ao tema, Verônica aborda sobre sustentabilidade e dentro deste conceito ela traz a questão da redução dos gases de efeito estufa (GEE). A gerente aponta que a preocupação com os GEE é “um movimento global” e que a produção leiteira como as demais atividades econômicas tem a sua parcela. 

Verônica lopes
Foto: Verôrica Lopes, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

A próxima palestra pôde complementar de forma muito apropriada o terceiro painel do Interleite Brasil 2023. Bruna Jardim, Analista de Biometano na empresa Abiogás palestrou sobre “Geração e uso do biogás e do biometano na propriedade leiteira para pequenos e grandes produtores" e destacou o potencial O biogás tem um potencial gigantesco e esse setor em desenvolvimento está crescendo como uma fonte renovável e aliada com a pegada negativa de carbono”, relatou Bruna. 

Bruna
Foto: Bruna Jardim, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Dando continuidade ao painel, Marcello Brito, Coordenador da Academia do Agro na FDC-Fundação Dom Cabra, falou sobre a estratégia ambiental na produção de alimentos: oportunidade e necessidade. 

Marcello inicia com o questionamento “quando foi que perdemos a urgência do presente e a prudência do futuro?” e responde no decorrer de sua palestra que o Brasil ainda vive no passado e que está ficando para trás no mercado de carbono.  

Marcello Brito, Interleite
Foto: Marcello Brito, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

O coordenador falou também do cenário exportação do Brasil, um grande país exportador e tem acesso a vários países, mas com pouca diversificação de produtos exportados, como o carbono. Marcello esclarece que “aportar o potencial econômico que nós temos na nossa produção de alimentos é o que nos dará acesso privilegiado a mercados que hoje ainda não temos.”

E para finalizar a manhã do segundo dia de evento, Barbara Sollero, ESG Milk Sourcing Manager da Nestlé, trouxe o tema “Agricultura Regenerativa: transformando o sistema solo, planta e animal em rentabilidade

Barbara Sollero
Foto: Barbara Sollero, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Barbara inicia argumentando a importância da produção sustentável. “Não dá para falar da produção de leite sustentável sem pensar em rentabilidade” e que produtores são agentes de transformação e precisam estar no centro do planejamento. “Quando falamos de agricultura regenerativa, falamos de constância e que os benefícios são colhidos ao longo dos anos, sendo notado logo no primeiro ano”, finalizou.

 

Patrocinadores Interleite Brasil 2023

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures