Desde o segundo semestre do ano passado, a partir do aumento nos preços internos brasileiros, o volume de leite importado cresceu. Neste início de 2023, a quantidade de leite estrangeiro entrando no país segue significante, principalmente se comparamos com o mesmo período de 2022.
Esta movimentação faz sentido se pensarmos que, no início do ano passado, passamos por preços recordes no mercado internacional com preços baixos aqui no mercado brasileiro, o que desincentivou a compra de produto importado pelo Brasil. Agora, os incentivos são outros: os preços no mercado internacional estão caindo; o real, principalmente nos últimos dias, vem se valorizando frente ao dólar; o preço o qual o produto importado chega no Brasil, portanto, vem caindo.
Ainda que esta tendência de preços não pareça próxima do fim quando olhamos para o mundo, existem outros fatores que podem alterar o rumo de nossas importações. Nossos principais parceiros estão no Mercosul, e a Argentina, por exemplo, tem desafios climáticos gerados pelo La Niña a resolver — poder ter mudanças no cenário produtivo daquele país agora no primeiro semestre do ano e, consequentemente, na disponibilidade de leite a ser enviada ao Brasil.
Assim, temos um cenário em aberto a ser esclarecido para que possamos traçar as perspectivas para o desempenho do mercado lácteo brasileiro em 2023. E para nos ajudar a resolver as dúvidas pendentes, traremos para a 14ª edição do Fórum MilkPoint Mercado o Analista Sênior do Rabobank Brasil, Andres Padilla, com a palestra “Mercado internacional: o que nos espera em 2023?”.
Nosso evento acontece no dia 22 de março, em Campinas, em formato híbrido. Isso significa que, caso você não possa participar presencialmente, poderá estar presente online, de onde estiver. Não perca os últimos dias para se inscrever com valores de primeiro lote, clique aqui. Aproveite esta oportunidade!