ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: balanço da Câmara Setorial do Leite destaca avanços da cadeia produtiva

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A organização da cadeia produtiva leiteira é uma das grandes marcas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, implementada nessa gestão. Processo que resulta da construção coletiva com produtores, indústria, entidades representativas, e órgãos públicos. A afirmação foi feita pelo titular da pasta, Claudio Fioreze, em reunião da Câmara Setorial do Leite, que contou com a presença do coordenador, João Milton Cunha, do coordenador das Câmaras Temáticas da Seapa, Carlos Barbieri, do diretor executivo do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Oreno Ardêmio Heineck, além de representantes de entidades e do segmento empresarial.

De acordo com Fioreze, a estrutura de funcionamento da cadeia produtiva é baseada na seguinte trilogia: Prodeleite, que tem a função de projetar o setor; o Fundoleite, para o financiamento das ações; e do IGL, responsável pela aplicação dos recursos do fundo.

A produção leiteira está presente em 90% dos municípios gaúchos e engloba 121 mil famílias. “Baseado em experiências que estão sendo desenvolvidas em países europeus, traçamos um planejamento estratégico para a cadeia produtiva, pensado propostas para o setor como políticas de Estado, com caráter duradouro. E avançamos muito desde que assumimos a Secretaria. Dar continuidade neste processo é a tarefa para o próximo período. Só temos a agradecer a confiança do setor e dos produtores que nos deram todo apoio para criar políticas públicas que permitiram a organização da cadeia leiteira”, destacou Fioreze.

Entre os avanços assegurados a partir de 2011, que abrangem a área de sanidade, prevenção, fiscalização e fomento, Cunha destacou a criação do programa Mais Leite de Qualidade, regulamentação da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel, adoção da instrução normativa 62/2011 do Ministério da Agricultura, a criação do programa de incentivos às pequenas indústrias de laticínios, aumento dos créditos presumidos para indústrias que processam até dois milhões de litros mês para a fabricação de queijos, instituição da Aliança Láctea Sul Brasileira, a ampliação de 5 a 10% para outros derivados lácteos para quem processa até 150.000 litros de leite ao mês, e o Dissemina, maior programa de inseminação artificial do Brasil, que visa o melhoramento genético do rebanho gaúcho.

Cunha detalhou ainda todo histórico das ações, palestras e grupos de trabalho que foram realizadas até o momento. Para continuidade das políticas públicas, o coordenador da Câmara Setorial sugeriu como próximos passos o encaminhamento do projeto que institui o programa Mais Leite de Qualidade para Assembleia Legislativa, certificação de identificação e da qualidade do queijo Serrano, regulamentar o a lei do Prodeleite, auxiliar a implantação do projeto piloto da rastreabilidade através do avanço do Procetube no Estado, consolidar os alinhamentos propostos pela Aliança Láctea Sul Brasileira.

Fioreze finalizou a reunião reforçando a necessidade de atuação conjunta entre a esfera pública, produtores e indústria. Segundo o secretário, é isso que contribui para o leite gaúcho saltar de patamar e alcançar novos mercados.

As informações são do Governo do RS.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures