ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa Leite Legal prepara produtor para se adequar à IN 62

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/05/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
O mercado consumidor de leite requer alimentos seguros e exige que cada vez mais os produtores busquem boas práticas para garantir a qualidade da produção. Com o objetivo de adequar as propriedades rurais aos parâmetros de qualidade do leite estabelecidos pela Instrução Normativa 62 (IN 62), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desenvolveram um programa para os pequenos e médios produtores, vinculados às cooperativas e indústrias de lacticínios.



De acordo com a IN 62, a partir de 1º de julho deste ano, o leite produzido no Espírito Santo deverá apresentar no máximo 600 mil células somáticas (CCS) e 600 mil unidades formadoras de colônias de bactérias (CBT) por mililitro de leite.

O programa Leite Legal oferecerá aos produtores rurais treinamentos de 16 horas de aulas teóricas, abordando assuntos relativos a manejo de ordenha, qualidade da água, estrutura da glândula mamária, mastite, higienização, armazenamento e resfriamento do leite e noções de segurança e saúde no trabalho, e claro conhecimento das exigências da IN 62.

Resultados

Após o treinamento teórico, os instrutores visitam as propriedades dos participantes do programa e verificam os pontos críticos onde pode estar ocorrendo contaminação do leite, apontando as ações a serem tomadas para minimizar o problema.

Em seguida, é feita uma visita na propriedade para orientar sobre a aplicação dos procedimentos ensinados na parte teórica. Após dois meses, um grupo irá se reunir para avaliar os resultados das análises feitas após as duas etapas anteriores.

As propriedades que alcançarem os limites estabelecidos pela IN 62 cumprem a missão do programa. As que não atingirem os índices recebem nova visita, com orientações sobre os procedimentos e ações corretivas. Aquelas que mesmo com essas medidas não conseguirem alcançar o objetivo do programa poderão ser encaminhadas para assistência técnica.

Os interessados em participar dos treinamentos do Senar/ES devem procurar o Sindicato Rural de seu município.

AS informações são da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo - FAES, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAQUEL RODRIGUES MAIA

SANTA HELENA - PARANÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 27/05/2013

De acordo com a IN nº 62, os valores de 600mil CS/ml e de 600mil UFC/ml já estão valendo desde janeiro/2012 para as regiões sul, sudeste e centro-oeste; e desde janeiro/2013 para norte e nordeste. Os prazos foram alterados?

Atenciosamente,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures