ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeiro leite bovino artificial chega ao mercado no próximo ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2014

2 MIN DE LEITURA

13
0
No começo desse ano, uma start-up chamada Muufri foi fundada por dois bioengenheiros na Califórnia - Perumal Gandhi e Ryan Pandya – que estão trabalhando no aperfeiçoamento de um leite bovino artificial feito com uma variedade especial de levedura que foi modificada geneticamente para produzir proteínas do leite.

Apelidado de “úbere fora do corpo”, esse sistema é designado a produzir leite que retém o sabor e os benefícios para a saúde do leite real, distanciando-se de substitutos do leite como leite de soja, arroz e amêndoa. Justamente devido à limitação de um produto como o sorvete à base de soja em termos de sabor, esse nunca alcançará a popularidade do sorvete com leite comum, mas e se o sorvete Muufri puder ter exatamente o mesmo sabor?

“Se queremos que o mundo mude sua dieta de um produto que não é sustentável para algo que é, esse tem que ser idêntico, ou, melhor que o produto original”, disse Gandhi. “O mundo não mudará do leite de vaca para leites de origem vegetal, mas se nosso leite produzido sem vaca é idêntico e tem o preço certo, eles poderão mudar”.




A dupla vegana Gandhi e Pandya foi inspirada a inventar o leite para reduzir a necessidade de galpões lotados de vacas leiteiras, onde eles consideram que os animais não são tratados como gostariam. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção de lácteos é responsável por 3% das emissões anuais de gases de efeito estufa.

Felizmente para eles, sintetizar leite de vaca é um processo relativamente simples. Precisa de menos de 20 componentes e consiste de cerca de 87% de água. De acordo com John Anderson, da Gizmag, o leite Muufri conterá seis proteínas para ajudar a formar sua estrutura e oito diferentes ácidos graxos para dar a ele um sabor rico.

O leite é feito usando o mesmo processo que companhias farmacêuticas usam para produzir insulina. O DNA é extraído de vacas leiteiras e certas sequencias são inseridas nas células da levedura. A cultura de levedura é, então, colocada para crescer em placas de petri de tamanho industrial na temperatura e concentrações certas e, dentro de poucos dias, a levedura terá produzido leite suficiente para coletar.

“Apesar de as proteínas do leite Muufri virem de leveduras, as gorduras vêm de vegetais e são alteradas a nível molecular para se parecer com a estrutura e o sabor das gorduras do leite”, disse Qui da National Geographic. “Os minerais, como cálcio e potássio, e os açúcares, são comprados separadamente e adicionados à mistura. Uma vez que a composição está finamente ajustada, os ingredientes se transformam naturalmente em leite”. Isso é claro significa que todos os valores nutricionais podem ser ajustados por Gandhi e Pandya, de forma que o leite artificial poderia potencialmente ser até melhor para o consumidor do que o leite comum.

Embora inicialmente o leite Muufri seja mais caro do que o leite comum, Gandhi e Pandya esperam que ele eventualmente fique mais barato à medida que sua produção aumente. Porém, o produto não contém bactéria como o leite regular, de forma que o prazo de validade é mais longo. A dupla espera ter seu leite no mercado no meio do ano que vem.

Os dados são do National Geographic e Gizmag, publicado em https://www.sciencealert.com.
 

13

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/11/2014

Mais um produto no  mercado para ser fraudado , não basta o leite , que é natural.
LUCAS FIOREZE COSTA

MONTE AZUL PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/11/2014

Uai. O pessoal fala tanto de alimentos transgenicos e agora inventam isso???
JOÃO JACOB ALVES SOBRINHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/11/2014

Senhores,boa tarde

O mundo esta passando fome,o que vier para ajudar os necessitados sera sempre bem vindo.

A minha duvida esta em não ser mais uma jogada do mundo empresarial para declinar mais ainda nós produtores de leite.

Jogadas e jogadas nós leiteiros sempre ficamos na espera do que vai acontecer????

Vamos nós unirmos ou seremos massacrados pelos empresários do medo.
LUIZ PITOMBO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 17/11/2014

Este assunto vem sendo discutido na lista da FAO do setor leiteiro ( por e-mail) há alguns dias. Sexta, dia 14/11,  um participante dos Países Baixos comentou vários aspectos que acho interessantes: este produto não é leite...mas sim um tipo de "cerveja branca", produzida por leveduras geneticamente modificadas, e como tal, encontrará restrições de comercialização na Europa, por exemplo. Por outro lado, afirma que produzir leite artificial não é tão fácil assim como dizem esses pesquisadores.

Apesar dos esforços, acredito que a questão da sustentabilidade da pecuária deveria estar sendo muito mais pesquisada e divulgada.
ARILSON AYRES THOMAZINI

SÃO GABRIEL DA PALHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/11/2014

Podem ter certeza de uma coisa , em pouco tempo todos os médicos indicaram este leite para as futuras crianças dizendo que este leite artificial é bom para a saúde e o leite de vaca é prejudicial como já fazem..
AIRON MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 15/11/2014

Tudo que é branco e contém 87 % de água chamam de leite, ate soja tem teta.

No entanto quem produz leite são animais mamiferos. Qualquer outro produto que nao venha da teta nao considero leite, portanto podem arrumar outro nome para este produto, pois irei entrar com pedido de impedimento na organização mundial da saúde.



Airon Melo
ARLEI

ITAPITANGA - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/11/2014

é mais uma opçao de leite no mercado, ainda mais si tiver uma lactose que nao cause intolerancia as pessoas.  Excelente ideia.



arlei costa,itapetinga bahia
ROGERIO PAULO VIEIRA

MARAVILHA - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/11/2014

era só o que faltava mesmo.
JANDIR FAUSTO BOMBARDELLI

TOLEDO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/11/2014

Na década de 80 quando foi lançado o leite de soja parecia que a vaca iria para o "brejo"de vez, mas nada disso aconteceu, desta vez vai ser a mesma coisa, dá uma explosão de momento, depois veremos que leite de vaca é insubstituível principalmente  na questão de valor nutritivo e quantidade de leite de  produzido no mundo.
RAFAEL

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/11/2014

isso ai vira nada.
FERNANDO JOHNER LEICHTWEIS

TRÊS DE MAIO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/11/2014

E bota "sustentável" esse leite!!!

O pré-conceito com as vacas aumenta e o conceito de sultentabilidade e distorcido!!
PATRICK VILELA DE SOUZA

CARMO DO CAJURU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/11/2014

Uma grande polêmica irá  começar a partir de agora, discussões mais discussões para os próximos anos, vamo ver no que vai dar
CINCINATO MENDES FERREIRA FILHO

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/11/2014

E Agora José?????

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures