ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MPs e Dipoa discutem procedimento de combate à fraude

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/11/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Representantes dos Ministérios Públicos Estaduais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dipoa/Mapa) estiveram reunidos nesta quinta-feira (20) a fim de otimizar as ações de combate à fraude em produtos de origem animal.

De acordo com o diretor substituto do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Clóvis Serafini, embora cada uma das instituições governamentais estaduais sejam independentes, o intuito é discutir ações conjuntas mantendo a autonomia de cada uma, mas fazendo a aproximação entre os MPs estaduais e também com o Ministério da Agricultura. “É fundamental para o sucesso das fiscalizações manter e ampliar essas parcerias”, disse.

Este ano, segundo o Dipoa, a atuação em conjunto com os demais organismos públicos fez com que aumentassem as sanções às empresas que cometeram fraudes. “Com essas ações, tivemos um acréscimo na identificação de fraudes pela soma de forças. As fraudes não aumentaram, pelo contrário, temos identificado um decréscimo, mas as ações para detectá-las têm sido mais eficazes e eficientes, com punições não somente no âmbito administrativo, mas também criminal”, afirmou.

Fiscalização

A inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal é disciplinada pelas Leis n° 1.283/50 e 7.889/89, e pelo Decreto 30.691/52, que estabelecem a competência de fiscalização para união, estados e municípios em função do âmbito de comércio dos estabelecimentos registrados, cabendo ao Mapa a inspeção dos estabelecimentos que realizam comércio interestadual ou internacional.

Segundo consta na Portaria n° 428/2010, compete ao Sipoa da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) a execução da inspeção nos estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e localizados em todos os estados do Brasil.

As informações são do MAPA.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures