ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: Vacas de elite para todos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/12/2014

2 MIN DE LEITURA

6
0
A produção leiteira de Minas deve tomar novos rumos a partir de agora. Na semana passada, o governador Alberto Pinto Coelho assinou decreto que implementa o Pró-Fêmeas, iniciativa que visa à obtenção de animais geneticamente superiores. Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, o novo programa possibilitará a comercialização de fêmeas com idade entre 16 meses e 60 meses. Os animais precisam ter RGD (Registro Genealógico Definitivo) ou CGD (Controle Genealógico Definitivo), exame negativo para brucelose e tuberculose, aos 30 meses estar prenhe, aos 40 meses estar em lactação e/ou, no mínimo, na segunda gestação.

Os criadores interessados em participar do programa devem procurar uma unidade da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) ou de Girolando. As ações do Pró-Fêmeas serão realizadas com recursos financeiros previstos no orçamento do governo do estado, créditos adicionais e recursos provenientes de crédito interno ou externo, de parcerias entre o estado e o setor privado, entre outras fontes. O Pró-Fêmeas é uma extensão do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais).

“Esse novo programa certamente terá o mesmo êxito de outras iniciativas, que acabam se estendendo para o restante do país. Temos orgulho em dizer que Minas tem vocação para o setor da agropecuária. O que me deixa satisfeito é ver que, nos últimos 12 anos, Minas teve um aumento da participação do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária, passando de 9%, em 2002, para 13%, em 2013. São resultados como esse que mostram a competência do nosso estado e dos nossos organismos estatais de apoio ao produtor”, afirmou Pinto Coelho.

AVANÇO

Os programas, em conjunto, poderão oferecer a partir de 2018, em feiras e leilões, touros e fêmeas geneticamente melhorados, com comprovação pelo programa genético oficializado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Somente neste ano, foram realizadas, pelo Pró-Genética, 40 feiras e leilões de touros, possibilitando a venda de cerca de mil animais de origem comprovada. O valor obtido com a venda dos reprodutores alcançou a média de R$ 5 mil a R$ 6 mil por cabeça.

Segundo o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Minas conta com um rebanho bovino de 23,6 milhões de cabeças. As fêmeas somam 15,6 milhões, e o número de machos alcança 7,9 milhões. São 376 mil produtores rurais voltados para a bovinocultura. O estado produz anualmente 8,8 bilhões de litros de leite, que lhe garantem o primeiro lugar no ranking nacional, com cerca de 30% da produção. A pecuária mineira responde ainda por cerca de 1 milhão de toneladas de carne bovina por ano.

As informações são do Sistema Faemg

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/01/2015







      vamos pagar para vêr.
JOSE RIBEIRO DE CARVALHO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/12/2014

Parabens pelo projeto espro que xegue ate nos pequeno produtores de leite.FELIZ ANO NOVO para todos.jose
ELOISIO FERNANDES

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/12/2014

sr alberto pimto e sr secretario andre merlo parabens por essa nova iniciativa,os produtores  agracem.
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/12/2014

Parabéns pela louvável iniciativa,

no entanto o melhoramento, dos sistemas de produção, que darão o suporte a produção destas vacas melhoradas, se faz necessária e a instrumentalização ( ordenhadeiras mecânicas, tanques de resfriamento, botijões de nitrogênio para sêmen, picadeiras de forragens, tratores e seus implementos .... etc.), não pode ser esquecida, pois o melhor combate a dependência do preço do leite é a eficiência e a escala de produção.



                   Um abraço e votos de sucesso no Ano Novo !!!!!!!!!!!
JANAINA PAULA DO CARMO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/12/2014

Espero que não seja somente mais um projeto assim como os vários que ja existem no estado, que no inicio prometem muita coisa mais nunca saem somente da conversa mesmo....
PAULO CESAR DIAS THOMAZELLA

SOROCABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/12/2014

Parabéns pelo avanço no estado de Minas Gerais.Façamos disso um exemplo para o País e também um incentivo para que o estado na qual resido(São Paulo)siga o mesmo caminho de apoio ao produtor rural que tanto lutou e luta para fornecer um alimento de qualidade na mesa do consumidor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures