ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: pesquisadores da UFJF criam equipamento para avaliar adulterações no leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/10/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criaram um aparelho portátil para descobrir se o leite está adulterado. O “Milk Tech”, que demorou dez anos para ser desenvolvido, detecta o problema em poucos segundos. O aparelho está em teste há quatro meses e a previsão é de que ele chegue ao mercado nos próximos meses, custando cerca de R$ 6 mil. A ferramenta foi criada para ser usada principalmente em fazendas, para testar o leite de cada propriedade, antes de chegar ao laticínio.

Segundo os pesquisadores, a ideia de criar o equipamento surgiu após a verificação de que 50% dos produtos testados apresentavam adulterações, porém, o diagnóstico ficava comprometido, já que as análises feitas através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) demoravam até um mês para ficarem prontas, e o produto acabava indo para o mercado, mesmo irregular. O teste feito pelo aparelho dura aproximadamente 15 segundos. A ferramenta mede a temperatura e faz o processamento para avaliar a qualidade do leite, se está, ou não, bom para consumo.

Ele ainda detecta casos de fraudes mais elaboradas como a presença de sal, soda cáustica, açúcar, formol ou outros produtos. O instrumento diz que o leite está alterado e aponta o grau de acidez, que costuma ficar bem mais elevado. 

As informações são do G1.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ AGOSTINHO RADAELLI

LAJEADO - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 03/11/2015

Rapidez na realização dos testes e confiabilidade do resultado são fatores fundamentais para a cadeia leiteira. Isto credibiliza o produto perante o consumidor e ajuda a tirar os "maus" que ainda teimam em permanecer no processo, sejam eles produtores, atravessadores, transportadores e indústrias. Produto de boa qualidade e confiável deve ser o "norte" para valorizar cada vez mais este produto nobre e importante na alimentação, através da mais variadas formas em que ele é transformado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures