ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado lácteo estável no MT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/08/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Ao contrário do que era esperado, por se estar no período da entressafra, o mercado lácteo no Estado está estabilizado, tanto na captação quanto no preço do leite pago ao produtor. O preço em jun/14 fechou em R$ 0,841/l, uma diminuição de 1,52% quando comparado a mai/14.

Apesar de os produtos lácteos continuarem estabilizados no varejo, a indústria está recebendo menos pelos seus produtos e pagando menos ao bovinocultor de leite, cenário que está ligado ao consumo menor da população, já que esta queda na demanda é maior que na produção. Outra prova disso é o preço do leite UHT, um dos principais derivados lácteos, que se mostra estabilizado em R$ 2,19/l pelo segundo mês consecutivo, além disso, ocorre uma grande instabilidade nos preços dos derivados lácteos do atacado. O desaquecimento por parte do consumidor tem como consequência a dificuldade do fluxo dos produtos, é uma realidade tanto no mercado do leite quanto em outros setores da economia.

Segundo a projeção do Imea a produção do leite no Estado poderá ter um aumento de 5,10% quando comparada à do ano de 2013, saindo de 595 milhões para pouco mais de 625 milhões de litros. Entre os fatores que podem contribuir para elevação é o período de chuva estendido e o maior preço pago ao produtor nos últimos meses, fato que pode ter estimulado a produção.

Na projeção para o Brasil, a produção do leite tende a manter-se estável, mostrando uma variação negativa de 0,08%, devido à seca nos primeiros meses do ano em algumas importantes bacias leiteiras e ao excesso de umidade no mês de jun/14 na Região Sul. Com o aumento da produção no Estado, o seu percentual de participação na produção brasileira deve se elevar mais uma vez neste ano.

Por mais um mês, a relação de troca entre o leite e o milho, um dos principais ingredientes na suplementação animal, é favorável ao bovinocultor de leite. Em jun/14 é necessário vender 18 litros de leite para adquirir uma saca de milho, queda de 19,32% quando comparado com mai/14.

A captação de leite no Estado em jun/14 ficou praticamente estável, pois as chuvas prolongadas ajudaram os pastos a continuarem verdes por mais tempo, adiando o reforço da suplementação animal.

A exportação de lácteos sofreu uma queda de 20,14% em jun/14, devido ao aumento da produção em outros importantes países fornecedores de leite e pelos estoques elevados na China.

As informações são do Imea.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures