ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor Questiona: Qual modelo de irrigação é mais economicamente viável, malha fixa ou pivô central?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/01/2014

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

27
0
O leitor do MilkPoint Fernando Lima, de Fortaleza-CE, nos enviou um questionamento sobre modelos de irrigação. Ele diz possuir uma área de 25 ha de pastagens rotativas destinadas à alimentação de gado leiteiro, e que gostaria de saber qual dos dois modelos, aspersão em malha fixa ou pivô central, possui a melhor relação custo x benefício?

Outros questionamentos que também são importantes e devem ser feitos é: qual a infa-estrutura necessária para a implantação destes sistemas? Qual a vazão de água necessária para irrigar a área?

Você poderia ajudá-lo?

Gostaria de chamar a atenção do produtor para outros tópicos relevantes, antes que ele invista na instalação do sistema de irrigação?

Compartilhe seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo!
 

27

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO MAX LINHARES

AMAZONAS

EM 10/04/2017

Muito obrigado meu irmão!

Deus abençoe a todos!!!
CLEITON NOGUEIRA

POMPÉU - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 07/04/2017

Geraldo,



por acaso vai ser o Carretel Irrigat?



no seu caso pode ser uma bomba 10 cv

ME AL 23100v Schneider

tubo 75mm pn80



espero ter ajudado

obrigado

Cleiton Hidro TErra

(37) 99915-1361
GERALDO MAX LINHARES

AMAZONAS

EM 05/04/2017

Boa noite!

Meus irmãos, alguém pode mandar ajudar, estou tentando um projeto de irrigação com carretel, mas mas o fornecedor é o órgão de extensão que fez o projeto estão com divergências quanto a bomba para trocar o sistema!

Pois o carretel tem 120metros de mangueira com 50mm!

Pressão de trabalho do canhão 30mca.

Adutora 500 metros.

Desnível do terreno 5 metros.

Energia 220volts

Transformador de 15 kwa rural.



Por favor!

Alguém pode me ajudar?



Abraço!

Max
PEDRO LUIZ MOREIRA

EM 18/08/2016

estou muito interessado na irrigação  como o pivo central mas não acho nenhuma empresa que venda ou tenha assistência técnica no nordeste
EDIMARA SOUZA

UMUARAMA - PARANÁ

EM 04/10/2015

Srs.

pretendo reformar uma área de 18 hectares, com pastejo rotacionado. Também tenho que fazer curral, arrumar o solo, adubar, tem erosão, destoca, etc... Enfim, tudo muito caro...  Pretendo fazer uma espécie de semi-confinamento para recria, engorda e abate de novilhas cruzadas. Pensei em fazer irrigação. Não tenho poço artesiano. Tenho água da comunidade. Pensei em utilizar o mesmo cano que já uso para a agua dos bebedouros, com pequenos furos e com um simples registro (de modo a parecer quase um vazamento),  para fazer uma especie de gotejamento. Ou seja, uma SEMI-IRRIGAÇÃO (será que isso existe). Não tenho dinheiro e no momento, não consigo financiamento. A propriedade é em declive, então posso colocar outros tubos de 3/4 para abrir e deixar escorrer.  Financiamento está fora de cogitação pois todos querem aquele tal de MIX, com 20% ao ano.Então, preciso de algo SIMPLES, FUNCIONAL e BARATO. Alguém tem uma idéia? Alguém pode me ajudar? Os técnicos só pensam em financiamento e algo caro... pivo .... valley..  ... ninguem tem algo simples e barato para implantar.... se não for projeto com financiamento eles não se interessam. .
DEARLEY

PANCAS - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO

EM 31/01/2014

Como disseram em vários comentários anteriores, não existe um melhor ou pior sistema de irrigação sem saber as reais condições em que se enquadra o local em que será implantado, como características do terreno, disponibilidade hídrica da propriedade, mão de obra na região, etc. Entretanto uma coisa é certa, quanto menor a área maior será seu investimento inicial, podendo assim achar que tal sistema é "pior" com relação ao outro. Por exemplo, trabalhei tanto com aspersão em malha fixa quanto com pivô central. Na minha opinião, o pivô é melhor (caso tenha o terreno tenha aptidão para tal), pois você possui maior controle no manejo da lavoura, com aplicações de adubos e herbicidas, necessita de menos mão de obra, contudo o investimento inicial é muito maior, o consumo, tanto de energia quanto de água, é maior, isso sem sombra de dúvida, ao contrário da aspersão por malha fixa, que pode-se dizer que é o inverso disso... Agora, é factível também, procurar por subsídios do Governo Federal que apoiam e muito a agricultura brasileira, existem diversos programas do Governo que financiam esse tipo de atividade. Fica a dica!
MARCELO WADDINGTON

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 28/01/2014

Meu email é marcelowaddington@gmail.com. Penei como todos vcs. Aprendi que quanto mais bem informado, melhor. Tenho muitos filmes sobre irrigação. Quem quiser eu mando os links.
OTAVIO AUGUSTO DE LACERDA

MARTINHO CAMPOS - MINAS GERAIS

EM 27/01/2014

Gostaria de receber informações de uma empresa idônea

que trabalha com esse tipo de projeto no centro oeste de minas...

grato
PAULO ROBERTO DURO GUIMARÃES

CONFRESA - MATO GROSSO

EM 27/01/2014

Noto que somos "reféns" de empresas de irrigação...

Por isto, além dos cursos da Universidade de Viçosa e do IEPEC, comprei um Software, chamado "Aspersor", o qual diz que dimensiona o projeto, orienta, etc...

Estou começando a estudar... (Vou ver o que dá isto)...

E não é só, irrigação, são pastagens, silagens, adubo.., São matrizes, ordenhadeiras, cursos, livros. Sêmen, ensiladeiras, sementes, mangueiras, cochos, sombrite, saco plástico, Mudas de capim, enfim...

Pelo que tenho notado, ou você se torna o seu próprio técnico, "competente", ou cai nas mãos de gente que brilham cifrões nos olhos, quando te vê!

Tá difícil, prá quem está começando...
JOAO REZENDE

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/01/2014

Tenho que irrigar 4 ha, tem uns 3 meses que procuro uma empresa idônea para elaborar o projeto e até hoje não  consegui ser atendido por nenhuma empresa, minha propriedade fica no município de Montes Claros de Goias..Alguém poderia indicar alguma empresa?
FREDERICO GUIMARÃES FREITAS

IPATINGA - MINAS GERAIS

EM 27/01/2014

Também tenho interesse nesse assunto. Possuo 4ha de área plana e um poço artesiano. Vou plantar Mombaça ou Tanzânia nos piquetes.
FREDERICO GUIMARÃES FREITAS

IPATINGA - MINAS GERAIS

EM 27/01/2014

Também tenho interesse nesse assunto. Possuo 4ha de área plana e um poço artesiano. Vou plantar Mombaça ou Tanzânia nos piquetes.
FRANCISCO TEODORO DE SOUZA NETO

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/01/2014

Prezado Fernando, sugiro que além de um técnico especializado em irrigação, tenha em mente que um sistema de pastejo rotacionado é bastante complexo em todos os seus aspectos (manejo, espécie forrageira, quantidade de animais, categoria de animal que terá acesso à área, quantidade de dias de uso de cada piquete, etc.). Sugiro que procure um técnico de sua região especializado nesta área também, pois uma avaliação bem feita neste tópico é de suma importância para o sucesso da adoção da técnica de irrigação.

Quando vamos projetar um sistema de irrigação para pastejo rotacionado, na maioria dos casos, "esquecemos" de levar isto em consideração.

Estou cansado de ver em minha região sistemas de irrigação, não só em pastejo rotacionado, que depois de um certo período foram abandonados, pois não foram levados em consideração estes pontos e outros, como mão de obra, manutenção, custo de energia elétrica e outros mais...

Tenha em mente também que após a montagem do equipamento (que também deve-se associar um manejo diferente e adubação correta) pode ser que esta área seja incompatível com o rebanho (normalmente maior que o necessário), gerando ainda mais dor de cabeça, como sobras de pastagem e investimento além do necessário.

Por isto faça um levantamento muito criterioso de sua área e sistema, pois qualquer tipo de irrigação que for escolhido vai lhe trazer bons resultados, se fizer um bom levantamento antes.

Abraços
OLÍMPIO GOMES AGUIAR

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/01/2014

Prezado Paulo Luis, sua experiência em irrigação me chamou atenção, pois sou usuário da irrigação e também estudioso no assunto. Tenho muita dificuldade de encontrar em BH empresas e pessoas realmente conhecedoras do assunto. Você pode fornecer seu e-mail para trocarmos algumas idéias? Obrigado.
CASSIO DE OLIVEIRA LEME

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/01/2014

Caro Sr. Fernando, esta decisão pede o levantamento de muitos outros fatores que pertecem a sua propriedade como, disponibilidade de água, relevo, clima etc. Sugiro que entre em contato com bons extensionistas como os profissionais da Cooperideal (https://www.cooperideal.com.br) para ajudá-lo. Entenda que a assistência técnica e extensão rural te dará um retorno muito maior do que o valor pago por ela. Acredito que será o melhor investimento que poderá fazer.

Abraço
AILTON CIPRIANO DA SILVA

JI-PARANÁ - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/01/2014

Sr Fernando Lima.

Eu  tenho Irrigacao de pastagem para gado de leite, nossa regiao e um pouco diferente a do Sr. mais da pra ter uma ideia.  de tudo que ja foi dito eu acrescentaria 1- o Sr.  vai precisar  mais ou menos de 6 mm de lamina de agua dia (período da irrigacao) ou seja 60,000 litros de agua hec. dia. 2 - Pelas pesquisa  que fiz  as informaçoes que consequi

area abaixo de 35 hec. o melhor custo beneficio e malha fixa, 3- e inportante o Sr dimensionar sua irrigacao para uso das 21 00 hrs as 05 00 hrs, existe uma lei federal que  da desconto neste horario de 70% na conta de energia eletrica. vale lembrar que se deve tomar cuidado nos orcamentos, as vezes os mais barratos  tem um custo de operacao mais caro.
EULER VILELA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/01/2014

Tenho uma irrigacao ha dois anos  por aspersores sao 980 numa area de 11 hectares

ate hoje tenho dores de cabeca pois ja fiz a reposicao de mais de 500 aspersores a um custo de 12,00 reais  por unidade a marca que escolhi e uma das melhores do Mercado , mas com esse sol forte acaba que a base reseca e acabe estourando, tenho que fazer revicao no sistema todos os dias, afirma que escolhi para fazer o projeto e muito boa nao tenho nada contra ela mas os aspersores deixam muito a desejar
OSWALDO GUIMARAES COSTA PINTO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/01/2014

Os dois modelos vão te atender. Voce deve olhar alem do que ja foi escrito acima, é a MANUTENÇÃO. Aspersão, a manutenção é simples e barata. Voce ou um bom bombeiro resolverão 90% dos problemas, no menor espaço de tempo.

Já o pivot, vai exigir um tecnico que tenha conhecimentos profundos sobre o produto.As peças na sua maioria são importadas; ou seja: vai demorar a entrega(ja perdeu a cultura) e será uma fortuna.

Não conheço pivô que não dê manutenção, e nenhum vendedor te avisa a respeito. Se a sua propriedade for perto de um grande centro, ai vá lá, mas se for longe......,.,
SANTO OLIVATTO

IPUÃ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/01/2014

FERNANDO, SEQUE O QUE ESTA DIZENDO O MENINO DE B.H, ELE ESTA COBERTO DE RAZÃO.
NEY BATISTA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS

EM 24/01/2014

Fernando!

Já trabalhei com aspersão convencional; móvel, canhão também móvel, atualmente com micro fixo, programado e com pivot central.

Todos tem suas vantagens e suas desvantagens a serem consideradas:

Sistema móvel, menor custo de implantação, porém mão de obra futuramente é o problema, sistema canhão exige maior pressão de bomba e outros.

Micro, funciona muito bem, automatizado, etc, vc, pode realizar ajustes técnicos, etc, mas em minha  região temos problema com qualidade da água, mesmo filtrada, a formação de matéria orgânica nas mangueiras fatalmente é problemas.

Pivot, comentário anterior é bastante pertinente, atente-se pelo equipamento, bem como assistência técnica, não se tem o ´técnico devidamente qualificado a qualquer tempo.

Satisfação pessoal, sou tendencioso ao Pivot, mas aqueles cantinhos de aproveitamento, etc, uma micro vai bem, você levanta o equipamento, abaixa o equipamento, etc.

À cultura, não interessa  por que meio você vai lhe fornecer água.

A quantidade é a mesma independentemente do equipamento. Irrigação tem a ver com evapotranspiração e a necessidade da planta, que tem a ver com peso da cultura e outros fatores.

O VENDEDOR não deve ser apenas um tirador de pedido, deve ser um bom técnico.

Espero ter-lhe sido útil.

Ney

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures