ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lactalis aguarda aprovação do Cade para se tornar maior captadora de leite do país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2015

2 MIN DE LEITURA

2
0
O segundo semestre do ano passado foi de queixa para boa parte das indústrias lácteas do Estado, mas marcou também o investimento pesado do grupo francês Lactalis no País. A partir de agosto de 2014, o grupo fez três aquisições que devem colocá-lo como a principal empresa captadora de leite do Brasil. Primeiro veio a compra da Balkis, laticínio fabricante de queijos gourmet e, na sequência, a aquisição de parte dos de ativos da LBR e do segmento de leite da BRF. No total, foram investidos R$ 2,3 bilhões, dimensiona o diretor do segmento lácteo da BRF, Cláudio Santos. As três aquisições devem levar a empresa a captar anualmente 1,8 bilhão de litros de leite.

Santos pontua que os projetos do grupo são grandiosos e devem beneficiar o desenvolvimento da cadeia leiteira no País, mas ainda aguardando aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "Caso o Cade aprove 100% da operação, teremos 16 unidades inicialmente operando no Brasil e já começaremos como a segunda empresa do ramo em faturamento e a primeira em captação de leite."

O executivo revela que o Brasil é a porta de entrada da Lactalis na América Latina. "O grupo Lactalis é a maior empresa de lácteos do mundo e opera em torno de 50 países, sendo que, na América Latina, tinha uma operação muito pequena. Então, tem um projeto forte para a América Latina. E o Brasil concentrará a principal operação." O grupo aposta no aumento do consumo de lácteos no País e na diversificação de produtos no mercado brasileiro, além, da expectativa de ampliação das exportações brasileiras. "Hoje, o consumo per capita de queijo é baixo, por exemplo, se consome em torno de três quilos por habitante ao ano. Na Argentina, o consumo de queijo é de sete quilos por habitante", compara Santos. "A Lactalis é a maior produtora de queijo do mundo, conhece bastante, tem marcas fortes como a Presidant. A ideia é trazer todo esse portfólio para o Brasil."

O executivo projeta que ainda no primeiro semestre o Cade divulgue a decisão sobre as aquisições do grupo. No mês que vem, a expectativa é começar as operações da fábrica Nutrifont, joint venture entre a brasileira BRF e a irlandesa Carbery, inaugurada em janeiro, no município gaúcho de Três de Maio, que será focada em produzir whey protein. "Vamos começar a operar em abril a primeira fábrica de whey protein do Brasil. É uma agregação de valor grande para a cadeia de lácteos", destaca Santos.

A reportagem é do Jornal do Comércio. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VICTOR HUGO DE ALMEIDA

FORTALEZA - CEARÁ - VAREJO

EM 31/03/2015

  Quial é a previsaõ da Lactalis ter uma uinidade de produçaõ no Nordeste?
DANIEL NAVARRO LOBATO

BARBACENA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 26/03/2015

É lamentável que a futura maior empresa captadora de leite não tenha assumido as dívidas junto aos fornecedores de leite da LBR ao comprá-la!!! Culpa de quem? Governo, empresas envolvidas no negócio? Impossível saber!!! Certo mesmo é que milhares de produtores continuam fazendo malabarismos para manter o seu negócio funcionando (2 meses sem receber o leite "vendido"), para pagar os seus fornecedores em dia! Esse é o país da bagunça!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures