ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA não conseguem fechar Acordo Transpacífico em meio a disputa por lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/08/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Esforços para firmar um Acordo Transpacífico entre os Estados Unidos, Japão, Austrália, Canadá, México, Chile e outros seis países terminaram sem sucesso na noite da sexta-feira. Em declaração conjunta, representantes de Comércio Exterior das nações participantes do projeto afirmaram que as reuniões desta semana se encerraram com "processo significativo" e que o diálogo continuará para o acordo, embora uma nova rodada de negociação não esteja marcada. Autoridades afirmam que divergências a respeito do livre comércio de lácteos entre os países, que representam quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) global, impediram que o acordo fosse fechado.

Representantes dos Estados Unidos e Canadá têm discutido nos últimos meses formas de utilizar o acordo para abrir o mercado de lácteos, que é fortemente protegido pelos canadenses, mas essa disputa se espalhou para outros países, como Austrália, Japão e Nova Zelândia. "Podemos ver claramente que há um ou dois temas muito difíceis, e um deles é a questão dos lácteos", afirmou o ministro do Comércio da neozelandês, Tim Groser, em coletiva de imprensa.

Os laticínios são os principais produtos exportados pela Nova Zelândia, que quer garantir que o Acordo Transpacífico impulsione suas vendas externas, como já mostramos no MilkPoint. Já os Estados Unidos querem negociar a questão, mas também devem manter algumas de suas barreiras para evitar uma grande oferta de lácteos vindos deste país e da Austrália, segundo fontes do governo. O Canadá, por sua vez, considera tarifas de importação para os produtos importantes para o programa de controle de oferta vigente no país. A iniciativa protege os fazendeiros locais, que têm grande poder político e podem influenciar as próximas eleições para o Legislativo canadense. Além dos lácteos, representantes afirmam que houve divergência a respeito do comércio de automóveis e tarifas para alguns tipos de medicamentos.

Segundo Groser, no encontro desta semana os países concordaram em garantir "um acesso comercial significativo" para lácteos, mas disse que a definição destes termos ainda precisa ser trabalhada. Além disso, foram finalizadas parte do acordo que elevam os padrões de proteção ambiental no Vietnã, Malásia e outros países do bloco, uma prioridade para os democratas e para o governo do presidente Barack Obama, segundo fontes familiares com a questão.

Além das nações citadas, o Acordo Transpacífico inclui Brunei, Malásia, Peru, Cingapura e Vietnã. Os Estados Unidos esperam que o impasse seja superado em breve, antes que a vontade política para fechar o acerto se perca. Com a iniciativa, os norte-americanos querem minar os esforços da China, que tenta finalizar um acordo similar com 16 países, incluindo Austrália, Índia, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

As informações são da Agência Estado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures