ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Defesa Agropecuária: falta de recursos e a paralisação dos trabalhos é unanimidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/10/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Segundo matéria divulgada pelo Valor Econômico, a realidade da defesa agropecuária do país está bem diferente do discurso positivo do ministro da Agricultura, Antônio Andrade. "Corte total nos recursos destinados à defesa agropecuária", "atividades de fiscalização virtualmente suspensas" e "situação de precariedade pela falta de fiscais federais agropecuários" são algumas das constatações de uma série de ofícios aos quais o Valor teve acesso.

O Ministro da Agricultura, em entrevista coletiva na semana passada, disse que as atividades de defesa sanitária sob responsabilidade dos Estados não foram "descontinuadas", apesar da falta de repasses, e que um novo convênio com as agências de defesa seria firmado neste mês. Contudo, nos documentos enviados por Estados ao ministério, a falta de recursos e a paralisação dos trabalhos é unanimidade, informa o Valor.

De acordo com o Valor, a Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Pará também discorda do Ministro. "Em decorrência do corte total de recursos toda a atividade de inspeção industrial e sanitária tem sido comprometida, tornando potencialmente inseguros alimentos como leite, carne, frango e pescados, seus produtos e subprodutos. Sem recursos, não há como garantir a inocuidade dos alimentos e nem coibir as fraudes econômicas", diz trecho de ofício assinado pelo superintendente da do órgão paraense, Andrei Gustavo Leite Viana de Castro. Em um caso específico, o texto diz que a "situação atual se apresenta como fracasso do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa".

A matéria cita ainda uma carta do Serviço de Inspeção e Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) informando sobre a impossibilidade de registrar um frigorífico junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Segundo o Valor, o contingenciamento do governo federal começou a dificultar até mesmo a rotina de trabalho na sede. Além disso, fiscais da Secretaria de Defesa Agropecuária afirmam que processos de diversos tipos estão parados por falta de pessoal e de recursos.

Mesmo com a exoneração do diretor Dipoa, Flávio Turquino (veja matéria relacionada), cuja indicação ao cargo, foi o estopim para os protestos do sindicato dos fiscais agropecuários federais, o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA), Wilson Roberto de Sá, disse que a greve vai continuar.

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Acesse o link para acessar a matéria na íntegra: https://www.valor.com.br/agro/3296796/crise-continua-afetar-defesa-agropecuaria#ixzz2h8V3xOS5
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures