ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bielorrússia supre demanda de lácteos da Rússia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Desde agosto passado, a Rússia, uma nação com 143,5 milhões de pessoas, voltou-se à Bielorrússia, um pequeno país localizado no Leste Europeu, para suprir grande parte de suas demandas por lácteos. País com 9,5 milhões de pessoas, a Bielorrússia declarou sua independência da União Soviética em 1990. Embora muitos na indústria de lácteos esperassem que a Bielorrússia forneceria mais produtos lácteos à Rússia após o embargo aos produtos da União Europeia (UE), Estados Unidos, Austrália e Noruega, ninguém sabia o quão criativo esse pequeno país seria.

“A Rússia é inequivocadamente o maior parceiro comercial de lácteos da Bielorrússia, comprando mais de 70% das exportações totais durante os últimos dois anos”, disse a analista do Daily Dairy Report, Sara Dorland, que é gerente da Ceres Dairy Risk Management, em Seattle. “No ano passado, a Bielorrússia aumentou suas exportações de leite e lácteos para a Rússia com relação ao ano anterior em 5,6%, para 724.000 toneladas”.
Na primeira metade de 2014, a produção de leite na Bielorrússia caiu em 1,65% com relação ao mesmo período de 2013. Apesar dessa queda na produção no começo de 2014, a Bielorrússia foi capaz de suprir a demanda adicional de lácteos da Rússia contando com a ajuda dos Estados Membros da UE.

“Através da compra de produtos lácteos adicionais de outras nações do Leste Europeu, principalmente Lituânia e Polônia, a Bielorrússia foi capaz de manter seu maior cliente feliz. Entretanto, ao aliviar a demanda de lácteos da China pode-se reduzir a necessidade da Bielorrússia de preencher os produtos lácteos domésticos com produtos da Europa”.

Na segunda metade do ano, a produção de leite na Bielorrússia aumentou em 3,7% com relação ao mesmo período de 2013, e os ganhos somente foram acelerados nesse ano. Em janeiro, a produção de leite na Bielorrússia aumentou em 3,5% acima dos níveis de 2014, para 521.800 toneladas, 9,6% a mais que os níveis de dezembro anterior. A maior produção deverá dar à Bielorrússia os meios para continuar suprindo a demanda adicional de lácteos da Rússia sem ter que depender das importações.

“O embargo russo aos produtos lácteos provavelmente reduziu a oferta doméstica de leite e produtos lácteos na Bielorrússia, o que forçou o país a importar mais produtos lácteos para cumprir com as vendas à Rússia”, disse Dorland. Entre agosto e dezembro de 2014, a Lituânia e a Polônia exportaram 40.687 toneladas e 24.844 toneladas de leite e creme, respectivamente, à Bielorrússia. No mesmo período de 2013, as exportações à Bielorrússia desses países foram virtualmente inexistentes. As exportações de queijos da UE-28 à Bielorrússia aumentaram dramaticamente entre agosto e dezembro de 2014, para 3.125 toneladas, aumentando em 444% comparado com o mesmo período de 2013.

“Com a produção de leite na Bielorrússia aumentando, as exportações da Lituânia e da Polônia à Bielorrússia poderão diminuir em 2015, e isso deixaria mais produtos disponíveis nos mercados mundiais em um momento em que os preços estão relativamente baixos”.

O embargo russo aos produtos lácteos de muitos importantes exportadores mundiais deverá continuar até julho de 2015.

A reportagem é do AgWeb. Traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures